Como a Apple vem influenciando na gestão da Palmetal

 

Provavelmente a maioria das empresas sonha em ser uma grande companhia, nós da Palmetal também sonhamos grande. Vemos um futuro onde teremos uma fábrica extremamente automatizada no USA, outra no Japão para atender a Ásia e uma na Europa e com isso levaremos produtos de aço inox de alto padrão extremamente sustentáveis a milhões de pessoas e empresas mundo a fora. E carregaremos junto a bandeira do Brasil, mostrando as coisas boas que temos. Paralelamente a isso teremos em nossa equipe pessoas altamente treinadas e motivadas, muitas delas milionárias, e colocaremos milhares de crianças brasileiras em escolas modernas e bem equipadas para que uma nova geração de líderes seja formada e crie um país moderno e com mais oportunidades para todos. Um país onde todos podem acordar, trabalhar duro, ficar ricos e curtir os benefícios do seu esforço com paz na consciência, sabendo que fez tudo de forma honesta.

A lacuna entre esse sonho e a nossa realidade atual é basicamente tempo e gestão. Se você tem a gestão certa, o tempo é seu aliado. E para ter a gestão certa é preciso se espelhar em alguns gurus que possuem feitos indiscutíveis. Todos os líderes notáveis (para o bem ou para o mal) se inspiraram em alguém, líderes como: Napoleão (Alexandre, O Grande), Alexandre, O Grande (Epaminondas), Hitler (Frederico II) e Patton (Hannibal).

Escolher o guru certo é basicamente um assunto de intuição e afinidade, ele precisa falar a sua língua e tocar o seu coração. Os gurus que na Palmetal nós seguimos de perto são: Warren Buffett (pela sua honestidade, humildade), Eliyahu Goldratt (pela teoria das restrições), Jim Collins (pelos livros de gestão práticos e factuais) e Steve Jobs (pelo foco e paixão).

Antes de falar como a Apple vem nos influenciando, é importante frisar que nenhum produto ou soft da marca é usado por nós, e na escolha do novo celular para o nosso Instagram a escolha foi o Lumia 930

Mesa e cadeiras brancas com madeira teca para seu restaurante

Ter poucos produtos e de alto padrão

Antes nossos produtos eram desenvolvidos e lançados de forma rápida, no esquema tiroteio. A ideia era jogar muitos produtos no ar e ver qual vendia, depois ir dando uma rápida guaribada em todos para que ficassem um pouco melhor. E sempre tínhamos uma dúvida entre qualidade e preço, as vezes optávamos pelo preço. Hoje o foco é ter poucos produtos, mas de altíssima qualidade (os produtos da Apple cabem em uma mesa) e entre qualidade e preço a escolha agora é sem dúvida pela qualidade.

 

Promoção da marca

Éramos um pouco descuidados em relação a promover e divulgar a nossa marca, nossas atividades eram mais relacionadas a venda em si, a marca sempre ficou para terceiro plano. Hoje temos um programa sério de anúncios em revistas e banners na internet, que visam principalmente o awereness da marca Palmetal. Queremos ser reconhecidos como uma empresa inovadora que entrega resultados.

Calha Palmetal - Sinfonada

Simplificação

No corredor da área de marketing da Apple está escrito nas paredes: Simplificar, simplificar, simplificar. É impressionante como aparelhos quase sem nenhum design, quando comparados a uma Ferrari que possui um projeto muito mais complexo e artístico do que um iPhone, conseguem ser reconhecidos exatamente por esse design. O segredo está na simplificação. Temos atuado fortemente em todos os campos da empresa para simplificar tudo o que for possível, não somente o design. Tudo agora é questionado se realmente precisa existir e na dúvida excluímos, colocando somente o que temos certeza. Nossas  imagens são primordialmente de cores claras, que destaquem o produto sem poluições ou efeitos que possam tirar a atenção do observador para o principal.

Um episódio onde essa normativa foi muito útil foi durante a escolha de um estofamento para a nova chaise. A dúvida era colocar um estofamento redondo para contrastar com as linhas retas do móvel ou colocar um estofamento quadrado para seguir o design principal. Ao perguntar o que a Apple faria, a resposta foi a segunda opção sem dúvida.

 

Seja claro

Steve Jobs era conhecido por ser ríspido, como pode ser visto nessa matéria da revista Exame, e a sua real intenção era passar uma mensagem clara e sem nenhuma sombra de ambiguidades. Nós estamos fazendo isso e deixando um pouco de lado o jeito sentimental brasileiro de evitar que a outra pessoa se chateie. Se queremos alcançar nosso sonho, é preciso pagar o preço para isso. E um dos preços é sermos profissionais. As única regras são que as críticas podem ser duras como for, mas sempre são feitas baseadas em fatos concretos, nunca em opiniões e sempre apontando as soluções e consequências de se continuar fazendo o erro. Outro ponto importante é que ela é feita sempre em particular, exceto para quando é algo público como faltas. As faltas na Palmetal são totalmente intoleráveis e se alguém começa a faltar nós avisamos a equipe que aquele comportamento, que todos estão vendo, vai contra as políticas da empresa.

Um exemplo de crítica clara que falamos são frases do tipo: “Esse texto está uma droga” ou “Não gostei disso”.

 

Padronização

Com a situação econômica do ano de 2015, um leque de oportunidades maravilhosas se abriram para as empresas. Hoje estamos conseguindo contratar pessoas muito talentosas, algumas com formação em engenharia para padronizar nossos processos. Isso leva tempo, mas garante que as pessoas atuem de forma eficiente e que sobre tempo para que pensem e desenvolvam novos projetos. Ninguém nessa empresa pode trabalhar muito, cada um deve trabalhar somente o absolutamente necessário e de preferência em atividades que agreguem valor ao cliente, o resto deve ser eliminado.

Um exemplo de padronização recente foi o novo certificado de garantia que acompanha as caixas de painel elétrico. Vendemos milhares de caixas com um certificado padrão e pouco específico, recentemente fizemos um específico e bem detalhado. É algo simples, mas que faz diferença.

horizonte Rio de Janeiro, Parque da Cidade, foto pulando

Montar um time de elite com amor a nossa causa

A Apple é conhecida por ter clientes e funcionários fanáticos. Sem isso não seria possível virar a maior empresa do mundo em valor de mercado e se sustentar nesse posto mesmo quatro anos após a morte do seu grande líder. Pessoas são sempre o epicentro de tudo na vida. Inspirados também no livro SCALE UP, agora nós buscamos incessantemente por grandes talentos que se identifiquem com nossos valores. Se nós suspeitarmos que a principal motivação do candidato é receber um cheque no final do mês, nós cortamos ele do processo seletivo. Sem paixão a convivência é inviável. Com esses aprendizados, nosso processo seletivo está sempre em aberto. Rencentemente fizemos inclusive uma nova página de recrutamento.

Roca Sanitario, Roca Brasil, Calhas de aço inox, Palmetal, Calha Escoamento

Atendimento de alto nível

Temos que admitir que antes de ler sobre a Apple, nosso atendimento ao cliente não era o melhor. Havia muito ruído e muita poluição. Gastávamos muito tempo com as consultas de pessoas e empresas tipo CASAS BAHIA, que procuram preço e o resto é lucro, e com isso sobrava menos tempo para atender aos clientes que realmente eram importantes. Na verdade, nem sabíamos exatamente quais eram os clientes importantes. Era muito comum deixar um cliente que comprou um produto Palmetal de linha esperando, pois a produção estava ocupada executando um projeto especial para algum outro cliente. Hoje o comercial segue a regra do “Rei e do Resto”. Se você é uma pessoa ou empresa interessada em algum dos nossos produtos, ou quer conversar sobre soluções de qualidade em móveis de aço inox, você será o Rei. Se a empresa que nos consulta precisa preencher uma planilha de preços para comprar com o mais barato de todos, independente de qualidade e garantia, essa empresa é o Resto e precisa ser cortada o mais rápido possível. Dessa maneira o atendimento ficou mais mais cordial e ágil, uma vez que nossa equipe fica mais livre para atender a quem importa.

Outro ponto importante foi o pós venda. Aprendemos com a Apple que o relacionamento é algo contínuo e de longo prazo, então, o cliente que eventualmente nos envia qualquer crítica ou precisa de algo como uma garantia fora do prazo, desde que seja um produto padrão, é tratado como o Rei que ele merece. Pensamos nessa pessoa como um parceiro e um propagandista. Se investimos centenas de milhares de reais por ano em propaganda, porque não investir algumas centenas de reais em um cliente que já fez negócios conosco?

Temos hoje a consciência que milhares de pessoas, todos os dias, entram em contato com a nossa marca de uma forma ou de outra. As poucas que quebram várias barreiras e fazem um pacto de confiança conosco, precisam ter essa confiança zelada e protegida até o fim. É a única maneira que temos para ser uma empresa realmente notável.

Nosso setor comercial, como a maioria das empresas, acreditava que o trabalho acabava quando o contrato era assinado, agora nós entendemos que na verdade tudo começa com a colocação do pedido.

 

Atuar com paixão

Steve Jobs antes de morrer deu a seguinte declaração : “Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar – caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração.” A grande diferença entre ele e nós é que ele sabia que em breve estaria morto, nós felizmente não temos essa informação, ainda assim essa mensagem se aplica a todos. Devemos seguir os sonhos e a nossa vontade sem medo, orgulho, vergonha, etc. Várias decisões que seriam tomadas de uma forma passaram a ser tomadas de outra, devido a esse sábio aprendizado.

O dinheiro nos motiva, claro, precisamos pagar as contas, mas, nosso verdadeiro objetivo é criar produtos maravilhosos que façam as empresas serem mais eficientes e sustentáveis.

'Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões' - Steve Jobs | Apple

 

Resumo

Essa política de inspiração na Apple já está sendo aplicada na empresa desde início de 2013, como resultado hoje somos incontestavelmente a empresa mais inovadora do nosso setor (se tiver dúvida, busque móveis de aço inox no Google). Continuaremos seguindo essa filosofia com as devidas adaptações à nossa realidade por muitos anos, de preferência para sempre.

Se você achou legal esse texto, veja também o que nós pensamos sobre o trabalho nesse próximo post.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

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