furacão matthew causa destruição com barraco destruido

Furacões com nome de mulher matam mais pessoas

Furacões com nome de mulher mataram quase três vezes mais pessoas do que os furacões com nomes mais ligados ao sexo masculino. Um estudo das últimas seis décadas sobre esses fenômenos concluiu que os que tinham nome feminimo mataram em média 42 pessoas e os com nome masculino esse número ficou em 15 indivíduos.

O estudo explica que isso se deve a uma “hazardous form of implicit sexism” que grosseiramente traduzido significa uma forma perigosa de sexismo implícito.

Experimentos psicológicos em um estudo relacionado mostrou que a causa desse sexismo está no fato de que as pessoas tem uma percepção de que os furacões com nomes femininos oferecem menos riscos e por isso são motivos para menos preparativos para a tormenta.

As pessoas no geral sistematicamente subestima os seus níveis de vulnerabilidade a furacões com nomes femininos.

Resultado dos furacões : Milhares de refugiados no Houston Astrodome

 

Resultado dos furacões : Milhares de refugiados do Katrina no Houston Astrodome

Na imagem acima estão parte dos sobreviventes do Katrina, todos moradores de Nova Orleans. Estão acomodados em um espaço mantido da Cruz Vermelha no Houston Astrodome – FEMA photo/Andrea Booher

Fazendo um levantamento dos cinco furacões mais destrutivos também é possível ver que o prejuízo financeiro das tormentas femininas supera os da contra parte masculina na mesma proporção, vide tabela abaixo.

Furacões mais destrutivos

NomePrejuízo U$biAnoSexo
Katrina1082005Fem
Sandy752012Fem
Ike382008Mas
Wilma292005Fem
Andrew271992Mas
Total Masculino652
Total Feminino2123
Dois cinco furacões mais destrutivos, três tinham nome de mulher e causaram um prejuízo financeiros três vezes maiores que sua contra parte masculina

Bibliografia dos furacões:

Fonte dos dados da tabela : Wikipedia

Fonte do estudo sobre furacões : Predictive Analytics: The Power to Predict Who Will Click, Buy, Lie, or Die – Eric Siegel

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Post A Comment