moveis com certificacao ambiental em aço inox

Produtos Palmetal correspondem aos critérios para obtenção de certificação LEED

Muitas empresas têm enfrentado dificuldades em  passar  para os seus fornecedores e consumidores como é aplicada a sustentabilidade dos seus produtos. Na tentativa de demonstrar ganhos ambientais, as instituições acabam se utilizando de uma prática chamada greenwashing, é uma ação que empresas realizam para “maquiar” os seus produtos e tentar passar a idéia de que eles são ambientalmente corretos. Assim, termos e expressões como “eco”, “ecológico”, “menos poluente” e “sustentável” começam a aparecer nas embalagens e rótulos de diversos produtos, na tentativa de indicar que as empresas são ambientalmente responsáveis, quando não são. Essa prática visa enganar o consumidor ao fazê-lo pensar que a empresa realmente  tem interesse na preservação ambiental ou na aplicação da sustentabilidade. Para evitar o greenwashing, foi desenvolvida a Declaração Ambiental de Produto – DAP (em inglês, Environmental Product Declaration – EPD), que é um documento que quantifica os impactos ambientais e fornece informações sobre a composição do material e seu ciclo de vida.

Esse documento é imprescindível para qualquer empreendimento que busque uma certificação ambiental internacional. Existem diversas certificações, porém as mais conhecidas e utilizadas no Brasil são o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) ,desenvolvido nos Estados Unidos e a AQUA (Alta Qualidade Ambiental), que é uma certificação brasileira baseada na francesa HQE (Haute Qualité Environnemetale). Apesar das diferentes metodologias e estratégias empregadas nos sistemas de certificação internacional, existe uma série de indicadores comuns que se aplicam a elas. Um desses indicadores é a utilização de materiais que possuam conteúdo reciclado e regional em sua composição. Ao consumir produtos que possuem conteúdo reciclado, estimula-se a preocupação das empresas em agregar a reciclagem em sua cadeia produtiva. Além do conteúdo reciclado, outro aspecto importante é o conteúdo regional do produto que também é uma parte estratégica desta certificação tendo em vista que os custos de transporte diminuem e, conseqüentemente, o consumo de combustível e a poluição gerada também.

A Palmetal  é uma empresa que leva a sério a preservação do meio ambiente e a transparência com os clientes. Nossos produtos tem como matéria prima principal o aço inoxidável, que é um dos materias que menos afeta o meio ambiente e nunca se transformam em lixo ao final de sua vida útil. Eles são sistematicamente separados para o processo de reciclagem, podendo ter, em média, até 60% de conteúdo reciclado incorporados nos mesmos.

Estamos familiarizados com estes sistemas de certificação internacional e possuímos todas as declarações ambientais dos nossos produtos, facilitando o trabalho do cliente que está interessado em obter produtos certificados e garantindo que ao comprar nosso produto, terá as condições de atender aos critérios dos órgãos certificadores.

Julia Bicudo
[email protected]
No Comments

Post A Comment