Treinamento nas empresas. Baixo custo e alto resultado.

O treinamento nas empresas é um tabu. Principalmente para as pequenas e médias empresas que possuem recursos bem mais limitados.

De um lado fica a dúvida do gestor se realmente vale a pena investir tempo e dinheiro em alguém que pode de um dia para o outro sumir.  E caso invista esse dinheiro, qual retorno que isso vai dar?

Do outro lado temos os funcionários que algumas vezes não estão dispostos a investir tempo e algum dinheiro em aprender algo por uma empresa que eles tem dúvida se realmente é uma empresa parceira.

Esse ciclo deve ser quebrado.  E como tudo nesse sentor, quem tem que quebrar é o líder, o gestor da empresa. E como é que o gestor vai fazer a quebra desse gelo?

Que tal mandar o seu funcionario para um MBA na Fundação Don Cabral? Se sua empresa tiver o capital para isso é ótimo. Apenas tome cuidado para fazer um contrato com o seu funcionário. Para seguir as petreas regras da CLT o normal é um contrato de empréstimo que ele vai ter que pagar caso saia antes de 3 anos da sua firma por exemplo. Isso é legal.

Caso sua empresa ainda não tenha chegado no nivel de Fundação Don Cabral nós podemos começar com algo bem mais simples, mas, bastante funcional. O velho e bom livro.

Isso mesmo! O livro! É uma ótima ferramenta para treinamento.

Como procedemos na Palmetal…

As pessoas se reunem e escolhem um tema que seja de grande importância para a empresa. Cada um dá sua idéia e normalmente o gestor fica com a palavra final se não houver um consenso forte.

Alguns exemplos de tema muito importantes são: Finanças, marketing, logística, atendimento ao cliente, estratégia, biografias de sucesso, gestão do conhecimento, etc.

Após escolhido o tema na semana seguinte todos procuram livros sobre esse tema, e em um nova reunião o livro é selecionado.

Normalmente damos um prazo de dois meses para as pessoas lerem e depois escrever um relatório de no máximo duas páginas enumerando as coisas boas naquele livro que a Palmetal ainda não aplica e como vamos fazer para aplicá-las.

O melhor relatório ganha um prêmio em dinheiro.

Depois disso todas as idéias são compiladas e inseridas na nossa intranet e uma sequência de ações são enumeradas para nós alçarmos voo a esse novo patamar.

Já lemos os seguintes livros: Estratégia do Oceano Azul, As cinco perguntas essenciais, Google Marketing e agora Bússola . O setor de TI recentemente entrou nesse processo e o primeiro livro a ser lido é o Extreme Programming

O Oceâno Azul e o Google Marketing foram fundamentais. O primeiro é genial.  O segundo e extremista, tendencioso, peca pelo excesso de propaganda, mas, mesmo assim é muito bom. Muito bom mesmo! Esses dois são indispensáveis.

Implementar é fundamental!

Depois da leitura é indispensável a disciplina para implementar o relatório final. So a leitura vai ter pouca utilidade. Então é necessário o comprometimento do gestor nesse caso.

Quanto mais comprometimento e velocidade na implementação, mais dinheiro no caixa. É diretamente proporcional

Acha que esse treinamento é pouco?

Não é não! O resultado é excelente! As pessoas ficam motivadas e motivação reduz a rotatividade.

Fora que…

Uma das vantagens de ser uma pequena empresa é que é muito fácil ganhar mercado. Voce consegue aumentar seu faturamento em 30% e ninguém irá te notar. Se a GE aumentar o seu faturamento em 30% o mundo vira de cabeça para baixo.

Logo, você não precisa de mega treinamentos para começar, precisa so treinar mais do que os seus concorrentes. E no geral eles treinam quase zero.

Garanto que depois de uns cinco livros você vai dar um salto na frente dos seus concorrentes.

Um treinamento desses de livro varia entre uns 500, e 2000, reais dependendo da empresa. O retorno é na casa de 3 x 1 no prazo de dois anos no máximo. Ou seja, um grande investimento.

PS: O cálculo do retorno e um chute nosso mesmo.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Enviar Comentário