Competitividade Empresarial: Loja física ou loja virtual?

loja Palmetal ainda vazia a ser inaugurada

foto da loja Palmetal a ser inaugurada

O avanço arrasador da internet criou nos empresários uma dúvida existência freudiana. Abrir uma loja física ou uma loja virtual? Essa pergunta está no mesmo nível de: Ser ou não ser, eis a questão.

Existem vários textos debatendo esse assunto na rede, então vamos passar a experiência Palmetal nesse tema e o que nós consideramos para decidir o nosso caminho.

1 – Pensamos em qual é o veículo do futuro

Sem dúvida o veículo do futuro é a internet. Alguns segmentos tomaram a dianteira na venda pela web como: música, livros, eletrônicos. Outros estão vindo logo atrás: tênis, perfumes e cosméticos, etc. E outros estão vindo bem atrás: móveis, imóveis, embarcações.

2 – Onde temos chance de competir em igualdade?

Com certeza na internet. Nossa página www.palmetal.com.br é modéstia a parte muito bonita, e faz um ótimo papel frente a concorrência. Para abrir uma loja real, é preciso um investimento bem mais vultuoso, se o objetivo é atingir o público classe A e B. Aqui no Rio temos lojas muito boas como a Artefacto, Etna e Ornare. A Etna lançou agora sua loja virtual, as outras nem previsão que eu saiba. Nosso sistema de venda on line foi inaugurado 8 de agosto de 2008 e de lá para cá acumulamos uma boa experiência.

3 – Onde temos mais experiência?

A Palmetal investe pesadamente em TI desde final de 2006. Em 2008 nossa bagagem de informática já era considerável enquanto a de loja física ainda era zero.

Aline Campista e Clarice Rodriguez projetando a primeira loja física Palmetal.

Aline Campista e Clarice Rodriguez projetando a primeira loja Palmetal na Barra da Tijuca - Rio de Janeiro.

4 – Onde é mais fácil expandir?

Por mais linda que fosse nossa loja real, ela seria uma só. E dificilmente uma loja real no Rio de Janeiro faria algum impacto nas nossas vendas em Minas Gerais por exemplo. Já uma loja virtual tem uma abrangência quase infinita.

5 – Qual é o menor risco?

O desenvolvimento de uma loja on line pode ser tão oneroso, ou as vezes até mais que o de uma loja tradicional, todavia, uma vez pronta, o custo de manutenção é baixissimo. Já a alternativa de carne e osso, por menor que seja, custa muito. Em alguns casos, como lojas em grandes shoppings, o empresário paga até multa se fechar mais cedo ou abrir mais tarde. Ou seja, é um casamento de longo prazo. Lojas na net ficam 24hs no ar faça chuva ou faça sol. Falando especificamente da nossa página, que tem alguns requintes como o SQL Server, ela nos custa R$245,00 por mês. Quase nada se comparado a um aluguel na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Conclusão

Avaliando todos os itens acima, resolvemos abrir uma loja virtual antes da loja real. Mesmo sabendo que o nosso produto – móveis – é um produto que precisa de contato e impressões sinestésicas fizemos a escolha do futuro. Depois de 18 meses com a loja aberta, assinamos o nosso primeiro contrato para a abertura de um espaço físico na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.

Por nos termos feito essa escolha, hoje já possuimos uma boa demanda de pessoas que nos perguntam onde fica a nossa loja, com isso, podemos escolher um ponto com o valor de alguel mais baixo, uma vez que não dependemos tanto do público passante. Essa diferença do preço do aluguel, investiremos em anúncios na mídia e em um preço mais competitivo para o cliente, uma vez que o nosso custo como um todo é bem mais baixo do que o de outros concorrentes com o mesmo nível de qualidade.

E após todo esse tempo acreditamos que essa foi o melhor rumo para a Palmetal.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

1Comment
  • Fernanda
    Posted at 16:52h, 29 março

    Ótimo! Apesar das lojas virtuais serem realmente algo do futuro, ainda dependemos de um espaço físico.

Post A Comment