Decoracao na Australia

Eles nao admitem serem comparados com os Estados Unidos, mas nao ha como negar que a Australia tem bastante coisa incomum com a America. A comecar pelos modelos de casa e sua decoracao. Mesmo nunca tendo ido aos Estados Unidos, andando aqui por Gold Coast, me sinto dentro de um autentico filme americano.

As casas nao tem muro, a maioria conta com um lindo jardim na frente, as paredes parecem de papelao, as cozinhas sao americanas, as cores tanto de dentro quanto de fora da casa sao todas puxadas para o amarelo e pastel… Enfim, pelo pouco que eu conheco dos States, nao ha muita diferenca.

E como trabalho em uma empresa de moveis em aco inox  e sei do sucesso desse produto no Brasil, a todo momento procurava alguma casa que tivesse esse tipo de material na mobilia, mas nao encontrei uma sequer. Em geral, as mesas de jantar, cadeiras, mesas de centro e etc sao todas em madeira, com, no maximo, algum detalhe em estofado (marrom, pastel ou amarelo, pra variar). O unico momento em que usam o aco inox e na pia e bancada da cozinha.

Apesar de lindas e bem equipadas, alem de achar as casas tristes e sombrias devidos as cores apagadas demais, me surpreendi com o fato de nao terem a cultura de usar moveis em aco inox. Se levarmos em consideracao que a Australia e cercada de praias e que a maresia, inevitavelmente, corroe e desgasta a mobilia, o mais logico seriam, assim como no Brasil, terem moveis resistentes as acoes do mar, como os de aco inox. Mas acho que precisamos apresenta-los para os ozzys.

Tem uma avenida aqui chamada Bermuda que tem dezenas de lojas de moveis, gigantes, uma atras da outra. Dei uma volta por elas na tentiva de ser surpreendida com uma cadeira ou mesa com um material parecido com o nosso, mas nao encontrei nada. A madeira realmente tem uma forca muito grande aqui ainda.

Outro ponto fraco, na minha opiniao, em relacao a decoracao e moveis daqui, e que sao todos muito frios, sem inovacao alguma, muito mais utilidade do que design. Toda vez que entro em alguma nova casa, tenho a impressao que ja conheco o local. Os moveis e as decoracoes sao muito parecidas aqui. Tudo bem que eh raro, mas muito raro, ver uma casa feia, velha. Elas sao bem padronizadas. Mas nenhuma delas se compara com as belas casas que temos no Brasil. Acho que usamos mais a criatividade nesse quesito.

Enfim, que a Australia tem muito conhecimento que precisamos aplicar no Brasil, disso nao tenho duvidas. Mas nao podemos negar que temos bastante coisas pra ensinar e mostrar pra eles tambem.

Aline Campista
[email protected]
No Comments

Post A Comment