Iluminação para salas

Tão importante quanto a escolha dos móveis e da decoração usada, outro ponto que vem recebendo muita atenção dentro da casa é a iluminação. Isso porque já não é mais dúvida que, dependendo da proposta desejada para o ambiente, a luz correta faz toda a diferença e um mesmo espaço pode se adequar a diferentes momentos e ocasiões.

Para encontrar a iluminação adequada é preciso reunir harmonia, equilíbrio, conforto, funcionalidade e personalidade em sua sala. E sabendo da importância desse espaço dentro de uma casa, é preciso pensar bem nesses pontos para deixar esse cantinho tão central, em um ambiente agradável e aconchegante.

E nesse ponto é necessária ter consciência de qual será a usabilidade do cõmodo. Será para reunir a família depois do trabalho, para receber amigos em reuniões formais, para encontros mais descontraídos…? Você deseja um ambiente mais espontâneo, alegre ou mais recatado? Sabendo disso, fica mais fácil escolher a iluminação adequada.

  • Se o espaço for usado como sala de TV, ele precisa oferecer opção de iluminação em diferentes pontos, através de spots, abajur, ou seja, luzes que possam ser acendidas independente da iluminação central.
  • Para um clima mais romântico, escolha as lâmpadas mais quentes, ou seja, mas escuras, em tons rosados ou alaranjados. Uma boa dica é rebaixar o teto com gesso e colocar diferentes pontos de iluminação para dar um ar mais quente e aconchegante.
  • Se a ideia é usar a sala para reunir os amigos, jogar conversa fora, jogar enquanto se distrai com os comes e bebes, o ideal é tentar usar o máximo de luz natural possível. Mas a tradicional luz branca central é indispensável.
  • Se você costuma dar uma festa ou um jantar mais sofisticado na sua sala, o teto rabaixado também funciona muito bem. So que dessa vez usando lampadas azuladas.
Aline Campista
[email protected]
No Comments

Post A Comment