ralo sifonado em aço inox para laboratórios no fundo branco

Ralo para centro cirúrgico e utis hospitalares

O ralo para centro cirúrgico e demais setores críticos nos hospitais é um ponto chave na segurança biológica das unidades de saúde devido a sua conexão a rede de esgoto. A escolha do equipamento ideal é muito importante para reduzir infeccção hospitalar.

Segundo o Ministério da Saúde, Anvisa:

Drenos e ralos costumam trazer problemas aos hospitais. O seu transbordamento pode levar agentes patogênicos a aflorar e a contaminar os pisos alagados. Cabe à Arquitetura Manutenção-Preditiva introduzir técnicas de instalação que previnam esta onipresente ameaça. A causa básica reside na consagrada ligação do ralo à rede de esgotos; a ocorrência de obstrução à jusante, obriga o efluente, provindo de montante, a pressionar o selo de água do ralo, que em consequência reflue.

Visando proteção contra extravasamentos, os autores criaram os sistemas de “ralo crítico”, “semi-crítico” e “não-crítico”.

O “ralo crítico” destina-se a servir a áreas críticas, como: área de Escovação de Centro Cirúrgico e Obstétrico, Câmara Frigorífica, Cozinha, Laboratório, Banco de Sangue e outros.

A característica principal do “ralo crítico” é encontrar-se desvinculado de outras ligações, e principalmente de linha de esgoto; de tal forma a nunca poder refluir. O “ralo crítico” é servido por “duto exclusivo”, direto e sem receber nenhuma outra contribuição de qualquer outro aparelho; o “duto exclusivo” descarrega a água servida, coletada pelo ralo crítico, na rede principal de esgotos, através de conexão indireta; o duto exclusivo termina em sifão, o qual defronta-se com o sifão receptor, conectado ao duto da rede de esgotos; um “hiato de ar” vertical separa um sifão do outro. Em caso de transbordamento do sifão coletor, o efluente, provindo da rede de esgotos, não tem possibilidade de alcançar ou penetrar no “duto exclusivo”.

“Ralos semi-critícos” são os ralos (mais que um) conectados a um mesmo “duto semi-exclusivo”, sifonado na extremidade e desaguando no sifão coletor, através de hiato de ar a exemplo do ralo crítico.

Os “ralos não críticos” são os ralos convencionais, ligados diretamente à rede de esgoto, e portanto, não protegidos contra eventual extravasamento.

 

Solução específica em ralo para centro cirúrgico

Nem todos os hospitais possuem um rede de esgoto exclusiva para pontos críticos como os centro cirúrgicos, cozinhas, laboratórios, bancos de sangue, etc.

E mesmo os que dispõe dessa rede específica precisam de uma solução mais avançada para garantir a segurança dos seus pacientes e funcionários, pois, um ralo comum, mesmo que ligado em um esgotamento exclusivo, será uma fonte de contaminantes, uma vez que é totalmente inviável a desinfecção tanto do ralo como dos tubos de esgoto.

A Palmetal possui uma longa experiência no fornecimento de móveis e outros produtos em aço inox para a indústria farmacêutica que possui um ambiente chamado Sala Limpa. Tais Salas Limpas exigem um grau de limpeza muito similar a centro cirúrgicos, unidades de tratamento intensivo e demais ambientes críticos de um hospital.

Para atender a necessidade de ambos os setores a Palmetal desenvolveu uma solução perfeita no tema ralo para centro cirúrgico, o Ralo Palmetal | Modelo RT que já se encontra operando com sucesso em grandes laboratórios multinacionais.

O segredo desse produto é a sua confecção minuciosa que combina o laser com a usinagem de precisão, isso garante que o seu ambiente fique isolado hermeticamente do sistema de esgoto.

 

Como funciona o ralo hospitalar

Normalmente os ralos funcionam abertos e em caso de eventualidade eles são lacrados. Esse mecanismo de fechamento, que moralmente se chama grelha rotativa, apesar de prático, veda o esgoto de forma parcial, e, devido a seu formato, impede uma perfeita limpeza do equipamento. No caso do ralo para centro cirúrgico Modelo RT o princípio é o inverso, pois, o ralo fica o tempo todo fechado e sua abertura ocorre somente em caso de necessidade. Essa filosofia, apesar de ser um pouco mais trabalhosa para abrir, leva uma enorme vantagem quando o quesito é evitar a contaminação do centro cirúrgico ou de algum outro espaço crítico no ambiente de saúde.

 

Ralo em inox sifonado para centros cirúrgicos de hospitais. Foto com a tampa no fundo brancoRalo em inox sifonado para centros cirúrgicos de hospitais. Foto com a tampa no fundo branco

Ralo fechado

Na foto acima temos uma imagem superior do Ralo Palmetal | Modelo RT com o seu parafuso central. Em caso de solicitação do cliente podemos enviar esse produto com um parafuso anti-furto. Caso seja necessário uma instalação com nenhum tipo de porosidade os pequenos espaços do ralo podem ser vedados com silicone para laboratório.

Ralo em inox sifonado para centros cirúrgicos de hospitais. Foto sem a tampa no fundo branco

Ralo em inox sifonado para centros cirúrgicos de hospitais. Foto sem a tampa no fundo branco

 

Ralo aberto

Na foto acima temos uma imagem superior do Ralo Palmetal | Modelo RT sem a tampa superior e com o sistema de sifonamento posicionado. Essa é a imagem vista ao se retirar a tampa do ralo e dessa forma ele está com o sistema de sifonamento ativo, evitando que qualquer odor forte retorne ao ambiente.

ralo para centro cirúrgico e hospitais em inox corte e instalação

ralo para centro cirúrgico e hospitais em inox corte e instalacao

 

 

 

 

Vista em corte do ralo instalado

Na imagem acima podemos ver como funciona o sistema hidráulico do ralo em uma instalação hospitalar típica. Em azul claro o lacre hidráulico e na parte de cima o oring em contato com a tampa para garantir a perfeita vedação do ambiente.

Ralo para centro cirúrgico hospitalar em aço inox explodido

Ralo para centro cirúrgico hospitalar em aço inox explodido

Vista do ralo explodida

Na imagem acima podemos ver toda a elegância do mecanismo do Ralo Palmetal | Modelo RT e os seus cinco componentes da esquerda para a direita: 1 corpo principal, oring de vedação, mecanismo de sifonamento, tampa, parafuso.

 

Benefícios de usar um ralo específico para hospitais

Existem muitos benefícios em optar por um produto apropriado para unidades de saúde e dentro dos principais podemos listar:

  1. Redução do risco de infecção hospitalar: Ralos comuns são uma notória fonte de contaminação. Com os ralos próprios para centro cirúrgicos esse risco é mitigado.
  2. Facilidade de limpeza do ralo: um ralo comum é praticamente inviável de ser limpo de forma adequada, já no Modelo RT essa tarefa é rápida e eficaz.
  3. Facilidade de limpeza do ambiente: se o seu espaço não dispõe de nenhum sistema de esgotamento uma lavagem completa do piso se torna uma tarefa muito complicada. Por outro lado se você possui um ralo a lavagem se torna algo acessível que pode ser feito de forma rotineira para garantir que o ambiente esteja sempre livre de patógenos.
  4. Estética: Além da funcionalidade a beleza do ambiente é fundamental para o funcionamento de uma unidade de saúde de ponta e nesse quesito o ralo inox da Palmetal tem a primazia.
  5. Durabilidade: A Palmetal oferece dez anos de garantia no Modelo RT. Estamos comprometidos com o retorno do seu investimento.
  6. Legislação: Como a legislação brasileira é sempre muito complexa dando margem a uma série de interpretações contraditórias o uso de um produto específico para hospitais evita qualquer tipo de atrito com questões legais.
  7. Segurança: Em caso de um vazamento ou despejo de grande quantidade de líquidos o ambiente vai dispor de um mecanismo para um rápido esgotamento dos fluidos.

Ralo em aço inox para hospitais centro cirurgicos e utis imagem dele completo fechado

Baixe os nossos catálogos hospitalar e de ralos

Caso queira saber mais detalhes sobre nossas soluções hospitalares nós possuímos um  catálogo em pdf bem completo de móveis em aço inox. Se quiser baixar o catálogo específico de  ralos em aço inox clique nesse link aqui.

 

Arquivos para Revit e Sketchup

Agora você pode adicionar os nossos móveis no seu projeto 3D seja ele Revit, Archicad ou Sketchup. Nossa equipe está regularmente adicionando novos produtos ao 3D Warehouse, onde você pode facilmente visualizar e fazer o download da nossa linha de produtos, inclusive as mesas em aço inox. Para baixar produtos da linha Palmetal clique aqui. Para baixar produtos da linha Alezzia clique aqui.

 

Clique no link saber mais sobre o Ralo Palmetal | Modelo RT  ou entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso telefone (21) 24816453 . Ou ainda se preferir baixe o nosso catálogo 

Alezzia
[email protected]

Indústria de móveis de aço inox com sede no Rio de Janeiro

No Comments

Post A Comment