07 abr Dos 4P’s aos 4V’s do marketing. A evolução
Há muito pouco tempo atrás, quando um aluno estudava os conceitos mercadológicos de Marketing na universidade, os 4 P`s (produto, promoção, preço e praça) eram uma das primeiras teorias abordadas e essas quatro palavrinhas eram chamadas de Composto ou Mix de Marketing. E esses conceitos formam um conjunto de variáveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado.
Mas, esse composto, formulado pela primeira vez em 1960 por Jerome McCarthy e que durante anos orientou as estratégias de administração e marketing nas maiores empresas do mundo, hoje já não é mais o mesmo e constantes adaptações se tornaram comuns.
Atualmente, apesar do desconhecimento da maioria que levam em conta apenas os 4P’s, o composto foi acrescido de mais dois integrantes os 4 C’s e 4 A’s.
Mas, como na era da internet, onde a informação é transmitida a uma velocidade nunca antes vista, até mesmo as teorias têm pressa em serem atualizadas. E, mais uma vez, os 4P’s receberam companhia de mais uma letrinha e a previsão é de que o Mix de Marketing seja integrado pelos 4 V`s.
Vamos falar resumidamente sobre cada um deles e de suas principais diferenças:
4 P’ s: Produto, Praça, Preço e Promoção: O conceito apresentado por Mc´ Carthy é o mais tradicional utilizado por profissionais de marketing.
- Produto: refere-se a variedade do produto, qualidade, características, nome da marca, design, embalagem, tamanhos, serviços, garantias, devoluções etc.;
- Preço: é composto pelo preço básico, descontos, prazos de pagamento, condições de crédito etc.;
- Praça ou Ponto de Venda: diz respeito aos canais de distribuição (localizações), distribuição física (estoque), transporte, armazenagem etc;
- Promoção: venda pessoal, propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, marketing direto (mala direta, telemarketing) etc.
4 C`s Cliente, Conveniência, Comunicação e Custo: O conceito dos 4 C’s criado por Robert Lauterbom, por volta de 1990, que tem como visão orientar o composto para o cliente, diferente dos 4 P`s, onde o mercado é visto sob o ponto de vista da empresa
- Produto = Consumidor (Necessidades e Desejos)
- Preço = Custo para o Consumidor
- Praça = Conveniência
- Promoção = Comunicação
4 A`s Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação: Para que os 4 A`s, conceito criado pelo professor Raimar Richers, tenha lugar, eles precisam estar coordenados com as atividades de outras áreas funcionais da empresa e seguir os objetivos e as metas estabelecidos no planejamento de marketing. A adaptação visa ao ajuste das características e à oferta de produtos e serviços às forças vigentes no mercado para que o produto seja voltado às necessidades e aos desejos dos clientes.
- Análise (identificar o mercado)
- Adaptação (dos produtos e serviços)
- Ativação (colocar os planos de ação em ação)
- Avaliação (análise SWOT e esforços realizados pela organização)
4 V`s (Validade, Valor, Via, Voga): Este é o mais recente conceito que visa adaptar o Mix de Marketing, orientando as empresas na era da internet.
- Validade (produto – consumidor). Atender às necessidades e desejos dos clientes não é mais suficiente para o seu sucesso. Ele deve apresentar também, validade, principalmente, no que diz respeito à segurança, às questões ambientais e sociais.
- Valor (preço – custo) – O Preço não deve ser a única variável do marketing na hora de definir o que é custo para o cliente. O marketing precisa ficar atent ao valor daquele produto para o seu cliente.
- Via (Praça – conveniência) – Ter um ponto de venda que seja conveniente já não é mais suficiente nos dias de hoje. As empresas precisam disponibilizar a melhor via de compra para seus clientes, ofertando seus produtos e serviços também pela internet.
- Voga (Promoçao – comunicação) – Estar em voga exige mais do que apenas fazer promover ou fazer comunicação. Para se ter um anúncio de sucesso, ele deve ser moda ou tendência. Deve ser popular e ter grande aceitação do seu público.
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