Dicas de decoração – Bom senso é fundamental

Uma das partes mais agradáveis na hora de montar uma casa, a decoração do ambiente é um dos momentos mais esperados, principalmente pelas mulheres. Porém, por mais que seja um momento divertido, nem sempre é fácil decorar um ambiente da maneira correta. Segundo o arquiteto Matheus dos Anjos, uma das regras mais importantes é jamais entulhar o ambiente com muitos móveis ou excesso de enfeites.

Neste caso, quanto menos, mais.  Já foi o tempo onde o bonito era ter uma casa cheia e detalhes  e com muita informação. Mais de um quadro em uma parede, porta-retratos espalhados por toda a casa, uma infinidade de móveis sem utilidade e etc. Hoje em dia, arquitetos e decoradores afirmam que, quanto mais simples for sua decoração, mas sofisticada ela fica. “Antes de começar a decorar e a escolher os móveis de sua sala de visitas, por exemplo, visualize o espaço que tem disponível para ter uma idéia do tamanho que os móveis deverão ter. O ideal é deixar um espaço significativo para a circulação de pessoas. Quanto menos informação tiver, mas seus objetos ganharão destaque”, afirma Matheus.

Sabendo que essa atividade, apesar de parecer simples e rápida, requer muitos cuidados, selecionamos abaixo, algumas dicas para facilitar sua decoração:

Qualidade

Investir em qualidade também é outra dica dos especialistas que vale a pena seguir. Afinal, os móveis de uma casa e seus enfeites não precisam ser trocados constantemente, então é melhor pagar mais caro e ter um ambiente bonito por muitos anos, do que, pouco tempo depois, perceber que a decoração esta ficando velha e os móveis desgastados.

Evite exageros

Além de durabilidade, faça um ambiente clean, sem muita informação, mas cuidado para não exagerar com pouco demais e acabar tornando o espaço sem graça.

Use a criatividade e decore

Porta-retratos com fotografias da família são sempre bem vindos e são garantia de acerto em qualquer ambiente. Mas o ideal é ter uma certa harmonia entre esses objetos. Isso não significa que todos tenham que ser iguais , do mesmo modelo, pelo contrario. Mas variar demais nos estilos, formas e cores, pode causar uma confusão visual.

Usar almofadas coloridas sobre um sofá que seja de uma cor apenas, também fica bonito. Uma dica, é combinar as almofadas com cadeiras, que fiquem posicionadas perpendicular ao sofá, como esta em aço inox com assento em polipropileno vermelho da Palmetal na foto ao lado.

Bom senso

Bom senso é fundamental na hora de decorar. O ambiente deve ficar harmonioso. Muitas vezes, os objetos usados são top de linha, mas não combinam entre si. Por isso, planejamento é fundamental para montar uma casa bonita e elegante.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Post A Comment