Loja fechada com portas vermelhas para alugar

Sua empresa ainda funciona? Você é um ninja

Se a sua empresa ainda funciona você é um ninja. É um ninja sortudo ainda por cima.

Existem empresas ganhando dinheiro no Brasil de hoje? Certamente sim, mas, são as exceções e estão ganhando mais pela sorte do que por qualquer outro motivo.

O governo federal brasileiro é o Titanic. Uma barco imensamente grande, pouco manobrável e que está afundando bem rápido.

Evolução da dívida pública brasileira
Total da dívida que o povo, você inclusive, vai ter que pagar
A partir de 2015 o governo passou a gastar muito mais do que arrecada

Basta olhar os gráficos acima para tirar a conclusão óbvia. Nenhuma pessoa, ou empresa funciona fazendo dívida como faz o governo.

A União somente não quebrou ainda porque ela tem uma série de prerrogativas que você como empresa ou pessoa física não possuem.

Essas prerrogativas são a capacidade de se endividar quase sem limite. A capacidade de imprimir dinheiro. A capacidade de obrigar as pessoas a pagar mais imposto mesmo que elas não queiram.

Além disso tudo acima o governo arrecada muito dinheiro e ele mesmo não paga imposto nenhum.

Para completar os processos judiciais contra o Estado funcionam de uma maneira completamente diferente dos que são movidos contra a sua empresa. O Estado paga as derrotas jurídicas através de precatórios e ele paga precatórios quando ele resolver pagar.

Se o Estado estivesse submetido a metade das coisas que a sua empresa está submetida ele já teria quebrado há muito tempo.

Então temos que te dar os parabéns por estar operando em um país tão corrosivo ao empreendedor. Corrosivo pelo lado do Estado e corrosivo por boa parte da população que a espoliação das empresas restantes como a única saída para a crise.

A questão do emprego

Isso se reverte para a face mais real do emprego no Brasil. Desde 2014 o número de carteiras de trabalho caiu para nunca mais subir. Ná época haviam 37 milhões e hoje são 33 milhões.

Ninguém mais quer empregar ninguém, pois, uma pilha enorme de riscos envolvidos na contratação contra uma possibilidade remota de aquela pessoa gerar algum retorno financeiro.

Ou seja…. Em 99% dos casos é melhor não contratar ninguém.

A consequência disso é que o número de empregos informais foram para as alturas e além. O que você mais vê em todas as capitais é: uber, quentinha, prostituição, casa de massagem, pedintes, youtuber, coach, etc.

Todas as coisas em que a pessoa pode trabalhar sozinha com o mínimo de vínculos com qualquer empresa.

E se as pessoas não trabalham em um coletivo empresarial não existe como inovar e gerar riquezas em grande escala. O desenvolvimento de um país vem das indústrias, dos serviços de ponta, da capacidade de fazer comércio exterior.

Não vamos conseguir nada disso acima com um país cheio de Uber, massagistas e life coachs.

Em seis meses de novo governo nada mudou

Você pode ter ou não votado no atual governo, mas, uma coisa é fato: Nada mudou em 2019.

As previsões para crescimento do PIB continuam caindo sem parar e agora já está abaixo de 1% e nesse ritmo deve fechar o ano em torno de 0,5%.

O ambiente para empreender continua inóspito e toda a burocracia criada nos governos anteriores permanecem no geral intactas.

A reforma da previdência não vai mudar nada no curto prazo

Hoje é 3 de julho de 2019 e o recesso do congresso começa dia 18 de julho. Será que vai ser aprovada? Se for quando vai ser?

Vamos ser otimistas e dizer que em início de setembro ela estará aprovada.

O que isso significa na prática é que a partir daí a dívida do governo, que cresce na casa de 600 bilhões ao ano, vai começar a crescer mais devagar.

Significa somente isso e nada a mais que isso. O Brasil vai continuar no caminho da falência só que em um ritmo menos acelerado.

Se fala que com a reforma da previdência muita gente vai querer vir investir no Brasil, mas, não é bem assim. Lá for não tem ninguém com um dedo no botão só esperando para injetar dinheiro aqui assim que essa reforma for aprovada.

E o Brasil tem a tradição de ser completamente irresponsável com os investimentos externos. Vide o que ocorreu agora no Mato Grosso onde o governo da noite para o dia subiu um monte de impostos.

Imediatamente um grupo americano abortou o investimento de 5 bilhões de reais no estado e no país.

A reforma da previdência pode trazer novos investimentos? Pode! Mas não é nenhuma panaceia.

A reforma tributária vai salvar o Brasil?

Já se fala em reforma tributária há décadas, mas, nunca nenhum governo ou entidade empresarial quis fazer isso de verdade.

Vamos dizer que dessa vez queiram.

A reforma da previdência, se sair, vai levar uns 8 a 10 meses para acontecer. Com isso em mente quanto tempo vai levar a tributária?

Lá pelo final do ano que vem? Sua empresa vai resistir até lá?

E mesmo que essa tal reforma tributária saia os tecnocratas de Brasília estão falando em 10 anos de tempo de migração.

Se você não sabe se a sua empresa vai existir ano que vem imagina daqui a 10 anos. Você não sabe nem se você vai estar na terra daqui a 10 anos.

E o mais grave de tudo é que essa reforma tributária não preve nenhuma redução de impostos. Você vai continuar trabalhando seis meses por ano para sustentar o governo. A única diferença e que as empresas vão jogar fora menos dinheiro para cumprir a burocracia estatal.

A reforma tributária vai levar 10 anos para acontecer e não há previsão de reduzir a carga tributária.

Políticos brigam, empresários assistem e o barco afunda

Nós costumávamos a colocar toda a culpa nos políticos, mas, de um tempo para cá conversamos com vários empresários em eventos pelo Brasil.

A grande maioria, quase todos na verdade, são o chamado “gado”. Aceita qualquer coisa que vier do governo e o máximo que faz é uma reclamação na rede social.

Como os gestores são inertes ou corruptos vão para Brasília uma grande massa, com raras exceções, de gente despreparada para mudar o país. Os políticos em geral estão lá para defender o seu grupo e não para olhar o Brasil.

Exemplo… Deputado Fulaninho representa a categoria X. Vou dar um jeito se ser obrigatório para todo estabelecimento ter o profissional X. Ou vou abrir um concurso para tantos Xs. Ou vou regulamentar a profissão e estabelecer um salário mínimo.

Em qualquer uma das hipóteses vai haver uma vítima que ter que pagar algum valor de forma direta ou indireta para esse grupo X defendido pelo Deputado Fulaninho.

São ao total 513 deputados e 81 senadores que ficam o dia inteiro sem fazer nada exceto defender os interesses de grupinhos. É gente demais, ociosa demais por tempo demais. Isso não tem nenhuma chance de dar certo. E realmente não dá.

Tanto não dá certo que de 1988 para cá o Brasil criou 5,4 milhões de normas, leis, portarias, decretos, etc. São 2 regras por hora em cada dia útil nos últimos 31 anos.

O que essa montanha de cagação de regras fez foi nos tornar um país extremamente pobre, corrupto e burocrático.

Um movimento novo que pretende mudar o Brasil

Existe uma solução para o Brasil e acreditamos que se trata do Movimento Combustível Sem Imposto.

Ele ataca as raízes do problema brasileiro como a alta carga tributária, a burocracia e o gasto público. Tudo de forma direta o objetiva.

E melhora ainda… Gera retorno imediato para a população através do fim do imposto no combustível, o que vai fazer o preço da passagem da comida e do transporte em geral cair.

Vai ser o maior programa social e de geração de empregos de forma sustentável que o Brasil já viu. Você pode fazer parte dele.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Post A Comment