Conselhos para você renovar totalmente a área externa da sua casa

Com a chegada do verão a vontade de passar momentos de descontração com a família e amigos do lado de fora da casa aumenta e claro que procuramos que esse lugar seja aconchegante para que nossos convidados se sintam bem vindos e confortáveis.

Não importa se o espaço é grande, médio ou pequeno, passar um tempo com a pessoas queridas em um lugar agradável dentro da própria casa não tem preço. Muitas pessoas olham para a área externa como um espaço onde não se pode fazer nada e muitas das vezes não dão atenção e deixam de usar a criatividade por simples preguiça, ou mesmo por não ter o conhecimento. Se esse é o seu caso, leia essas dicas e veja esses móveis que podem mudar totalmente sua visão sobre o espaço externo.

1.Estilo

Primeiramente escolha um estilo que combine com a sua personalidade. Existem inúmeras possibilidades: rústico, moderno, minimalista, romântico, com cores vivas ou neutras. A partir daí, baseado no estilo escolhido você vai escolher os móveis, o estilo de iluminação e até a espécie das plantas.

2. Plantas

As plantas são primordiais em qualquer lugar externo de qualquer estilo. É comprovado que ficamos mais felizes quando estamos mais perto da natureza. As plantas tem o poder de restabelecer nossa energia e sem dúvida tornam o ambiente mais convidativo e atraente.

Nesta etapa é importante escolher com calma qual espécie combina mais com o estilo de decoração e mais ainda com você. É importante verificar também que algumas espécies exigem cuidados especiais, como quantidade de água e luz diferenciadas. Por exemplo, se o seu ambiente bate muito sol durante o dia, não é interessante ter plantas que são sensíveis ao sol, por isso, sua escolha deverá levar também em consideração estes aspectos.

Uma opção é começar com plantas que são fáceis se serem cuidadas, como suculentas em terrários por exemplo. Terrários são jardins plantados em vasos. Estes vasos podem ser de vidro ou cerâmica e conter, pedras, carvão, terra, plantas, etc. É um lugar onde se pode acompanhar o desenvolvimento da planta, não requerendo muita manutenção, água e cuidados. Estes vasos podem ser colocados em qualquer lugar e irão adornar mesas e outros locais onde o espaço for limitado. Um terrário irá adicionar um pouco de beleza natural e paz a qualquer espaço.

Se o seu espaço é pequeno, um jardim vertical é um ótima ideia. Utilizando um pequeno espaço na parede e pouca estrutura, você pode criar uma horta de temperos e verduras, e ter sempre a mão um tempero orgânico para sua cozinha. Os benefícios do um jardim vertical são inúmeros: a água evapora com menos facilidade, ou se você mora em regiões de altas temperaturas, uma ótima forma de controlar o calor no ambiente, é a utilização de jardins verticais. Isto porque as plantas auxiliam na umidificação do ambiente ao reterem a água em suas raízes. Sem contar na melhoria da qualidade do ar no ambiente.

area-externa-decoracao

Mesa e cadeiras em aço inox Alezzia na área da piscina

3. Móveis

Há uma gama de estilos de móveis adequados para área externa no mercado. O primeiro passo é visualizar as atividades que você vai vivenciar neste espaço, se serão jantares com muitas pessoas ou para poucas pessoas, ou se será um espaço só para relaxar. Dependendo disso, você vai ter a segurança necessária para escolher os móveis ideias para compor com personalidade seu espaço.

Mas uma fato é muito importante: por estar na área externa da sua casa, seja uma varanda ou um pátio, o móvel deve ter um resistência diferenciada, por estar sujeito às mudanças de tempo, como chuva, vento e maresia. Desta maneira, o aço inox aparece como o material mais adequado, pois além de oferecer uma resistência sem igual (dura por muitos e muitos anos), é 100% reciclável, tornando seu ambiente mais sustentável, além disso, esse material passa uma elegância e sofisticação indiscutíveis.

area-externa-varanda

Mesa e cadeira em aço inox Alezzia em varanda gourmet

 

Não importa o tamanho do seu espaço, o importante é transformar essa área em um espaço cômodo para que não apenas as pessoas que moram com você, mas também amigos e parentes se sintam integrados.

Resumindo, uma área externa deve ser mobiliada de forma simples, confortável e com segurança. Outras observações devem estar na sua mente no momento da escolha dos móveis:

  1. As cadeiras e mesas devem ser fáceis de limpar ( o aço inox sem dúvida vai te ajudar nisso, pois é um material de fácil limpeza).
  2. Dê preferência para almofadas de tecidos leves.
  3. Uma boa iluminação é essencial. Use a imaginação e abuse de velas, luzes indiretas e quem sabe piscas-piscas?
  4. Muita cor! Cores vivas remetem a ambientes mais positivos. Aposte em almofadas, guardanapos, e artigos de decoração coloridos.

 

Agora que você já sabe por onde começar a mudança na sua área externa, leia também este post e aprenda a fazer essas luminárias super criativas.

 

Cristiane Mesquita
ass[email protected]
No Comments

Enviar Comentário