Coleta Seletiva – Faça a sua parte

Benefícios para o meio ambiente e para a economia

Ao transformar materiais usados em novos produtos para o consumo, muitos benefícios são trazidos para o planeta. Além de preservar, a reciclagem de lixo gera riquezas e, acima de tudo, respeito ao meio ambiente.

Como forma de reduzir os custos da produção e preocupadas com a sustentabilidade do planeta, muitas indústrias, como a Palmetal, também reciclam materiais. Algumas matérias-primas como o aço inox, por exemplo, possuem um nível de aproveitamento de 100% ao ser derretido. Após isso, ele retorna para as linhas de produção, reduzindo os custos para as empresas.

Mas mesmo não sendo empresa, todos podem e devem fazer a sua parte através da coleta seletiva de lixo. Um tipo de coleta de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Na coleta seletiva, todo o lixo do que foi consumido é separado. Os materiais mais reciclados e que contribuem para a diminuição da poluição no solo, na água e no ar são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Assim, os materiais reciclados são separados do lixo orgânico (restos de alimentos) que é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos.

Separação

– Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.

– Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.

– Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.

– Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.

As Pilhas e baterias também devem ser separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Por não serem reaproveitáveis, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.

Já os lixos hospitalares, que costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias, são retirados do hospital de forma específica e levados para incineração em locais especiais.

Coleta

Existem dias específicos onde os caminhões do serviço de limpeza passam recolhendo materiais separados porta a porta. Mas se este serviço não estiver disponível no seu bairro, existem outras maneiras de fazer este recolhimento. Uma delas é através da entrega voluntária em postos de coleta distribuídos pela cidade. Pode ser em escolas, praças, supermercados, etc. A outra maneira para coletar este lixo é contratar uma empresa especializada (este é o caso da Palmetal) para fazer a retirada do material e encaminhar para usinas de reciclagem.

Conscientize-se

    – Para 75 latas de aç o recicladas, preserva-se uma árvore que seria usada como carvão

    – Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de 16 a 30 árvores

    – A cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de 1 tonelada de petróleo e a economia de 90% de energia

    – 10% de vidro reciclado, economiza-se 4% de energia e reduz 10% no consumo de água

Fontes:

http://www.suapesquisa.com/reciclagem/

http://www.planetaplastico.com.br/literatura/literatura/coletaselet.htm

Giselle Vohs
[email protected]

Giselle Vohs é publicitária e atua em nossa loja no Midtown - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

2 Comments
  • Ecila Cirne
    Posted at 22:54h, 28 novembro

    Solicito Catálogo.Sou professora universitária de Design de Interior na Escola de Belas de Belas Artes/UFRJ,Formando novos profissionais para o mercado,sabedora da qualidade dos produtos desta empresa,gostaria de fornecer informações qualificada sobre os produtos fabricados por essa Empresa.
    Att,
    Ecila Cirne

  • Palmetal
    Posted at 09:08h, 03 dezembro

    Muito obrigado… Na segunda feira vamos entrar em contato.

Post A Comment