Competitividade empresarial: O poder agora é do RH

Sinal dos tempos!

O setor mais secundário, mais descartável, mais zoado, o párea, o inferior, a sala dos esquecidos, demitidos e problemáticos agora é o que vai decidir o futuro das empresas.

Esqueça inovação! Esqueça sustentabilidade! Esqueça finanças! Esqueça tudo! Pense primeiro nos RECUROS HUMANOS, depois você pode pensar em qualquer outro desses temas anteriores.

O dia de são nunca chegou! O dia em que o fiel da balança penderia para o lado dos empregados ao invés de pender para o lado dos empregadores. Se alguém que entrou em coma há 10 anos atrás acordar do dia de hoje, essa pessoa vai achar que está no país errado, ou que o coma afetou o raciocínio dela ou algo assim. Mas não! Pasme! É verdade! Na Tupinicópolis está faltando mão de obra de todos os níveis em todos os setores. Sendo que a Tecnologia da Informação e a engenharia civil estão disputando cabeça com cabeça a coroa, com pequena vantagem para a primeira.

Um sinal muito claro disso eu pude observar na comunidade ENGENHEIRA DE SAIA do Orkut.  Essa comunidade ficava jogada as moscas. E eu estou nela há uns quatro anos, pois, eu queria arrumar uma namorada engenheira. A namorada eu não arrumei, rolou um flertizinho com uma gatona de engenharia de produção, mas ela me cortou fora. Voltando a questão da comunidade, ela agora está cheia de ofertas de empregos, estágios, treinees e etc.

Sabendo da nova realidade, segue nossas sugestões para as empresas vencerem nesse novo cenário.

Os maiores talentos devem ser deslocados para RH

Como esse é o epicentro dos acontecimentos, a chama zona do agrião, e nesse departamento que devem estar as pessoas mais talentosas da empresa. As cabeças mais brilhantes, as auras mais positivas. Da mesma forma que dinheiro chama dinheiro, gente boa também chama gente boa

O líder deve se envolver pessoalmente com as contratações

A Palmetal e a Ambev possuem algo em comum. O líder supremo participa pessoalmente de todas as principais contratações da empresa. Isso manda uma mensagem clara para todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo: “Pessoas são importantes para a nossa equipe”. Contratações atualmente são um evento muito importante, improvisos dificilmente resultará em boas aquisições. Agora é preciso pensar com antecedência e contratar bons talentos, mesmo que infle um pouco a folha. Pessoas brilhantes e motivadas, nesse momento, valem mais do que máquinas ou dinheiro na conta.

Endomarketing é tão importante quanto exomarketing

No livro NERO de Alain Massie há uma passagem em que o narrador diz: “O moral é o fator mais importante em uma guerra”. Eu achei isso rídiculo quando li o livro em 2007. Na época para mim o mais importante eram coisas tipo: número de tropas, armas, estratégia, recuros, terreno, etc. Sabias palavras de Alain! Mudei de idéia, é a moral mesmo. Um endormarketing deficiente pode arruinar ou ao menos deteriorar muito dinheiro gasto em exomarketing.

Metas: poucas e simples

Para manter os talentos na empresa é preciso ter metas claras, poucas e claras. Não se engane! Ter poucas metas é muito mais difícil do que ter muitas muitas metas. Parte o coração mas não tem jeito, tenha de preferência duas ou três metas para cada funcionário. Estourando a boca do balão cinco! Mas, cinco já é um numéro um pouco grande. Mais que isso você não terá nada.  Garanta que a meta vai enfiar dinheiro no bolso da empresa, algo do tipo: aumentar vendas, reduzir retorno de mercadoria, reduzir atrasos, etc. Coloque um número que seja razoável de se atingir em 90 dias. Se a meta for muito grande parta em valores menores para que seja mais fácil de se atingir. Brasileiros são muito imediatistas. Alcançada a meta pague uma grana gorda. Algo em torno de 3 a 10 salários. Mas garanta que a empresa vai lucrar pelo menos 10vezes o valor do bônus pago.

Estava conversando com uma amiga semana passada. Ela disse que trabalhou por quatro meses em uma loja de esporte. Ela era uma boa vendedora, mas, a comissão dela era baixa, pois, suas vendas não eram casadas, não tinha um PA alto. Traduzindo… A dona preferia o vendedor que vendia duas meias de R$8,00 do que o vendedor que vendia apenas uma camisa de R$200,00. Esse é um exemplo clássico de meta confusa e desmotivante

Clima organizacional é a prioridade número 1

A equipe tem que se dar muito bem ponto. Não tem discussão! O gestor moderno tem que ser uma espécie de técnico, padre e mestre de cerimônia. Um tempo investido em aparar arestas, integrar pessoas, arrefecer egos e chegar a um consenso será sempre um tempo bem investido. Competitividade interna e o famoso “não vou com a cara do fulano” devoram muito capital de qualquer empreendimento. Se a competitividade interna for algo irremediável, mande alguém embora! O clima tem que ser harmonioso sempre. As pessoas tem que ir para a firma contentes porque vão encontrar aqueles colegas legais e engraçacos.

Incentive brincadeiras na hora do trabalho

Isso é maluco, mas, assim que funciona na Palmetal. Nós realmente incentivamos brincadeiras na hora do trabalho. Conversas paralelas, piadas, gracinhas, etc. são permitidas desde que influenciem muito pouco no andamento das atividades. O que não permitimos são brincadeiras relacionadas ao trabalho. Existe uma diferença entre os dois. Nós brincamos no trabalho, mas, não bricamos com o trabalho. Se o assunto são coisas relacionadas a empresa nós falamos sério. Quando é para falar de futebol, política, paqueras, e outros temas aí sim levamos tudo com bom humor.

Transparência total

Tirando raríssimas exceções, como a nossa conta bancária, todo o resto é divulgado. Isso ínclui dados como: vendas, lucratividade, bonus recebidos, planos estratégicos e etc. Todos precisam saber o que está acontecendo e o seu papel no nosso crescimento. Veja a interessante matéria da revista EXAME sobre o tema.

Benefícios! Quanto mais melhor!

Nossa CLT que foi criada na época que se amarrava cachorro com linguíça complica qualquer aumento de salário. Um excelente remédio para isso são os benefícios. Use sua criatividade e abuse deles. Algumas sugestões que usamos: Tickets, Acadêmia, Massagem, atendimento médico, cursos, seguros, viagens, etc. Esses benefícios brasileirísticos não sofrem incidencia de INSS e outros bichos e são um ótimo diferencial para a sua companhia.

Treinamento sempre!

Treinamento é um santo remédio para várias dores, inclusive a da rotatividade. Se o seu funcionário e uma pessoa empreendedora, ele vai gostar muito de ter treinamentos, vai render mais e vai ficar com um pé atras de mudar de empresa. Será que na outra terão treinamentos bons como na sua?

Criatividade e participação ativa

Fico chocado quando vou aos shoppings e vejo aqueles vendedores em pé nas lojas sem fazer nada. Isso para mim é bem marcante na loja Mr. Cat do Shopping Carioca. Onde sempre vejo uma garota de pé com as mãos para trás como se fosse um policial em posição de sentido. Quem passar por lá vai ver o que eu estou falando. Para mim uma situação como essa é um disperdício. Ela é um cérebro que poderia estar contribuindo com algo construtivo para a empresa, mas, está ali parada sem fazer nada, a não ser uma pequena figuração para algum cliente.

Na nossa loja nós temos um computador onde o funcionário deve fazer pesquisas e escrever no nosso blog diariamente. Além disso existem outras atividades de marketing, pós venda, etc.

Todos os integrantes da nossa equipe são convidados a opinar, aprender sobre as outras áreas e se integrar ao máximo no organismo vivo que é a nossa indústria

Conclusão

Os tempos mudaram radicalmente as prioridades da empresa. Valorize muito as pessoas ou morra!

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Post A Comment