O aço inox contribuindo na excelência em qualidade na B. Braun Brasil

A história da B. Braun no Brasil teve início na década de 50, com a fundação do Laboratório Americano S.A., em Niterói. Dr. Abelardo Americano Freire, dono da empresa, entrou em contato com a B. Braun para informar-se a respeito da embalagem plástica para soluções parenterais de grande volume. Em meados de 1960, inicia-se a fabricação das ampolas vazias em plástico “Plas Braun” para soluções injetáveis que aos poucos substituiu a de vidro.

Em 1963, o Laboratório mudou-se para o bairro do Arsenal, em São Gonçalo (RJ), para a instalação de sua primeira fábrica com 1500m² e, cinco anos mais tarde, a companhia alemã adquiriu seu controle acionário, passando a se chamar Laboratórios B. Braun S/A.

Hoje, sob a direção de Neide Kawabata, a empresa prepara-se para atingir uma posição de destaque no Brasil e no Grupo, tornando-se uma referência para a América Latina, com a expansão das unidades na sede fabril de São Gonçalo (RJ) e a construção de um novo armazém logístico em Guaxindiba, São Gonçalo. Os investimentos já promoveram um aumento na produção de 15 para 75 milhões de unidades de Soluções Parenterais de Grande Volume e de 21 para 56 Milhões de Equipos IV Sets. A unidade brasileira possui ainda algumas CAT’s (Centrais de Assistência Técnica) nos principais Estados brasileiros – São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Salvador (BA), Recife (PE), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Além disso, possui uma rede de 30 representantes e mais de 40 distribuidores atuando estrategicamente em todas as regiões do país.

Planta B Braun Brasil em São Gonçalo, RJ.

Planta B. Braun Brasil em São Gonçalo, RJ.

 

Cerca de 5 mil produtos e 120 artigos integram o portfólio da empresa no Brasil, atendendo diversos campos de terapia em quatro divisões de negócio: Hospital Care, voltados para anestesia, medicina intensiva e terapia de infusão; Aesculap, responsável pelo desenvolvimento de produtos para atividades cirúrgicas, tais como ortopedia, coluna, neurocirurgia, endoscopia, suturas, entre outras; OPM (Out-Patient Market) dedicada ao desenvolvimento de produtos e serviços para o tratamento de pacientes no ambiente extra hospitalar, entre elas nutrição enteral, incontinência e controle de infecções; e B. Braun Avitum, líder mundial no desenvolvimento de soluções que garantem alta performance, segurança e economia nas terapias de substituição renal.

Agora que já conhecemos um pouco mais da história desta empresa singular, neste post vamos falar um pouco mais sobre como foi a visita que fizemos a fábrica B. Braun Brasil em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, no dia 10/11/2016.

Com o mesmo propósito de melhorar a vida das pessoas através da busca pela excelência em qualidade, a parceria da Palmetal e a B. Braun Brasil não é de hoje, desde 2007 fornecemos equipamentos em de aço inox principalmente para sua fábrica no Rio de Janeiro. Dentre os produtos estão lixeiras como a lixeira com pedal e a hamper, armários industriais, carros plataforma entre outros.

Apesar dos atuais desafios econômicos enfrentados pelos hospitais, todos os envolvidos neste processo, tanto a equipe médica, a B. Braun e os fornecedores de equipamentos como a Palmetal, têm um objetivo comum: melhorar continuamente as estruturas dos hospitais e clínicas assegurando a máxima segurança ao paciente.

Visitamos a planta onde são fabricados os equipos para infusão.

Terapia de infusão

É difícil imaginar a medicina moderna sem a terapia de infusão.  A frase é recorrente entre médicos e enfermeiros que veem na técnica um importante recurso para a administração de medicamentos, nutrição, soros ou reposição volêmica (reposição do sangue que circula pelo corpo). Considerado procedimento insubstituível e necessário em qualquer tratamento, a terapia infusional é realizada por meio de acessos venosos.

Aproximadamente 90% de todos os pacientes internados passam por algum tipo de tratamento de infusão. E, juntamente com os demais procedimentos médicos, traz consigo riscos tanto para o paciente como para o profissional de saúde e meio ambiente.  Estes riscos infelizmente são difíceis de identificar, já que suas consequências não são facilmente identificadas e são usualmente associadas a outras fontes ou origens.

Para o enfermeiro é fundamental o desenvolvimento do raciocínio clínico para escolher o melhor dispositivo (equipo e demais equipamentos necessários) e as vias de acessos vasculares que garantirão ao paciente receber a terapia prescrita com qualidade e segurança, sem risco de eventos, principalmente aqueles relacionados à infecção da corrente sanguínea.

0081-intrafix-primeline-air-il-bbraun

Equipo B. Braun – Intrafix Primeline Air Il Código 401450P. Registro ANVISA nº: 80136990540.

 

O uso de produtos de qualidade como os equipos B. Braun trazem inúmeros benefícios: economia de tempo durante a preparação cirúrgica, redução de custo e o mais importante: menor risco de contaminação. Há vários tipos de equipos de infusão B. Braun: equipos de infusão gravitacional, equipos de adm. de sangue, equipos gravitacionais com bureta.

Desta maneira, guiados pelo supervisor de manutenção Augusto Silva, visitamos vários setores da produção. O primeiro setor que visitamos foi o chamado D.I.V.A., onde com o suporte do Rafael Arantes, responsável pelo processo, tivemos a oportunidade de ver de perto a montagem automática dos equipos. Ficamos impressionados com tamanha tecnologia e preocupação com a excelência em qualidade. Um sistema de câmeras especiais monitora continuamente o processo identificando minuciosamente qualquer inconformidade, onde os equipos que foram identificados como inconformes são descartados imediatamente em uma das lixeiras hamper Palmetal.

 

lixeiras-hamper-palmetal-na-bbraun-descarte-excelencia em qualidade

Lixeira Hamper Palmetal usada no descarte

 

Neste setor, nos deparamos não apenas com a lixeira hamper, mas com diversos equipamentos Palmetal: lixeiras com pedal, carros plataforma, e armários industriais, as fotos podem ser conferidas abaixo.

Depois daí, conferimos a linha de montagem de embalagem, onde em uma máquina também muito moderna, os equipos são embalados e vedados. O equipo sai desta sala embalado em embalagens do tipo blister, que conta com um papel especial poroso, direto para a esterilização, essa que é feita à gás ou através de radiação gama. Cada um recebe um número de identificação, onde através do relatório de produção, cada detalhe daquele processo é identificado. Neste setor são montados cerca de 35 mil unidades de equipos por dia!

Depois fomos conhecer outros setores de montagem dos produtos B. Braun e também passamos por setores onde processos de transformação como extrusão e injeção são realizados.

Com proposta inovadora, o parque da B. Braun no Brasil foi concebido com base nos conceitos da filosofia Lean. Trata-se de uma prática que permite a otimização dos processos, eliminando desperdícios, trazendo para a empresa resultados diretos na redução dos custos de produção e na rápida resposta para atender à demanda do mercado.

 

armario-industrial-palmetal-qualidade-aco-inox-excelência em qualidade

Armário industrial em aço inox Palmetal

 

carro-plataforma-palmetal-bbraun-aco-inox

Carro em aço inox Palmetal | Modelo Plataforma na B. Braun

 

lixeira-com-pedal-aco-inox-palmetal-bbraun- excelência em qualidade

Lixeira com Pedal Aço Inox Palmetal na B. Braun

O aço inox como material imprescindível

Segundo Rafael, responsável pelo processo de montagem automática dos equipos, o aço inox é imprescindível, não apenas na planta da B. Braun de São Gonçalo, mas também em outras indústrias que fabricam materiais para usos hospitalares: “O aço inox oferece a segurança que necessitamos, diminuindo o risco de contaminação em níveis significativos”.

Sustentabilidade

A estratégia da B. Braun busca um crescimento sustentável, o que significa não só trazer inovações, mas mantê-las de forma duradoura ao longo do tempo. Assim, o uso de equipamentos em aço inox certamente contribui para o aumento da sustentabilidade, além disso, outra grande vantagem do aço inoxidável é a sua capacidade de ser 100 % reciclável, uma vez que as normas ambientais estão cada vez mais rígidas nos dias de hoje. A capacidade de reciclagem é um fator-chave para a avaliação das propriedades ambientais de um determinado material, tendo em vista que os objetos de aço inoxidável nunca se tornam lixo ao final de sua vida útil, pois, separados e recuperados, seus componentes (ferro, cromo, níquel e molibdênio) podem novamente ser adicionados ao forno elétrico para fusão, participando outra vez do processo de fabricação do material. A reciclagem do aço inoxidável não é apenas teoria, mas realidade. Produção e reciclagem não são fases separadas no ciclo de vida do material, ambas fazem parte da mesma etapa.

Segurança

A segurança também é um grande diferencial. A medicina é baseada em confiança, que por sua vez está diretamente ligada a segurança oferecida pelos equipamentos e acessórios utilizados em cada tratamento. Pacientes colocam sua saúde e sua vida nas mãos de médicos, enfermeiras e especialistas, mas, eles não estão sozinhos nesse desafio. A B. Braun também tem como princípio: proteger e melhorar a saúde das pessoas. Isso é o que motiva a atuação de aproximadamente 1400 colaboradores da B. Braun no Brasil e mais de 55 mil no mundo.

Por isso, o uso do aço inox nos setores onde são fabricados os equipos é essencial. Por conter uma superfície não porosa, bactérias e outros microrganismos encontram dificuldade para aderir a superfície, diminuindo a ocorrência de proliferação e a formação de biofilmes. Uma simples limpeza com produtos desinfetantes será suficiente para garantir a eficácia, além disso, como esse material é resistente à corrosão, não enferruja com facilidade proporcionando anos de vida e economia pois evita a substituição de equipamentos.

O aço inox oferece a segurança que necessitamos, diminuindo o risco de contaminação em níveis significativos - Rafael Arantes da B. Braun

 

Ficamos muito satisfeitos em ver de perto a nossa contribuição no processo de produção dos equipos e também de reconhecer a excelência em qualidade desta empresa que faz a diferença na vida de milhares de pessoas!
Aproveitamos aqui para agradecer a atenção e disponibilidade de toda equipe B. Braun Brasil, em especial ao Rafael Arantes, ao Augusto Silva e a Priscilla Nunes.

Nosso muito obrigado!

 

 

Clique no link para saber mais sobre os produtos Palmetal   ,entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso telefone (21) 24816453 .

Cristiane Mesquita
[email protected]
1 Comment
  • Flavio
    Posted at 13:36h, 16 dezembro

    Vocês são uns escrotos, machistas!!

Post A Comment