Da série matérias-primas – Chapas e bobinas de aço inox

É incontestável dizer que o aço inox é indispensável em nossas vidas. Ele está presente em praticamente todos os tipos de indústria, como na alimentícia, farmacêutica, em obras de arte e dentro da nossa própria casa seja em móveis, na cozinha, e em milhares de tipos de objetos. Mas você saberia me dizer quais matérias-primas são utilizadas para que os móveis e equipamentos em aço inox sejam fabricados?

Neste post vamos falar um pouco das etapas de fabricação do aço inox, desde a fundição até a fabricação de produtos como tubos, barras, chapas e bobinas, que são as matérias-primas do processo de transformação. As bobinas são grandes rolos metálicos usados para as mais variadas finalidades, e as chapas são recortes de inox retangulares. Inclusive, essas chapas e bobinas são imprescindíveis para nós aqui da Palmetal, pois utilizamos as chapas e bobinas de aço inox na fabricação de inúmeros móveis e equipamentos.

O processo de produção

O processo de fabricação do aço inox consiste em diversas etapas, esse vídeo mostra de uma forma simples como são fabricadas as bobinas de aço inox:

Na Palmetal

Na Palmetal as bobinas e chapas são utilizadas na fabricação de inúmeros produtos, vamos a lista:

  1. Lixeiras
  2. Mictórios
  3. Bancos
  4. Mesas de trabalho
  5. Cadeiras profissionais
  6. Caixas de painel elétrico
  7. Baldes
  8. Armários
  9. Caixa de utilidades
  10. Calhas
  11. Carro auxiliar
  12. Carros de limpeza
  13. Estantes
  14. Expurgo
  15. Negatoscópio
  16. Ralos industrial 
  17. Portas
  18. Magazine
  19. Lavabos
  20. Lavatórios
calha-bobinas-chapas-aco-inox

Exemplo de utilização de chapas e bobinas em aço inox – Grelha Palmetal

 

Chapas e bobinas de aço inox

As bobinas se diferem da espessura e nas dimensões. Dependendo da espessura são fabricadas diferentes produtos de acordo com a necessidade. Por exemplo, se nós fabricamos as lixeiras com chapas de espessura de 0,8 mm, já os mictórios são fabricados com chapas que variam de 0,6 mm a 0,8 mm. Conheça a tabela com as variações:

chapas-aco-inox

Chapas. Fonte: Elinox

bobinas-aco-inox

Bobinas. Fonte: Elinox

tabela-chapas

Chapas especificações. Fonte: Elinox

 

As vezes usamos chapas, e as vezes bobinas

Para algumas situações a Palmetal opta por comprar material em bobinas, e para algumas situações a Palmetal opta por comprar chapas cortas. A escolha depende principalmente de alguns fatores, e o principal é a quantidade daquele determinado tipo de chapa que vamos precisar, se a quantidade for consideravél, tipo 1.000Kg ou mais, nós optamos por uma bobina. Se a quantidade for pequena, normalmente abaixo de 500Kg nós optamos por comprar as chapas cortadas.

Quanto temos móveis de tamanhos variados para serem cortados, a melhor opção é sempre a bobina, pois, podemos tirar dela o comprimento exato que desejamos, diminuindo com isso a quantidade de sobras, ou retalhos. Quando optamos pela chapa, uma de 3,0m de comprimento por exemplo, e precisamos cortar uma bancada de 2,6m, isso significa que sobrará um retalho de 0,4m que teremos que encontrar um modo de usá-lo.

Uma vantagem da chapa é que como ela já vem cortada, ela está praticamente pronta para ser usada. A bobina por vir na forma de um rolo, precisa ser desbobinada, calandrada para fazer com que ela fique plana novamente, e só então podemos atuar nela.

Com base nas informações acima, nós decidimos caso a caso qual será a nossa opção, obviamente, depois de um tempo vimos os materiais que mais tem saída e já padronizamos o que será estocado como chapa e o que será estocado como bobina, deixando a escolha apenas para o que chamamos de pedidos especiais, que fogem do nosso padrão.

 

O aço inox

Os produtos fabricados a partir de chapas e bobinas de inox são muito resistentes, exatamente porque são derivados deste material que possui atributos incríveis, tais como:

  • Alta resistência à corrosão
  • Resistência mecânica elevada
  • Facilidade de limpeza
  • Baixa rugosidade superficial
  • Aparência higiênica
  • Material inerte
  • Facilidade de conformação
  • Facilidade de união
  • Mantém suas propriedades mesmo quando submetido a elevadas temperaturas e a baixas temperaturas (criogênicos)
  • Acabamentos superficiais e formas variadas
  • Forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio)
  • Relação custo/benefício favorável
  • Baixo custo de manutenção
  • Baixa rugosidade superficial

 

Você sabe as características que diferem o aço inox do aço carbono? Veja neste post as principais diferenças e saiba porque o aço inox é superior.

Cristiane Mesquita
[email protected]
No Comments

Post A Comment