Ninguém é insubstituível - Bruno Senna demonstrando a Lotus de Ayrton Senna no Japão

Ninguém é insubstituível exceto os grandes talentos e oportunidades

Nós vivemos achando que ninguém é insubstituível e que quando se fecha uma porta se abre outra, mas, existem alguns pontos importantes nessa questão.

Abraham Lincoln disse : “Aprendi a tolerar os medíocres. Afinal, Deus deve amá-los, pois, fez vários deles.” Nós concordamos com ele, a terra é cheia de medíocres e os grandes talentos são uma exceção. Nesse texto nós colocamos vários sinais de como identificar um profissional medíocre.

Resumidamente você vai ver os medíocres muito focados neles mesmos e ao serem questionados sobre o que pretendem na vida a resposta será sempre algo interno como: ser feliz, ser amada, ter uma família, viajar, etc. As grandes almas normalmente respondem algo externo como: cuidar dos velhinhos, salvar as baleias, mudar tal lei, alegrar as pessoas pela música, descobrir a cura de alguma doença, etc.

Veja bem que o talento e a mediocridade não tem nada a ver com dinheiro, status, estudo formal, etc. Como disse Fernando Pessoa: “O homem é do tamanho do seu sonho”

Porque ninguém é insubstituível exceto grandes talentos

Então voltando a frase de “ninguém é insubstituível“, ela é verdade se você estiver falando das pessoas comuns. Se você estiver falando dos grandes talentos ela perde a sua validade, pois, os grandes talentos são sim bastante insubstituíveis.

Esse texto está sendo escrito em um domingo enquanto acontece uma corrida de fórmula 1. A fórmula 1 no Brasil tem dois períodos que são: antes de Ayrton Senna e depois de Ayrton Senna. Passaram mais de duas décadas e ele continua totalmente absoluto para o nosso país.

Como ele podemos citar outras pessoas totalmente únicas independente de você gostar ou não delas: Dercy Gonçalves, Santos Dumont, Luiz Gonzaga, Pelé, Silvio Santos, Roberto Marinho.

Podemos citar os insubstituíveis internacionais: Michael Jackson, Einstein, Gandhi, Madre Teresa, Onassis, Alexandre o Grande, Warren Buffet, Bill Gates, Steve Jobs, etc.

Você ao longo da sua existência na terra vai se deparar com pessoas e oportunidades que são únicas e insubstituíveis. Nós aqui na Alezzia | Palmetal acreditamos que um pedaço muito grande do sucesso é saber diferenciar as pessoas normais dos grandes talentos e as oportunidades triviais das oportunidades da sua vida.

Mesmo os grandes gênios tiveram três ou quatro grandes divisores de água em que eles tinham dois caminhos a tomar e por sorte, ou por brilhantismo, escolheram o rumo certo.

A grande oportunidade de Bill Gates

O grande salto de Bill Gates foi o primeiro contrato que ele fechou com a IBM para fazer o sistema operacional dos primeiros computadores. Esse contrato era para ser fechado com uma outra empresa, mas, essa tal empresa aparentemente fez pouco caso da oportunidade e por falta de opção a IBM escolheu dois moleques esquisitos, Bill Gates e Paul Allen, que garantiram que resolveriam o desafio.

Na verdade os dois não tinham a solução, mas, entre as duas alternativas (pegar o projeto ou largar) eles tomaram a decisão correta e ficaram trabalhando ininterruptamente para entregar a solução no prazo que era muito curto. Conseguiram e isso alavancou a Microsoft para todo o resto da história que ela iria construir ao longo das décadas seguintes. A outra empresa não passa de uma nota de rodapé. Essa última não sabia, mas, por falta de talento, jogou fora a oportunidade da sua vida.

equipe da Microsoft em 1978 com Bill Gates

Equi da Microsoft em 1978 – Os esquisitos que iriam mudar o mundo

Olha essa foto acima… Agora pergunte a você mesmo… Se aquele moleque esquisito, briguento, grosseiro, neurótico e workholic te chamasse para ficar rico e mudar o mundo junto com aqueles outros hippies você iria embarcar? Por quanto tempo você suportaria todas as grosserias do Bill Gates e as cobranças dele para você trabalhar cada vez mais? Talvez você não saiba mas, Gates, durante anos a fio, trabalhou sete dias na semana sem nenhuma folga. Você aguentaria essa intensidade para mudar o mundo e ficar multi-milionário?

Provavelmente você diria não para essa oportunidade, e se dissesse sim também é provável que desistisse em menos de um ano. E se fosse no Brasil com a CLT ainda processaria a Microsoft para pedir horas extras e danos morais por trabalhar tanto. Isso teria sido uma decisão fácil e cômoda, mas, você seria voltaria a ser um nada enquanto essas pessoas estariam no caminho de virar um mito. E a diferença entre você ser um mito e um nada é basicamente uma resposta de sim ou não.

O ano miraculoso de Einstein

Albert Einstein é sem dúvida o cientista mais pop, famoso e influente que passou pela terra. Toda essa fama é muito devida a apenas um único ano de sua vida, o ano de 1905, quando ele publicou 4 artigos que mudaram a história da física e proporcionaram as bases para tudo o que viria depois. Em um artigo específico, A morte do éter, pela primeira vez foi dito que tempo e espaço são relativos, e de certa forma, graças a ele, hoje nós podemos usar o GPS.

Se nesse ano Einstein, ao invés de produzir obras primas da ciência, tivesse ido tirar um sabático é possível que ele teria sido apenas mais um bom cientista como outro qualquer.

 

Angela Ro Ro dispensa uma música

Angela Ro Ro foi convidada para gravar uma música de uns garotos e rejeitou, segundo consta, ainda falando uns palavrões. Uma outra cantora infinitamente menos conhecida, pois, era uma cantora de guetos, pegou o projeto com todo entusiasmo. A música era Malandragem, os garotos eram Cazuza e Frejat  e a cantora era Cássia Eller. O resto da história você também já sabe. É bem possível que se Ângela tivesse abraçado essa música a história teria outro desfecho e quem sabe a fama da Cassia Eller tivesse caído sobre Ro Ro.

 

 

Pessoas e oportunidades que vão mudar sua vida

Independente do seu grau de talento, em pequenos momentos da sua vida, vão aparecer pessoas e/ou oportunidades que podem mudar completamente a sua existência. Você tem que estar preparado para elas e vai ter que saber diferenciar essas situações extraordinárias das situações ordinárias. Ninguém vai poder te ajudar nisso, pois, essas situações são apenas para você. É como oferecer uma chance de ser bailarina do teatro municipal para um médico, para ele isso não vai servir de nada, mas, para uma bailarina profissional essa é a chance de uma vida. Esqueça a frase de que ninguém é insubstituível, pois, nesse caso a pessoa e a oportunidade são sim únicas.

No ano que essa chance ou pessoa aparecer para você abrace-as pelo amor de Deus. Não pense que se você rejeitá-la vai aparecer outra porque não vai. E depois de abraçar siga firme com ela, independente dos desafios, por anos seguidos.  Como dizia Sam Walton (fundador do Wal-Mart): “No fim do arco-íris tem um pote de ouro, mas, é preciso percorrer todo o arco-íris para chegar ao pote.” E como diz o velho ditado: “Ninguém ganha prêmio por desistir.”

 

Um dia a pessoa/oportunidade da sua vida vai aparecer. Nesse dia abrace a chance e não pense que se você perde-la vai haver outra porque não vai haver, ela é insubstituível.

 

Agora veja nesse próximo texto as formas de identificar um profissional medíocre para você saber quando encontrar um grande talento.

Alezzia
[email protected]

Indústria de móveis de aço inox com sede no Rio de Janeiro

No Comments

Post A Comment