Para que serve o Expurgo Hospitalar?

Antes de falarmos sobre o expurgo hospitalar, vamos lembrar da mãe da enfermagem:

“Embora pareça estranho, é importante estabelecer que a primeira condição para o funcionamento de um hospital é que ele não cause nenhum mal ao doente” – Florence Nightingale.

Essa famosa frase da reconhecida enfermeira inglesa foca na importância da biossegurança hospitalar nos cuidados com os pacientes. Ao pé da letra, biossegurança, é um conjunto de medidas que são aplicadas na prevenção, eliminação ou diminuição de riscos relacionados às atividades de produção, ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a qualidade dos trabalhos realizados ou a saúde dos animais, meio ambiente e do homem.

A biossegurança hospitalar funciona com a aplicação de medidas que podem ser simples, como conscientizar os profissionais sobre higienização e técnicas assépticas, ou a implementação de equipamentos eficientes para descarte de resíduos como o expurgo hospitalar.

O expurgo hospitalar funciona como um equipamento para despejo de sangue, secreções,  líquidos provenientes de cirurgias ou materiais que oferecem algum tipo de risco.

Expurgo Hospitalar em Aço Inox Palmetal

expurgo-sifao-aco-inox-hospitalar

Expurgo com sifão e Lavabo em aço inox Palmetal

Resíduos hospitalares e a biossegurança

Os resíduos hospitalares ou de serviços de saúde são aqueles provenientes do atendimento a pacientes ou de qualquer estabelecimento de saúde ou unidade que execute atividades de natureza de atendimento médico, tanto para seres humanos quanto para animais. Esses tipos de resíduos também podem ser encontrados em locais como centros de pesquisa e laboratórios.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar gerado – da origem ao destino (aterramento, radiação e incineração). Estas regras atingem hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde. O objetivo da medida é evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes que atinjam profissionais que trabalham diretamente nos processos de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação desses resíduos.

 De acordo com a norma, todo o material especificado como lixo hospitalar deve ser devidamente condicionado em embalagens específicas para a sua destinação correta, e classificado da seguinte forma:

Resíduos especiais – Abrange os materiais farmacêuticos, químicos e radioativos;

Resíduos comuns ou gerais – São materiais oriundos de áreas administrativas, como sucatas, embalagens reaproveitáveis, resíduos alimentares, etc.;

Resíduos infecciosos – Compreendem os materiais que contenham sangue humano, materiais perfurocortantes, resíduos de diagnósticos, biopsias e amputações, resíduos de tratamentos como sondas, drenos e gazes, material patológico, dentre outros.

De acordo com um estudo feito pelo Hospital Albert Einstein, o maior risco ambiental a partir dos resíduos hospitalares é representado pelo chamado lixo infeccioso. Caracteriza-se pela presença de agentes biológicos como sangue e derivados, secreções e excreções humanas, tecidos, partes de órgãos, peças anatômicas; além de resíduos de laboratórios de análises e de microbiologia, de áreas de isolamento, de terapias intensivas, de unidades de internação, assim como materiais perfurocortantes.

Uma vez que esses materiais entrem em contato com o solo ou a água, podem causar sérias contaminações no ambiente e causar danos à vegetação. Também podem haver sérios problemas caso esses materiais contaminados entrem em contato com rios, lagos ou até mesmo com lençóis freáticos, pois dessa forma a contaminação irá se espalhar com maior facilidade, prejudicando qualquer ser vivo que entrar em contato com essa água.

Desta maneira, o expurgo hospitalar por ser um equipamento voltado para descarte de resíduos infecciosos é de suma importância em hospitais.

A importância do aço inox no expurgo

Por conter uma superfície não porosa, bactérias e outros microrganismos encontram dificuldade de serem de aderir a superfície diminuindo a ocorrência de proliferação e a formação de biofilmes. Além disso,  como esse material é resistente à corrosão, não enferruja com facilidade proporcionando anos de vida e economia pois evita a substituição de equipamentos.

  • Risco de contaminação diminuída em comparação com outros materiais
  • Mantém baixa taxa de oxidação
  • Alta resistência à corrosão
  • Ambientalmente amigável: 100 % reciclável e design sustentável
  • Mantém propriedades antibacterianas comprovadas cientificamente
  • Não é magnético, sendo perfeito para salas de operações
  • Tem alta resistência ao calor
  • Mantém sua forma por muitos anos
  • Higiênico e fácil de limpar
  • Superfície não porosa: prevenção da adesão de agentes patogénicos
  • Requer menos manutenção, economizando dinheiro no orçamento hospital

 

Para saber a opinião de um profissional da área, falamos com a Renata Fonseca, da RAF Arquitetura. A RAF foi fundada em 1989 e nesses mais de vinte anos vem se destacando pela sua criatividade, inovação e posicionamento empresarial, na busca por uma arquitetura de vanguarda e design qualificado sempre trabalhando principalmente focado no usuário do espaço projetado. A RAF tem em seu portfólio vários projetos para hospitais, e especifica os expurgos Palmetal com frequência. Confira a entrevista.

Qual a importância da escolha do aço inox na especificação do expurgo hospitalar? 

Em um expurgo hospitalar a facilidade da limpeza das superfícies é extremamente importante. Por se tratar de uma área com alto risco de contaminação, a escolha de superfície lisa, limpável e de fácil manutenção é fundamental, o aço inox é portanto protagonista destas áreas pois além de atender a todas essas características também é resistente a manchas.

Quais são os diferenciais dos expurgos Palmetal?

Sempre especificamos os expurgos Palmetal, sempre atendem as necessidades dos vários clientes e níveis de complexidade que cada um deles solicita. São compactos e atendem bem aos ambientes que normalmente possuem dimensões restritas e conseguem dividir em uma mesma bancada lugar com uma cuba comum de lavagem.

O que um expurgo deve ter para que oferece o mínimo índice de contaminação?

Importante que o expurgo preveja tampa com boa vedação para que na hora da descarga dos dejetos não haja dispersão de nenhum agente de contaminação pelo ar.

O uso do sifão Palmetal é um diferencial?

O sifão tem o objetivo de bloquear os odores provenientes do esgoto e retém os sólidos que eventualmente caiam no expurgo. Para o correto funcionamento do expurgo torna-se importante que utilizemos o produto em seu potencial máximo. O sifão, próprio para o expurgo é um diferencial importante na hora da retenção de sólidos para que não caiam na rede de esgoto e previne o aparecimento de odores desagradáveis.

 

Modelos de Expurgo Palmetal

Existem vários tipos de expurgo Palmetal, cada um com suas especificidades e voltados para diferentes aplicações. Mas todos eles são baseados na norma regulamentendora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Além disso, podem ser acionados através de um rabicho ou válvula de descarga com acionamento rápido, a qual pode ser adquirida separadamente, assim como o sifão.

EXPURGO PALMETAL – MODELO AM

O Expurgo Palmetal | Modelo AM é projetado para ser fixado em paredes através de mãos francesas, geralmente em salas onde há manipulação de alto volume de dejetos. Por ser fixado em paredes, este modelo é simples, prático e garante maior segurança, pois, evita que caia respingos de dejetos nas cubas ou nas bancadas, fato que dificulta a higienização.

Esse expurgo possui frontispício ( superfície de inox que evita respingos), borda dágua, uma tampa e uma grade que são removíveis na parte superior para retenção de dejetos maiores.

EXPURGO PALMETAL – MODELO AP

expurgo hospitalar em aço inox

O Expurgo Palmetal | Modelo AP possui pés com sapatas reguláveis e é projetado para locais onde não é permitido furar a parede e onde há manipulação de alto volume de dejetos.

Este modelo foi desenvolvido para locais que não possuem bancadas ou não é possível fixar objetos na parede,  analogamente aos outros, possui frontispício, borda d água, uma tampa e um grade que são removíveis na parte superior para retenção de dejetos maiores.

EXPURGO PALMETAL – MODELO AS

expurgo hospitalar as

O Expurgo Palmetal | Modelo AS é projetado para ser aplicado em bancadas e onde há manipulação de alto volume de dejetos. O modelo possui uma bacia grande e profunda evitando respingos de dejetos indesejáveis que dificultam e atrapalham a higienização. Este expurgo foi desenvolvido para ser aplicado em bancadas que auxiliam na recepção e no manuseio de materiais contaminados e otimizam o trabalho do usuário.

O produto possui uma tampa e grade removíveis na parte superior, para retenção de dejetos maiores.

EXPURGO PALMETAL – MODELO BM

expurgo hospitalar palmetal bm

O Expurgo Palmetal | Modelo BM é projetado para ser fixado em paredes de salas onde há manipulação de volume mediano de dejetos.
Por ser fixado em paredes este modelo é simples, prático e garante maior segurança que o modelo de sobrepor em bancadas pois evita que caia respingos de dejetos nas cubas ou nas bancadas de granito por exemplo, dificultando a higienização. Além disso, por ser cônico e não possuir cantos vivos, este modelo pode ser facilmente higienizado e oferece mais segurança.

Este modelo foi desenvolvido para ser fixado em paredes, através de mãos francesas, possui frontispício, borda d água, uma tampa e um grade que são removíveis na parte superior para retenção de dejetos maiores.

EXPURGO PALMETAL – MODELO BP

expurgo-hospitalar-palmetal-bp

Expurgo Palmetal | Modelo BP

O Expurgo Palmetal | Modelo BP possui pés com sapatas reguláveis e é projetado para locais onde não é permitido furar a parede e onde há manipulação de volume mediano de dejetos. Este modelo foi desenvolvido para locais que não possuem bancadas ou não podem fixar objetos na parede, possui frontispício, borda d água, uma tampa e um grade que são removíveis na parte superior para retenção de dejetos maiores.

EXPURGO PALMETAL – MODELO BS

 

O Expurgo Palmetal | Modelo ES é indicado para ser aplicado em bancadas situadas em locais onde há manipulação de volume mediano de dejetos.  Este modelo foi desenvolvido para ser aplicado em bancadas que auxiliam na recepção e no manuseio de materiais contaminados e otimizam o trabalho do usuário. O produto possui uma tampa e grade removíveis na parte superior, para retenção de dejetos maiores.

EXPURGO PALMETAL – MODELO EM

 

O Expurgo Palmetal | Modelo EM é projetado para ser fixado em paredes de salas pequenas onde há manipulação de baixo volume de dejetos como por exemplo em enfermarias pequenas, clínicas odontológicas entre outros.

Este modelo foi desenvolvido para ser fixado em paredes, através de mãos francesas, possui frontispício, borda d água, uma tampa e um grade que são removíveis na parte superior para retenção de dejetos maiores.

EXPURGO PALMETAL – MODELO EP

 

O Expurgo Palmetal | Modelo EP possui pés com sapatas reguláveis e é projetado para locais onde não é permitido furar a parede e onde há manipulação de baixo volume de dejetos como por exemplo em enfermarias pequenas, clínicas odontológicas entre outros.

EXPURGO PALMETAL – MODELO ES

O Expurgo Palmetal | Modelo ES é indicado para ser aplicado em bancadas situadas em locais pequenos e onde há manipulação de baixo volume de dejetos, como por exemplo em enfermarias pequenas, clínicas odontológicas entre outros.

Este modelo foi desenvolvido para ser aplicado em bancadas que auxiliam na recepção e no manuseio de materiais contaminados e otimizam o trabalho do usuário. O produto possui uma tampa e grade removíveis na parte superior, para retenção de dejetos maiores.

 

Sifão Palmetal

Um grande diferencial do expurgo Palmetal é a possibilidade de adquirir separadamente o sifão, também feito todo em aço inox. O sifão é uma peça muito importante através de seu design inovador, bloqueia os odores provenientes do esgoto e retém os sólidos que eventualmente caiam no expurgo.

 

Sucesso de vendas

O expurgo em aço inox é um dos produtos mais antigos da Palmetal,  é um verdadeiro sucesso de vendas Palmetal, desde o ano que foi lançado, é um dos produtos mais vendidos. Ele foi criado há anos atrás através da solicitação de um cliente, e depois disso com ciência da necessidade dos hospitais, vários outros  modelos deste produto foram desenvolvidos.

Afim de atingir a excelência, oferecer a melhor experiência ao nosso cliente e elevar o padrão de qualidade , em 2015 não apenas o projeto do expurgo foi atualizado, mas também o manual de fabricação,  o manual de instalação e o render .

No livro “Notas sobre enfermagem“, de 1859, Florence descreve efeitos fatais produzidos pelas emanações de excretas e resíduos possivelmente contaminados e afirma este ser um assunto que deve ser falado, pois oferece muitos riscos ao paciente e também à equipe médica. No livro,  questões muito específicas como a falta de tampas nos utensílios sanitários, falta de um local adequado e seguro para despejo de resíduos são retratados.  No mesmo livro a autora relata que os bons hospitais da época já proibiam a permanência destes dejetos no quarto do paciente e ainda descreve o que seria o ideal, talvez um projeto inicial, do que é o atual expurgo hospitalar.

Hoje em dia, o expurgo é equipamento obrigatório, e os expurgos Palmetal por serem em aço inox de qualidade e possuírem um design diferenciado, preenchem todos os requisitos para que a segurança seja prevalecida nesses ambientes onde afinal a vida de milhares de pessoas está em jogo.

Catálogo Hospitalar completo

Para conhecer outros produtos de aço inox para o setor hospitalar baixe o nosso catálogo completo que está cheio de lançamentos.

 

Para saber mais sobre os Expurgos Palmetal ou entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso telefone (21) 24816453 ou se preferir, veja nosso catálogo .

Cristiane Mesquita
[email protected]
No Comments

Post A Comment