10 melhores solos de balada - foto da guitarra

Os 10 melhores solos de balada dos últimos tempos

Existem muitas listas com os 10 melhores solos de guitarra, uma vez que a guitarra é elemento obrigatório em qualquer música de rock, alguns simplesmente completam a música, marcam presença e outros são os protagonistas. Mas quando o assunto é balada, um solo de guitarra é algo que as pessoas muitas vezes nem percebem que ele existe.

O conceito de balada é muito amplo, mas de maneira genérica o que distingue uma música comum de uma balada é a suavidade, e a marcante musicalidade com letras simples. Dentro dos critérios usados na escolha estão popularidade, atitude e harmonia.

A música faz parte do mundo Palmetal, desta maneira listamos os 10 melhores solos de baladas dos últimos tempos:

 

 

10. Always – Bon Jovi

 

“Always” é um verdadeiro clássico de Bon Jovi, e faz parte do álbum chamado Cross Road de 1994.  Originalmente feita para a trilha sonora do filme O Sangue de Romeo em 1993, a música brilhou muito mais que o próprio filme. Tocada em milhões de casamentos ao redor do mundo, a guitarra dessa música tem uma criatividade acima da média.

9. Salve to Love – Bryan Ferry

 

Bryan Ferry começou uma carreira solo paralela em 1973, com o álbum “These Foolish Things“. Um dos seus maiores sucessos foi “Slave to Love” do álbum ‘Boys and Girls’ de 1985. “Slave to love” conta um solo e voz incríveis de Bryan Ferry e foi tema do filme 9 1/2 semanas de amor, onde Mickey Rourke protagonizou umas das cenas mais sensuais do cinema. Mulheres e mais mulheres falaram desse filme com os seus psicólogos, e sem dúvida essa guitarra causou muito frio por colunas mundo a fora. Totalmente imperdível na nossa lista.

 

8. Wonderful Tonight – Eric Clapton

 

Wonderful Tonight“é uma canção do grande músico inglês Eric Clapton, pertencente ao disco Slowhand de 1977, um dos melhores álbuns deste grande guitarrista. Segundo a história, Eric Clapton se inspirou até então na mulher de um grande amigo e ícone da música mundial, nada mais nada menos que George Harrison. E a inspiração tem nome e rosto: Pattie Boyd. Essa música é figura carimbada em muitas serenatas e declarações de amor em todo o mundo. Apesar de Eric Clapton ter outras músicas com guitarras mais complexas, essa mereceu estar em nossa lista pelo conjunto da obra do autor.

7. The man Who sold the world – Nirvana

 

Essa canção originalmente de David Bowie, se transformou em um verdadeiro hino nas vozes de Kurt Cobain. “The Man Who Sold he World” conta a história de um homem que não se reconhece como ele mesmo e esse fato lhe provoca momentos de muita confusão mental e baixa autoestima. Apesar de esta música estar um pouco fora do que pode ser chamado de uma balada, e a guitarra em si ser uma guitarra acústica modelo D-18 da C.F. da Martin & CO, o fato de Kurt ter se matado poucos meses depois da gravação desse clip transformou esse momento em parte da mitologia musical, ainda mais porque o albúm lançado um ano depois foi cinco vezes disco de platina. Com uma aura tão forte de mistica ao redor desse momento, essa canção foi presença obrigatória em nossa lista, mesmo sendo um solo simples quando comparado a outras obras de Kurt.

 

6.Wicked Game – Chris Isaak

 

Wicked Game” é uma canção do cantor e ator Chris Isaak que faz parte do seu terceiro álbum intitulado:”Heart Shaped World“. Essa canção só chegou a ser um grande hit quando apareceu como trilha sonora no filme de David Lynch “Wild at Heart“. A partir daí essa música  rapidamente alcançou o posto  n.º 6 na Billboard Hot 100. Sem dúvida, o solo de guitarra contribui muito para esse grande sucesso, pois, esse talvez tenha sido o uso mais intensivo de uma guitarra em uma música romântica chegando ao ponto de ao invés de ser uma música com um solo, ela é um solo que possui uma música. Com isso, ganha o posto de quinto melhor solo na nossa lista dos 10 melhores solos de balada.

5. Stairway to heaven – Led Zeppelin

 

Os oito minutos e dois segundos de “Stairway To Heaven” encerram o primeiro lado de Led Zeppelin IV, uma música que descreve o rock clássico dos anos 70. A canção começa como delicada balada e transforma-se gradualmente em um verdadeiro rock , onde sobressai um solo memorável de Jimmy Page. Este épico não seria o mesmo sem o “grand finale”, um solo que nasceu de um improviso.

4. Brothers in arms – Dire Straits

 

“There’s so many different worlds / So many different suns /And we have just one world /But we live in different ones”… Com estes versos estourou, por todo o planeta, um disco que seria um marco na história do rock. O principal responsável por isso foi um guitarrista escocês, dono de uma técnica singular, chamado Mark Knopfler. Seus graves são inconfundíveis, e por isso, mereceu com todo o louvor estar em nossa lista.

 

3. Like a Stone – Audioslave

 

O Audioslave é um supergrupo formado pelo saudoso Chris Cornell, ex Soundgarden, e mais três membros do Rage Against the Machine, entre eles Tom Morello que é um verdadeiro gênio da guitarra fazendo sons realmente inovadores. Nessa música ele provavelmente criou a obra prima da sua vida, pois, o solo é absurdamente lindo, criativo e harmônico com a música que é um espetáculo na voz do talentosíssimo Cornell.

 

2. I Wish It Would Rain Down – Phil Collins

 

Além daqueles memoráveis solos de guitarra, essa música conta com um clipe (oficial) em preto e branco traz uma pequena performance teatral dos músicos no começo e ao final. A música começa com um solo fortíssimo que é a marca registrada da música e foi usado de maneira extramente criativa por Phil Collins

1. Purple Rain – Prince

 

E agora o melhor solo de balada dos últimos tempos. Ao misturar elementos musicais de orquestração e um solo memorável de guitarra característicos do rock, Prince levou com esta balada de oito minutos o Oscar de Melhor Canção Original em 1985. Além da beleza dos acordes, essa música foi a escolhida por ter marcado três gerações inteiras e por ter sido feito pelo que era até pouco tempo, “o maior músico vivo”, segundo Justin Timberlake. Prince por muito pouco deixou de ser um Michael Jackson, além de ser eximo guitarrista, dançava bem, tocava diversos instrumentos, cantava, compunha e criou um visual completamente icônico. É o tipo de artista que nunca houve um parecido e nunca haverá outro igual, sem sombra de dúvida é o melhor solo da nossa lista dos 10 melhores solos de balada.

 

Agora que você viu os 10 melhores solos de guitarra em baladas dos últimos tempo, veja também os 10 melhores solos de guitarra da música pop.

Cristiane Mesquita
[email protected]
No Comments

Post A Comment