Fachada do Hospital Oftalmológico de Brasilia

Portas de inox Palmetal no Hospital Oftalmológico de Brasília

O Hospital Oftalmológico de Brasília foi inaugurado em 1994 e possui 2.400 m2. No final de 2023 o hospital passou por uma reforma e a Vigilância Sanitária exigiu que as portas dos cinco centro cirúrgicos a serem reformadas fossem de inox.

A execução dessa obra ficou a cargo da CIEB Engenharia, empresa com larga experiência na reforma hospitalar com sede em Goiás.

Para fornecer as portas em aço inox a CIEB escolheu nós da Palmetal Metalúrgica.

Processo produtivo das portas inox

As Portas Palmetal em aço inox são fabricadas com materiais de alta qualidade para garantir seu perfeito funcionamento por pelo menos três décadas. As chapas são de aço inox AISI 304 de 1mm revestidas com poliuretano de alta densidade para proteção acústica e isolamento térmico.

Chapas de inox já cortadas a laser para serem montadas
Chapas de inox com corte a laser para o visor de acrílico

A portas foram feitas com visor duplo em acrílico de 6mm o que garante perfeita visibilidade do ambiente bem como uma excelente resistência devido a espessura do material. Optamos por fixar o visor com parafuso inox, pois, isso torna qualquer eventual manutenção muito simples. Basta utilizar uma chave de fenda comum para fazer a troca do acrílico se for necessário.

Mola vai e vem Dorma

A opção do hospital foi por uma porta vai e vem com mola de piso que abre tanto para dentro como para fora. Para atender a essa especificação optamos pela marca líder em molas, a Dormakaba. Isso garante ao hospital confiabilidade ao longo de décadas. E para um centro cirúrgico, que é o coração do hospital, a confiabilidade é o que há de mais importante, pois, cada cirurgia significa milhares de reais em faturamento para a empresa, ou seja, o material da porta precisa ser extremamente dúravel para sustentar um fluxo intenso de atividades.

Mola vai e vem Dormakaba
Mola de piso vai e vem Domakaba para porta de aço inox

Maçanetas de inox LaFont

Depois da mola de piso o item seguinte que precisa ser completamente confiável é a maçaneta. Para essa função também foi escolhida uma marca de notória qualidade, a La Fonte. Em outro fornecimento de portas de inox para um cliente hospitalar importante este nos disse que depois de vários testes passou a usar somente a LaFonte em suas portas. Com isso passamos a escolher esses produtos que além de duráveis são bem bonitos.

Maçaneta de inox LaFonte
Maçaneta de inox LaFonte
FECHADURA LA FONTE INOX
Fechadura La Fonte Inox Polida 55mm ST2

Corte a laser do visor

Para garantimos um acabamento perfeito usamos dois tipos de corte a laser, sendo um para o acrílico e o outro para o aço inox.

Acrilico em corte a laser para visor de porta

Fabricação e transporte

Nossa equipe possui ampla experiência na produção de móveis de inox. Fazemos de forma bastante atenciosa para garantir uma excelente durabilidade e acabamento.

Fabricação da porta de inox
Marco da porta de inox sendo montado

E dedpois de prontas as portas são acondicionadas em caixas de madeira bastante resistentes para garantir a chegada ao destino com bastante segurança.

Embarque das portas em caixas de m adeira
Portas Palmetal em inox encaixotadas sendo embarcadas para Brasilia
Portas em processo de embarque
Portas de inox em embalagem de madeira
As portas em caixa recém chegadas a Brasília

Processo de instalação

A porta foi instalada em um dry wall e o processo de instalação é bastante simples. Basta fazer um corte no piso para que o mecanismo de mola seja perfeitamente acondicionado. E um corte no dry wall para a fixação das portas. Abaixo as imagens que ilustram o processo.

Espaço a ser instaladas as portas de inox
Espaço antes da instalação das portas
Piso antes de ser gasgado para instalação de porta
Piso da porta antes de ser cortado
Piso recortado para encaixa da mola da porta
Portas em inox Palmetal sendo instaladas em dry wall de hospital oftalmologico de Brasilia
Dry wall recortado para o processo de fixação da porta.

O sucesso Final : Portas inox prontas no centro cirúrgico

O resultado final deste trabalho em conjunto foi um sucesso. Em 02 de Janeiro de 2024 o centro cirúrgico já estava em pleno funcionamento no dia 02 de Janeiro de 2024 com as Portas Palmetal em aço inox, abertura vai e vem, sendo o cartão de visita dessa reforma.

Essa é a opinião de Lúcio Flávio o engenheiro responsável pela reforma: “Fazer 5 portas tão idênticas, parecendo produtos de fabricação em série, não é fácil. As portar ficaram muito boas.”

Portas de inox Palmetal
Portas em inox com visor instaladas
Centro cirúrgico pronto com as Portas Palmetal vai e vem em aço inox

As portas ficaram muito boas

Lúcio Flávio

Para acessar a nossa página web de portas clique nesse link aqui. Para acessar o nosso catálogo de portas clique nesse link aqui. Para assistir ao video sobre instalação da Porta Palmetal clique aqui.

Para falar conosco acesse nosso whats app : 21 983110105.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Post A Comment