Cores para todos os cômodos

Vermelho, azul, amarelo, roxo… cada cor tem o seu significado e cada uma delas tem uma influência sobre as pessoas e os lugares. Seja para dar paz, energizar, acalmar, abrir o apetite, as cores tem grande influên­cia psi­cológ­ica. E dentro de casa, não é diferente. As cores fazem a diferença e, além de embelezar, alegram e harmonizam o ambiente.

Por isso, confira algumas dicas para decorar cada cômodo de sua casa de maneira alegre e colorida. Mas antes, é preciso sempre levar em conta alguns fatores como:

– Qual é o ambiente que está decorando?

– Qual o tamanho desse ambiente?

– A altura do teto?

– Você quer ampliar o tamanho deste espaço ou fazer com que ele pareça menor?

– Que cor devo utilizar para combinar móveis, cortinas, iluminação e tornar o espaço agradável e harmonioso?

Alem de considerar essas questões, deve-se ter um planejamento bem alinhado para saber que cores combinam mais com seu projeto. Para criar um ambiente leve e agradável, o ideal é não utilizar mais do que três cores. Se for pintar a parede, escolha apenas uma para colorir, mantendo as outras em tons neutros como branco ou bege.

Cozinha – Para tornar esse ambiente, um dos pontos de encontro preferidos da família, mais atrativo, o vermelho é a cor mais correta. Além de chamar nossa atenção evocando energia, o vermelho estimula o apetite e a fala.

Quarto – Para esse cantinho da casa, momento mais esperado por todos após um dia de trabalho, use e abuse do azul, uma cor tranquilizante, que traz calma e equilíbrio emocional. Além disso, o azul estimula o sono.

Banheiros – Nas paredes do banheiro, o ideal é ser tradicional e manter o bom e velho branco. Isso porque, essa cor transmite uma ampliação do espaço, ajudando na decoração desses ambientes, que geralmente não são muito grandes. O branco também remete à limpeza.

Sala – Como esse um dos ambientes favoritos de toda a casa e reúne a família na maior parte do tempo, o ideal é usar o laranja. Essa cor estimula a comunicação.

Escritório – Para escritórios ou salas de estudo, uma ótima opção é usar objetos em amarelo, já que essa cor estimula a criatividade. Seja em paredes, almofadas, cadeiras de escritório ou cortinas, essa cor vai tornar esse cantinho mais aconchegante, facilitando a concentração e desempenho.

Áreas externas – Para complementar o jardim da casa, ou a varanda, o verde é ideal. Além de proporcionar descanso e tranquilidade, traz mais alegria e vida, ajudando a combater o stress. Para casas onde existem questões de saúde, o verde é uma ótima idéia.

Se quiser saber mais sobre o significado das cores, leia o post recente do nosso blog (https://blog.palmetal.com.br/index.php/tag/significado-das-cores)

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

1 Comment
  • Fernanda
    Posted at 16:36h, 29 março

    Realmente as cores mechem muito como o nosso psicológico. Adorei o artigo!

Post A Comment