Construções incríveis pelo mundo

Essa realmente é uma obra surpreendente, Fica na Escócia, inicialmente existiam 2 canais:

– o Canal Forth and Clyde construído em 1.777 entre os portos de Grangemouth e Falkirk, ligando Glasgow com a costa ocidental da Escócia.

– o Canal Union construído em 1.822 entre os portos de Falkirk e Edinburgh.

Devido às condicionantes orográficas do terreno, no nó de Falkirk existia um desnível de 25 metros entre os 2 canais, tendo sido feitas obras espectaculares de engenharia para interliga-los através de um sistema de 11 comportas e 1 torre rotacional.

Em 1963 começou a construção desta magnífica obra, que nada mais é que um carrossel de água enorme.

Esta ideia extraordinária foi concluída em 2002 e tornou-se um símbolo da Escócia, permitindo a navegabilidade entre a costa ocidental e a costa oriental deste país, interligando as suas duas principais cidades, Glasgow e Edinburgh.


Este é o único transportador rotacional de barcos em todo o mundo.

Funciona da seguinte forma, tem dois braços e cada braço forma um tipo de tina enorme cheia de água.

Os barcos entram nas tinas (superior e inferior), e então o carrossel inicia o movimento de rotação de 180º, cada tina tem 24 metros de comprimento e permite a movimentação de barcos com um peso até 300 toneladas.

Ambas as tinas, superior e inferior, são cheias de acordo com o Princípio de Arquimedes, portanto o seu peso está sempre equilibrado.

Para manobrar a abertura e fecho das portas de selagem e acionar todo o sistema de rotação, existe um motor eléctrico de 22,5 KW que apenas consume uma potência de 1,5 kWh em cada manobra completa .

O tempo de duração de cada manobra, desde a entrada dos barcos, rotação e saída dos barcos, é de 15 minutos, além de sua praticidade essa obra facina por sua engenharia.

Graziella Cardoso
[email protected]
No Comments

Post A Comment