aço inox e a arte the bean

7 obras incríveis que revelam a sintonia entre o aço inox e a arte

Aço inox e a arte

Sabe-se que o aço inox é um material super versátil. Hoje em dia, esse material pode ser empregado em diversos tipos de aplicações, desde de eletrodomésticos, móveis, até materiais para indústria naval, pois têm a capacidade de resistir a ambientes marinhos corrosivos durante um longo período de tempo.

A década de setenta marcou o início de uma nova era para o aço inox. Foi partir dessa década que inúmeros escultores e artistas de todo o mundo viram o aço inox como um material com grande potencial artístico, mostrando assim uma relação muito harmoniosa entre o aço inox e a arte.

Mas porque o aço inox e não outro tipo de material? O aço inox é adequado para esculturas em ar livre devido a sua alta durabilidade e habilidade de suportar as forças corrosivas da natureza. Além disso,muitos escultores aproveitaram-se da propriedade refletiva do aço inox para agregar um visual diferenciado a seus trabalhos.

 

 

1. Cloud Gate, Chicago, Illinois, Estados Unidos

 

A mais famosa atração e símbolo de Chicago, o “The Bean” (o feijão), é oficialmente denominada de Cloud Gate, uma perfeita escultura do artista britânico Anish Kapoor. Composta por 168 placas de aço inoxidável 316L, mede 21 metros de comprimento, 13 metros de largura e 11 metros de altura, pesando 99,5 toneladas. O Cloud Gate foi formalmente inaugurado em 15 de Maio de 2006.

A escultura, concebida para se assemelhar a forma do elemento químico mercúrio em estado líquido, é famosa por suas propriedades refletivas exclusivas, alcançadas pelo seu acabamento altamente polido, que não tem costuras visíveis apesar de conter mais de 762 metros lineares de costura de solda.

A escultura é muito popular entre os turistas pelas suas possibilidades fotográficas únicas. Os visitantes podem andar em seu redor e mesmo debaixo, já que o arco tem 3,7 m de altura. Na zona inferior está o “omphalos”, uma câmara côncava que altera e multiplica reflexões.

aço inox e a arte cloud gate photo

Photo by Erwin Bernal

 

2. Arco Gateway, Saint Luis, Missouri, Estados Unidos

 

O Arco Gateway , também conhecido como Portal para o Oeste ou Portal em Arco, está situado na cidade de Saint Louis, Missouri, Estados Unidos e é o maior arco do mundo feito pelo homem.

A escultura é coberta com 804 toneladas de aço inoxidável. Atualmente, ele coloca o recorde de maior quantidade de aço usada para um projeto na história.

Projetado pelo arquiteto finlandês Eero Saarinen em 1947, é considerado o mais alto monumento dos Estados Unidos. A construção começou no dia 12 de fevereiro de 1963 e foi concluída em outubro de 1965.  O arco que é a peça central do Jefferson Nacional Expansão Memorial, foi construído como um monumento à expansão para o oeste dos Estados Unidos.

 

aço inox e a arte gateway arc photo

Photo by jimcchou

 

3. Monumento a Sibelius, Helsinki, Finlândia

 

O Monumento a Sibelius em Helsínquia, Finlândia, é dedicado ao compositor finlandês Jean Sibelius. A escultura é feita de 600 tubos soldados de aço inoxidável em uma formação de onda que parece um órgão, pesando cerca de 24 toneladas. Esse é um exemplo bastante diferenciado de como os finlandeses uniram o aço inox e a arte.

aço inox e a arte sibelius monument photo

Photo by Jori Samonen

 

4. Cones, Canberra, Austrália

 

Com mais de 20 metros de comprimento, a escultura é composta por sete cones de aço inoxidável polido. O trabalho interage com o ambiente para refletir e distorcer a forma e as cores das árvores circundantes. O trabalho foi encomendado pela Galeria Nacional da Austrália e foi aberto ao público em 1982.

aço inox e a arte cones canberra sculpture photo

Photo by russellstreet

 

 5. Unisphere, Nova York, Estados Unidos

 

Construído com aço inoxidável 304L, o Unisphere está localizado em Nova York. Tem 34 metros de altura e pesa 320.000 kg.
A escultura, encomendada para celebrar o início da era espacial, é uma representação esférica da Terra e representa a interdependência global. Os três aros que circulam o globo representam as órbitas executadas por Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir para o espaço, John Glenn, o primeiro norte-americano a ir para o espaço e a órbita inicial executada pelo Telstar, o primeiro satélite de telecomunicações a ser lançado.

aço inox e a arte Unisphere New York photo

Photo by Dougtone

 

6. Turning the world upside down, Jerusalém, Israel

 

“Turning the world upside down”, é uma obra do artista Anish Kapoor e está localizada no museu de Jerusalém, em Israel.Com o formato de ampulheta, a escultura permite que o reflexo do objeto (super polido, refletindo como um espelho) inverta as imagens colocando o céu na parte de baixo e a terra na parte de cima.

Suas dimensões de 5 metros de altura por 5 metros de diâmetro revelam muito mais que apenas reflexos curiosos,segundo Kapoor, essa inversão se relaciona com a importância espiritual de Jerusalém, visto com o conceito de que Jerusalém é celestial, já que a obra faz com que o céu toque a terra santa. Um exemplo de design unindo o aço inox e a arte geométrica.

 

 

7. Kelpies,  Falkirk,  Escócia

 

Duas cabeças de cavalo enormes, de 30 metros de altura cada, se encontram no canal de Forth e Clyde, na Escócia. Segundo o artista responsável,  o escocês Andrew Scott, o propósito da obra é reconhecer o papel que os cavalos tiveram na história de seu país. O nome dado por Scott, “The Kelpies”, faz alusão aos seres míticos da cultura celta, cavalos marinhos que tinham o poder de 10 cavalos comuns juntos. Essa é a conexão entre o aço inox e a arte clássica.

O projeto demandou quase 8 anos de trabalho. E foi inaugurado em 21 de abril de 2014, no parque The Helix na cidade de Falkirk, uma cidade da Escócia famosa por seus lindos canais.

Cada cabeça de cavalo pesa mais de 300 toneladas e foi construída em aço laminado com cobertura de aço inoxidável.

A estrutura é  iluminada em seu interior criando efeito espetacular durante a noite. Durante o dia os raios do sol e as cores do ambiente são refletidos no aço inoxidável.

aço inox e a arte KELPIES sculpture photo

Photo by 4652 Paces

Cristiane Mesquita
[email protected]
1 Comment
  • Amanda
    Posted at 18:23h, 26 agosto

    Adorei a matéria. Os monumentos são lindos. Parabéns!!

Post A Comment