Móveis Ecológicos

Já não é mais possível ignorar que a toda a sociedade tem responsabilidade sobre o meio ambiente e cada atitude, comportamento e escolha são decisivos para o futuro do planeta. E é por isso, que uma nova tendência se fortalece no mercado: a procura por móveis ecológicos. Além de beleza, funcionalidade e preço, o consumidor consciente leva em conta um novo critério: o impacto ambiental dos produtos em seu processo de fabricação.

Nesse contexto, uma matéria-prima vem ganhando espaço e preferência no mercado. O aço inox, que além de bonito e sofisticado, dá vida a móveis que estão em harmonia com a sustentabilidade. Isso porque, este produto apresenta durabilidade muito grande, é atóxico e reciclável. Ou seja, características fundamentais que fazem destes móveis estarem de acordo com o conceito ambiental.

É claro que o aço inox tem suas desvantagens, já que requer muita energia para ser produzido e é caro. Por outro lado, quando se coloca na balança, as vantagens tem um peso muito maior. Na indústria de móveis, desponta como a melhor opção para substituir o acabamento cromado, que, além de causar maior impacto ao meio ambiente, tem vida útil muito breve. Então, os clientes conscientes, na hora de optar entre esses dois materiais, já estão levando em consideração que, apesar de um pouco mais caro, os móveis em aço inox acaba sendo mais baratos, pois duram a vida toda e são menos agressivos ao meio ambiente.

É o caso de Gilson Pereira, que comprou mesa e estante de aço inox com detalhes em madeira reflorestada, com selo FSC, da marca Palmetal. “Gostei muito dos produtos adquiridos. Além de serem móveis de excelente qualidade, apresentam o conceito de sustentabilidade, pois são pouco agressivos ao meio ambiente”, ressalta Gilson.

Isso não acontece com o aço cromado, que apesar de apresentar semelhanças físicas com o inox, em seu processo de cromação, normalmente feito por empresas sem políticas ambientais, produz resíduos tóxicos que são jogados diretamente no esgoto. Além disso, libera fuligem, que compromete a saúde dos trabalhadores.

Nesse contexto, os móveis em aço inox tem se tornado uma ótima alternativa. “Essa matéria-prima nunca se transforma em lixo, pois é 100% reciclável”, afirma Alexandre Nascimento, diretor da Indústria de Móveis em Aço Inox Palmetal.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Post A Comment