Mães no Mercado de Trabalho

Elas são mães, esposas, filhas, donas de casa e profissionais no mercado de trabalho. Com dedicação e disciplina, muitas mulheres se dedicam para conciliar da melhor forma a vida pessoal, conquistando espaço na carreira.

Mas isso não é tarefa fácil para elas. Por preconceito ou questôes culturais, parte da sociedade acredita que não é possível ser as duas coisas ao mesmo tempo. Se a mãe trabalha e é bem sucedida profissionalmente, pressupõe que seus filhos não estão sendo educados da maneira correta e vice e versa.

É claro que é preciso ter jogo de cintura. Mas isso essas mulheres têm de sobra e com jeitinho e dedicação as mães estão cada vez mais conseguindo sucesso na maternidade e na profissão.

É o caso da engenheira Célia Santos, que tem uma filha de 2 anos e está grávida da segunda, e por nenhum momento, pensou em abandonar a carreira:

– É bem complicado educar, dar carinho e atenção a um filho quando se trabalha o dia todo e muitas vezes, quando chega a noite, ele já está dormindo. Mas procuro me desdobrar para, além de crescer profissionalmente e dar uma vida confortável às minhas filhas, dedicar qualquer segundo de tempo livre para elas. Trabalhar no fim de semana é algo que cortei da minha vida. Assim, tenho mais tempo livre com a família.

Mas não basta apenas ter força de vontade. O mercado de trabalho ainda demonstra preconceito com as mães que se dividem entre a vida profissional e os filhos. Até porque, mulheres que têm filhos tendem a sair do trabalho, ganhar menos e ter jornada menor

Veja alguns dados do IBOPE sobre mães no mercado de trabalho:

Inserção no mercado de trabalho

• 43% das mães que trabalham são chefes de família, ou seja, 3 milhões de mães;

• Do total de mães trabalhadoras, 34% estão presentes no setor informal. Mais da metade delas são empregadas, 41% autônomas e 4% donas do próprio negócio;

• 17% das mães que não trabalham estão desempregadas;

Participação no mercado de trabalho

  • A participação no mercado de trabalho ainda é menor que a dos homens, no entanto, as mães que trabalham representam atualmente 37% dos chefes de família.
  • Fonte: Target Group Index (Ano 7w1)- Mães que trabalham.
  • O papel do trabalho
  • O trabalho significa realização pessoal (90%) e independência (82%) para as MT, além de proporcionar o contato com pessoas diferentes (81%).
  • A organização do tempo é extremamente importante. Para mais da metade das mães, a forma como o tempo é gasto e a estabilidade no trabalho são mais importantes do que o dinheiro ganho.
  • 55% das mães que trabalham pretendem seguir carreira, além de valorizarem a atualização profissional. Isso certamente demanda tempo.
  • Entretanto, mais da metade dessas mães gostariam de se dedicar somente aos filhos. Esse número é menor entre as mães de classe A (45%) e que vivem em Brasília (36%).

Fonte: Target Group Index (Ano 7w1) + Especial Mães Contemporâneas.
Concordância com as afirmações. MT: Mães que trabalham.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Post A Comment