Lavabos para banheiros

Já foi o tempo em que os ban­heiros eram aquele can­tinho esque­cido da casa. Hoje, ele é pro­je­tado para ser notado e desafiam cada vez mais a cria­tivi­dade de arquite­tos e design­ers em busca de ino­vação e beleza. Além de fun­cional­i­dade, os ban­heiros pre­cisam ter uma bela dec­o­ração e detal­hes diferenciados.

No Morar Mais por Menos 2009, por exem­plo, os arquite­tos pro­je­taram ban­heiros com muito luxo e con­forto, que muitas vezes pare­ciam mais uma sala ou quarto de um hotel cinco estre­las: ban­heira com cas­cata, TV de plasma, apar­el­hos de acad­e­mia, ar condi­cionado, som ambi­ente, estavam entre as opções disponíveis para esse espaço.

A Arquiteta Patrícia Agostini, por exemplo, projetou um loft que pudesse em pouco espaço, reunir beleza, conforto e design. Para compor o ambiente Patrícia optou pelo lavabo Palmetal – Modelo J10 (foto ao lado).

– No Morar Mais por menos eu e a arquiteta Camila Pagoto fizemos a sala Versátil. O ambiente teve proposta de inovar em um loft de apenas 35m² aonde disponibilizamos cozinha, sala de TV, sala de jantar, sala de estar, dormitório, área de trabalho e de maquiagem, closet e banheiro. O banheiro possui estilo europeu com o chuveiro separado do vaso sanitário e do lavatório onde usamos um aparador de linhas retas marcando a forma horizontal e para a cuba buscamos algo inovador -, afirmou Patrícia.

Mas se as opções e a diver­si­dade aumen­taram é porque os clientes estão mais exi­gentes e dis­pos­tos a terem pro­je­tos ino­vadores em seus ban­heiros. A dec­o­ração é fun­da­men­tal, mas o ideal é ter poucos e bons pro­du­tos. Muita infor­mação, defin­i­ti­va­mente não com­bina com ban­heiros. Quanto mais amplo e clean, mais aumenta a sen­sação de espaço e de limpeza. Por isso, a sug­estão é gas­tar um pouco mais com peças dec­o­ra­ti­vas ven­di­das em lojas espe­cial­izadas, porém reduzir a quan­ti­dade de enfeites.

 

Acerte na decoração do seu banheiro

O espelho tam­bém pre­cisa ter um toque espe­cial. Seja em seu for­mato ou tamanho, ele faz toda a diferença na imagem do ban­heiro. Mas, para ter um efeito bonito e atra­tivo, a ilu­mi­nação também é fun­da­men­tal. Seja em cima do espelho ou mesmo no teto, as cores mais fechadas e intimis­tas caem muito bem e fazem com que o ambi­ente fique um charme.

A escolha do piso e do azulejo deve ficar a critério do cliente. Tanto claros quanto escuros são adequados para ban­heiros. Porém, é fun­da­men­tal que a dec­o­ração desse ambi­ente esteja em har­mo­nia com a dec­o­ração do restante da casa. Então, se o design dos out­ros cômo­dos for mais clás­sico, o ban­heiro deve seguir essa linha; se for mais con­tem­porâ­neo, ele deve ser mais ousado e assim por diante.

Mas, entre todos esses detal­hes para se ter um belo ban­heiro, um tem sido o mais impor­tante de todos. A cuba deve ser escol­hida cor­re­ta­mente e é ela a maior respon­sável pela beleza e ino­vação do banheiro.

Por isso, casa vez mais design­ers tem ino­vado nos pro­je­tos desses pro­du­tos, disponi­bi­lizando uma var­iedade de for­mas, taman­hos e mod­e­los de cubas, tam­bém chamadas de lava­bos. E de fato, ela é uma das primeiras coisa que se observa ao entrar em um ban­heiro. Por isso, ter um lavabo bonito, de qual­i­dade e com design difer­en­ci­ado e atra­tivo, vai deixar o espaço muito mais elegante e com força visual. Os lava­bos são os maiores respon­sáveis pela ino­vação nesse espaço.

A designer Mar­i­ana Dias da empresa Pal­metal pro­je­tou recen­te­mente uma var­iedade de lava­bos em aço inox que seguem essa tendên­cia de aliar beleza e difer­en­ci­ação. Seus pro­je­tos ressaltam o con­ceito de exclu­sivi­dade e inovação. Com lin­has ousadas e for­mas mar­cantes, as cubas são um ver­dadeiro sucesso entre os arquite­tos, dec­o­radores e clientes mais exigentes:

– Ao pro­je­tar os lava­bos, levei em con­sid­er­ação algo extrema­mente impor­tante, mas ainda pouco perce­bido pelas empre­sas em geral: a ino­vação. Já foi o tempo que os ban­heiros dev­e­riam ter móveis tradi­cionais, que prezassem ape­nas pela usabil­i­dade. Os ban­heiros mod­er­nos pre­cisam de um design mar­cante e difer­en­ci­ado– , afirma Mar­i­ana Dias.

E foi exata­mente essa união de ousa­dia, beleza e qual­i­dade que atraiu a arquiteta Patrí­cia Agos­tini ao usar o lavabo Palmetal em seu espaço no Morar Mais por Menos 2009.

– A Palmetal tem uma linha de cubas e lavatórios super arrojadas. Dentro das opções, a cuba J10 foi perfeita para nossa proposta, por ser uma cuba baixa e alongada ressaltou o conceito de horizontalidade da bancada. Alem do formato, assim como os outros modelos de cubas, são fabricadas em aço inox, um material contemporâneo. O J10 foi novidade para os visitantes, que se interessaram pelo design e acabamento que é inovador e pela facilidade de manuntenção. Foi ótima a parceria com a palmetal – , completou Patrícia Agostini.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

1 Comment
  • Vanessa
    Posted at 15:51h, 19 julho

    Minha chefe esta precisando de um móvel para colocar sapatos, para closet, vocês fazem? Obrigada

Post A Comment