Facha da Uber com tijolo aparente

Uber torra uma quantidade de dinheiro estonteante em 2016

Que o Uber é a melhor invenção desde o pão fatiado ninguém questiona. O que agora muitos se questionam é a capacidade do rei da colina das empresas da nova geração se manter operando com os números que foram divulgados nesse dia 14 de abril de 2017.

Segundo a Bloomberg a companhia de transporte enviou para o além mais de U$5.300 por minuto num total de 2,8 bilhões de dólares ao longo de 2016. Isso é mais do que a Natura, nossa gigante dos cosméticos, vendeu de produtos ao longo do mesmo período.

Como uma empresa que torra quase 3 bilhões de dólares ao ano, e talvez mais em 2017 continua operando?

Isso tem a ver com o seu aumento de faturamento e o baixíssimo nível dos juros no USA. Diferentemente do Brasil, que se você tiver um milhão de reais na conta você consegue tirar 10 mil reais limpo no final do mês para ficar o dia todo indo a academia e assistindo ao Netflix, no USA se você tiver um milhão de dólares na conta, ao final do mês você vai ter, arredondado, zero dólares de rendimento.

A solução para ter dinheiro sem trabalhar é investir em alguma coisa com mais riscos do que uma renda fixa. Nesse caso empresas com bastante visibilidade como a Uber se tornam um alvo muito atraente aos investidores. Para colocar o glace no bolo tem as vendas que estão furando a estratosfera, pois, como se pode se ver no gráfico abaixo elas cresceram 200% do primeiro para o quarto trimestre de 2016. Isso é a velocidade de dobra da Enterprise. E esse crescimento das vendas atrai investidores que, por falta de opção mais segura, aplicam/especulam em empresas como essa.

Grafico com vendas e perdas da Uber no ano de 2016

A Uber perdeu 1 bilhão de dólares apenas no quatro trimestre de 2016 – fonte : Bloomberg

 

Essas condições fizeram com que a Uber tivesse a capacidade de abocanhar U$5,05 bilhões em levantamento de fundos durante três rodadas de financiamento e mais um valor não declarado em uma quarta rodada.

Em pouco tempo de existência a Uber opera em mais de 70 países metendo a mão em vários vespeiros de leis e regulações ao redor do globo. E esse nível de velocidade de crescimento pode ser tão perigoso para uma empresa como é para um carro. Apesar de todos nós usarmos o serviço com frequência, devido a avassaladora quantidade de novos carros que estão entrando nessa atividade, fica um tanto quanto complicado manter o padrão de atendimento. E por isso que começam a acontecer as reclamações quanto a qualidade do serviço.

É essa a armadilha da velocidade que Jim Collins no seu badaladíssimo livro – Vencedoras por Opção, leitura obrigatória na Alezzia | Palmetal, fala que as empresas devem evitar. Segundo Jim o segredo do sucesso é crescer de forma consistente ao longo do tempo sem disparadas abruptas e principalmente, tendo bastante reserva de capital para qualquer emergência.

De qualquer forma, ao contrário do Brasil que falta dinheiro, o USA tem bastante devido a quantidade enorme de bolhas que existem por lá devido a montanha de dinheiro que foi impressa pelo Banco Central americano. Leia mais sobre esse assunto aqui nesse post.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Post A Comment