Transporte Publico na Australia

Se tem algo na Australia que podemos dizer que e completamente diferente do Brasil, esse algo e o transporte publico. Em primeiro lugar, voce nao vai encontrar um monte de onibus pela cidade, tumultuando o transito e parando em qualquer lugar. E nem vai encontrar um oninus lotado, com pessoas saindo, praticamente, pela janela.

O transporte publico daqui, especificamente de Gold Coast, e um verdadeiro exemplo a ser seguido. Os pontos ficam estrategicamente localizados em lugares especificos e importantes. No inicio eu estranhei muito e confesso que senti saudades daquelas latas velhas do Brasil. A minha maior irritacao era com a pouca flexibilidade, pois nao adianta que voce nao vai encontrar transporte pra qualquer lugar a qualquer hora. Eles so passam nas principais vias e, dependendo do lugar que voce quer ir, voce vai ter que andar e andar muito.

Mas depois fui me adaptando e vendo os beneficios dessa estrutura. Aqui nao da pra sair de casa a qualquer hora, ir para o ponto e pegar um onibus para seu destino. Como tudo na vida dos australianos, voce precisa ser pontual e, ate pra sair de casa, e preciso planejamento. Eu tive que me acostumar com isso. A seguir os horarios dos onibus e me planejar para estar no ponto naquele exato momento.

Perto da minha casa por exemplo, o onibus passa em determinadas horas  e quando vi os horarios no ponto juro que nao acreditei. 4:32, 8:29h e por ai vai. Como assim? Numero quebrado? Me deu ate vontade de rir. Mas o mais impressionante e que isso funciona. Se esta marcado para as 8:29h, como um passe de magica ele aparece diante de voce naquele momento. Ate hoje, ainda fico com cara de boba em ver como funciona bem. Eu sempre fico desafiando, olhando para o relogio: hoje ele vai atrasar um minuto. Mas eles sempre me surpreendem.

E, se por um acaso ele se adiantar, ou porque tem poucos passageiros ou porque o transito esta melhor do que o normal, o motorista simplesmente para num determinado ponto, pede desculpas aos passageiros e ficando esperando a hora exata para sair. Uma atitude dessa no Brasil seria impensavel.

E pra completar, todos os onibus sao novos, com ar condicionado e com motoristas educados e prestativos. Um grande exemplo para o Brasil.

Aline Campista
[email protected]
No Comments

Post A Comment