História do carnaval

O carnaval origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. A festa era um culto em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

Mais tarde os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja e passou a ser condenada por ela.

Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C., porém com a adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”.

Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegrias e pelas conquistas.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular e por volta de 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia, eram feitos desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas.

Somente no século XIX que os blocos carnavalescos, com seus carros decorados algo bem parecido com o que é hoje.

E assim o carnaval se enraizou no Brasil e hoje é uma festa que encanda os cinco continentes.

O Rio de Janeiro com suas escolas de samba, é uma das maiores festas do mundo.
São paulo e Manaus vem logo atrás na disputa de maior carnaval.

Em Pernambuco temos o famoso Galo da Madrugada, um bloco carnavalesco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, um dos bairros do centro da cidade do Recife, capital estado de Pernambuco, nordeste do Brasil e é considerado pelo Guinness Book – o livro dos recordes – o maior bloco de carnaval do mundo.

No estado do Espírito Santo as danças mais conhecidas são as de Folguedos que faz parte do folclore de lá, na capital acontece o desfile das escolas de samba capixabas, que reúne no Samba do Povo, como é conhecido o Sambódromo Capixaba, milhares de pessoas que prestigiam as 14 escolas que desfilam em dois dias de muita festa e animação.

Em Minas Gerais o carnaval é comemorado com os blocos de rua sendo famosas as festas nas cidades históricas de Ouro Preto, Mariana e Diamantina que apaixona a todos.

E Salvador meu rei, que é, sem dúvida, uma das cidades mais belas do mundo.
Por isso, e por outra série de características singulares, tornou-se também um dos principais destinos turísticos internacionais.

Famosa pela sua história, pelo legado deixado por povos de outros continentes, pela miscigenação cultural, pelo sincretismo religioso e pelo povo hospitaleiro, a capital baiana que encanta a todos com seus trios elétricos.

E como não falar de Olinda, com seus bonecos gigantes, uma festa popular, se não a mais popular de todas, pois os festejos tem como protagonista o pavo, não existe sambódromos e as ruas são tomadas pelos foliões.

Enfim opções é que não faltam para os foliões de plantão aproveitarem o carnaval, coloque o seu bloco na rua, dance e se divrta, mas com responsabilidade, se beber, não dirija.

Graziella Cardoso
[email protected]
No Comments

Post A Comment