Ecodesign

Com o objetivo de preservar o planeta para as gerações futuras, um novo conceito surgiu e vem ganhando espaço no mercado e a preferência dos consumidores. O Ecodesign é a mais nova tendência em projetos de produtos que vem crescendo nos campos de arquitetura, engenharia e design. A ideia é projetar lugares, produtos e serviços que minimizem o impacto ambiental.

Seja reduzindo as emissões de carbono à atmosfera, de recursos não renováveis, reciclando matérias-primas ou reutilizando materiais usados, o objetivo é tentar minimizar esses impactos ao meio ambiente que, até então, eram ignorados por boa parte das empresas.

E é em busca da sustentabilidade, que o ecodesign surge como forma estratégia de projeto e de gestão. Já na década de 1990, a indústria eletrônica dos Estados Unidos procurava minimizar o impacto no meio ambiente decorrente de sua atividade. Desde então, o interesse pelo assunto vem crescendo e as empresas já perceberam a necessidade de ter uma consciência ambiental como forma de agregar não só valores financeiros, mas também relacionar seu negócio à responsabilidade social e ambiental.

E esta tendência esta alcançando todos os setores do mercado, até mesmo, as indústrias, vista por muito tempo, como uma das maiores vilãs do meio ambiente. É o caso da Indústria de móveis em aço inox Palmetal, que busca há algum tempo maneiras de preservar o planeta para as gerações futuras, com lucratividade, inovação e atendendo aos anseios dos clientes. Por isso, a empresa evita o desperdício tanto no escritório quanto na fábrica e busca maneiras inteligentes e sustentáveis para seu processo de produção.

Dentre as ações, destacam-se a reciclagem de toda a sobra do aço inox, a fabricação de móveis duráveis, evitando seu descarte em curto prazo, reaproveitamento de materiais e uso de madeira certificada, como no exemplo do Aparador na foto ao lado. O selo FSC (Forest Stewardship Council) indica que a madeira usada e de origem de áreas de reflorestamento.

– Por serem fabricados em aço inox, nossos móveis apresentam durabilidade superior, o que evita a necessidade da sua substituição precoce. Além disso, nossa matéria-prima principal é 100% reciclável, evitando o descarte das sobras do aço na natureza. E ainda, as madeiras usadas em nossos produtos, são reflorestadas, apresentando o selo internacional FSC, – afirma a design da Palmetal Mariana Dias.

Tendo em vista sua importância e valor na sociedade, o ecodesign não é mais considerado o design do futuro, mas sim o do presente. E com criatividade e consciência, as empresas precisam se enquadrar nesse novo conceito se quiserem manter ou ganhar espaço no mercado, através de projetos dotados com o mesmo status dos valores industriais tradicionais, sem perder faturamento, qualidade, estética, funcionalidade e imagem.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Enviar Comentário