9 motivos para você usar ralo linear inox ao invés de grelha rotativa

Sabe aquelas simples ações do dia-a-dia que podem ser tornar um verdadeiro desafio? Como uma destas situações, posso citar a dificuldade de escoamento da água após o processo de limpeza de um ambiente, e geralmente o que ocasiona este tipo de dificuldade é o mau funcionamento do ralo.

O ralo é um elemento da construção usado em pisos de banheiros, cozinhas, áreas de serviço, terraços, varandas , piscinas, e áreas industriais, porém, normalmente por serem considerados básicos, não lhes é dada a devida importância, e muitas vezes a escolha do tipo de ralo é feita de forma equivocada. Embora pareça simples, os tubos que permeiam a parte interna dos ralos são ligados entre si, estabelecendo um sistema complexo e proporcionando uma vedação que evita que os gases de esgoto e o próprio esgoto entrem em contato com o ambiente, permitindo que os resíduos cheguem ao seu destino correto, o serviço de tratamento de esgoto.

O ralo é formado por uma caixa receptora e uma tampa. Os ralos do tipo grelha rotativa possuem uma tampa muito pequena, em torno de 20×20 cm, com orifícios na parte superior. Normalmente no processo de instalação deste tipo de ralo, se conhece a área a ser drenada e verifica-se a possível origem do excesso de água, mas nem sempre esse cálculo é feito de forma correta. Esse tipo é o mais conhecido hoje em dia, e é caracterizado por ser quadrado ou redondo, e na maioria das vezes apresentam serias dificuldades no escoamento por não possuírem uma área de entrada de água suficientemente grande.

grelha-rotativa

Grelha Rotativa

O segundo tipo, o ralo linear, é composto por uma grelha, essa que faz o papel da tampa, e a calha de escoamento. Esse tipo é muito mais seguro, pois por conter uma área de entrada de água maior, a probabilidade da ocorrências de acúmulo de água é bastante diminuída, além de possuir inúmeros outros benefícios.

ralo-linear-inox-calha-de-escoamento-grelha-palmetal

O ralo linear Palmetal é composto por calha de escoamento e grelha, ambos em aço inox

 

Em áreas industriais os ralos são de suma importância e a sua escolha deve levar em consideração aspectos como: o tamanho da área o qual esse ralo será inserido, segurança em relação a contaminação, praticidade, funcionalidade e rapidez no escoamento da água.

Pensando em todos os problemas enfrentadas no cotidiano das industrias brasileiras, a Palmetal desenvolveu uma família de ralos lineares, compostos por calhas de escoamento e grelhas, tudo com a qualidade máxima do aço inox AISI 304. Por isso, neste post vou falar sobre os verdadeiros motivos pelos quais você deve usar o ralo linear inox ao invés de grelha rotativa.

 

1.Estética

O design é um dos grandes diferenciais do ralo linear. Com aço inox com acabamento escovado, o ralo linear inox  fabricado Palmetal presenta um visual extremamente agradável e diferenciado, fazendo parte da decoração do ambiente. É por isso que esse produto foi escolhido para compor o ambiente de muitos projetos arquitetônicos. Veja como ficou o retrofit desse banheiro antigo após o uso das Calhas Palmetal.

calha de escoamento, calha de inox, sifão, reforma de banheiro, estilo retrô, palmetal

Calhas Palmetal no retrofit de um banheiro antigo

2.Segurança

A grelha rotativa por não ser bem encaixada sai com muita facilidade, oferecendo riscos a equipe além disso, não suporta muito peso, entortando com muita facilidade. Ao optar pela calha você garante uma melhor fixação, visto o seu comprimento, e garante também que o ambiente vai permanecer bem mais seco do que com uma pequena grelha rotativa que possui baixa vazão.

Calha Escoamento Inox Lis Palmetal para Laboratórios

3.Vazão facilitada da água

Por estarem submetidos a inúmeras regulamentações, muitas industrias principalmente farmacêuticas e alimentícias, devem fazer uma limpeza eficaz de seu espaço. Vamos imaginar a seguinte situação: um espaço de 500 m² deve ser limpo, lavado com água e sabão para que o risco de contaminação provindo do chão não comprometa a produção. O ralo usado neste caso é a grelha rotativa que é pequena e devido a grande quantidade de água que deve ser drenada, a tarefa se torna muito mais lenta e com risco de ocorrência de entupimento. Além disso, as pessoas responsáveis por esta tarefa devem mirar a água em direção a pequena grelha rotativa, dificultando muito o processo.

Mas quando mudamos da grelha rotativa para o ralo linear, o cenário muda totalmente. O ralo linear por ter uma extensão em comprimento muito maior que a grelha rotativa, o risco de entupimento é quase zerado, e as pessoas não tem mais a preocupação de mirar a água em direção a um pequeno espaço, pois o ralo linear é grande suficiente para facilitar o trabalho e escoar a água com segurança e agilidade. Além disso, a grelha do ralo linear  pode acompanhar calha de escoamento com sifão. O sifão diminui o mau cheiro do ralo. O mau cheiro é causado pelos gases da evaporação da água que é usada para fazer a sifonagem dos ralos. Quando o nível dessa água está baixo, os gases voltam pela tubulação causando esse cheio.  Portanto, no caso do ralos lineares que apresentam a grelha sem orifícios grandes, essa água não é evaporada facilmente.

ralo-linear-inox-calha-de-escoamento-palmetal

Calha de escoamento Palmetal | Modelo CA13 – 1000 com sifão

 

4.Tamanhos variados

As Calhas Palmetal podem ser encontrado em diversos tamanhos desde 50 cm até 4 metros, podendo preencher grandes extensões de um galpão ou industria. Além disso, o ralo linear torna a drenagem da água fácil de realizada por qualquer ponto do local. Veja como um moderno vestiário usa Calhas Palmetal para manter o ambiente seco.

moveis de vestiario em aço inox roupeiros bancos e calhas

5.Garantia de 10 anos

O ralo linear inox Palmetal é fabricado em aço inox AISI 304, o mais usado nas indústrias, com espessura de 2mm. Isso garante resistência total mesmo sob tráfego intenso, por isso a Palmetal oferece garantia de 10 anos nesse equipamento.

6.Praticidade

No caso de uma lavagem o ralo linear lhe proporciona uma ampla área para escoamento então é bem fácil direcionar a água com o rodo. Se você possui apenas uma grelha rotativa, por o alvo ser bastante reduzindo, o profissional vai gastar um bom tempo empurando a água na direcação daquele único quadrado.

7.Economia no tempo de instalação

O ralo linear é geralmente instalado próximo a parede ou no centro, desta maneira, o assentador só vai precisar fazer um ou dois ângulos de caimento da água, ao invés da grelha rotativa tradicional, que precisa de 4 ângulos diferentes.

Calha e Grelha em Inox sendo instalada com parede azul8.Facilidade de limpeza

A limpeza do ralo linear inox Palmetal é muito mais fácil, pois a grelha apesar de ser bem encaixada, pode ser removida e limpa de forma eficaz e simples.

9. A qualidade e resistência do aço inox

As grelhas são feitas com chapa de 2mm (#14) com reforços a cada 500mm para garantir a resistência total a tráfego intenso de veículos e equipamentos pesados.  O aço inox é um material nobre e muito durável, o que a longo prazo promove grande economia. Muitos ralos são feitos de outros materiais, como plástico ou alumínio, que são frágeis e pouco duráveis, fazendo com que a troca seja feita a cada 1 ou 2 anos, em contrapartida o ralo linear inox Palmetal tem tempo de vida imensurável.

 

Várias empresas já adquiriram o ralo linear inox Palmetal, duas delas foram o restaurante Aprazível, localizado no Rio de Janeiro, e a empresa especializada em espaços de banho, Roca. A Gláucia Costa, nutricionista do restaurante nos falou sua opinião sobre o ralo linear: “Ficou muito bom para a gente. O acabamento é ótimo e ela é imperceptível ficando alinhada no mesmo nível do piso.” Veja aqui o post do ralo Palmetal no Aprazível e aqui na empresa Roca.

ralo-linear-palmetal-no-restaurante-aprazivel

Ralo linear Palmetal no restaurante Aprazível, no Rio de Janeiro

 

Para saber mais sobre a As Calhas Inox Palmetal  ou entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso telefone (21) 24816453 ou se preferir, veja nosso catálogo .

 

Cristiane Mesquita
[email protected]
1 Comment
  • Pingback:Benefícios do ralo linear: abandone o ralo comum - Egg43 Studio
    Posted at 15:28h, 11 outubro

    […] tubos que ficam na parte interna dos ralos são interligados, formando um sistema para obter uma boa vedação. Isso vai evitar que o esgoto e seus gases entrem em contato com o ambiente. Os ralos também tem a […]

Post A Comment