Decorando Varandas e Terraços

Saiba como deixar esses ambientes ainda mais aconchegantes

Quem mora em apartamento, muitas vezes sente-se um pouco sem liberdade, presos num ambiente alto, sem privacidade devido à proximidade com os vizinhos e com pouco contato com a rua e com a natureza, não é verdade? Por isso, cada vez mais as construtoras estão valorizando as varandas na hora de projetar um prédio. Atualmente, as pessoas dão muito mais importância à existência dessas áreas externas, mesmo que para isso tenham que perder espaço dentro de casa.

E é pelo mesmo motivo também, que os terraços são tão valorizados. Quem pode, prefere gastar um pouco mais para ter o clima e a liberdade de uma casa só que com toda a infra-estrutura e conforto que um prédio proporciona.

Mas para um ambiente especial e ponto de encontro preferido para reunir a família e receber os amigos, a decoração também deve ser especial. Não adianta usar a mesma decoração e mobiliário que usou na sala e no quarto. As varandas e terraços são áreas externas e precisam de alguns detalhes que reforcem essa informalidade e contato com a natureza. Claro que tudo isso deve ser feito com muito estilo.

Por isso, confira algumas dicas para deixar esses ambientes ao ar livre ainda mais agradáveis:

  • Use plantas nativas para fazer um jardim vertical. O bambu pode ser usado para ambientação. Vasos com plantas para o chão também são sempre bem vindas
  • Ambientes externos combinam com mesinhas e cadeiras em detalhes de madeira, almofadas com motivos campestres, puffs e aparadores.
  • Dependendo do seu espaço, espalhe banco, baquetas, rede e guarda sol. Mas cuidado para não entulhar muita coisa. O excesso de informação pode comprometer a sua varanda.
  • O estilo do mobiliário de exterior deve seguir o estilo de decoração que escolheu para o seu jardim, terraço ou varanda. Para ambientes mais contemporâneos, escolha móveis modernos e com design. Peças em aço inox com detalhe em madeira ficam lindas para áreas externas, além de terem muita qualidade.
  • Como varandas e terraços não são tão utilizados durante o inverno, procure móveis que sejam práticos e fáceis de manter nesse período. Cadeiras que se empilham, mesas que se fecham, cadeiras que se dobram, tudo ajudará a poupar espaço.
  • Cores fortes são sempre muito bem vindas para locais de convivência e ambientes informais, como áreas externas. São permitidas tanto cadeiras, quanto almofadas ou objetos decorativos de cores fortes. Esses elementos ganham destaque e beleza no espaço.
  • Peças com cores fortes podem ser um elemento adicional e divertido para um espaço exterior. Se pelo contrário, não se quiser comprometer com nenhuma combinação de cores, escolha cores neutras, como o branco, preto ou bege e acrescente depois cor com acessórios de decoração, como almofadas ou cortinas.
  • Alguns materiais, como o aço inox, permitem que o mobiliário de exterior fique no local todo o ano, sem ser prejudicado por condições climáticas.
  • E para completar a decoração, use almofadas, tecidos, cobertas para dar um toque a mais no visual de sua varanda ou terraço e assim deixar seu apartamento com um clima muito mais agradável e mais próximo da natureza.
Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Post A Comment