design, solidworks, inovação

Como as tecnologias adotadas pela Alezzia | Palmetal influenciam nos processos de inovação

 

Na atual fase do capitalismo, com o mercado exigente e turbulento,  a inovação tecnológica tem sido apontada como condição indispensável para a manutenção da competitividade empresarial.  Nesse ambiente de modernização industrial, as principais regras para se destacar perante os concorrentes são  fazer melhor e mais rápido. Diante do desafio de nos mantermos competitivos, fomos atrás de competências tecnológicas que nos desse capacidade de gerar inovações no desenvolvimento dos nossos produtos, nos processos e na organização da produção.

Para  otimização do processo de desenvolvimento do produto elegemos o software SolidWorks da Dassault Systèmes SolidWorks Corp. ,que foi apontado como o software de projetos preferido das empresas mais  inovadoras do mundo, pela revista Bloomberg BusinessWeek.  Utilizamos o Solidworks ​​em todo o processo de desenvolvimento e fabricação. Fácil de usar, o software permite que nossas projetistas realizem rápidos provisionamentos de customização dos produtos , aumentando da produtividade e a qualidade através da incrível precisão que ele oferece.

interface solidworks, solidworks, software de projetos

Interface do SolidWorks no projeto da Mesa de Trabalho Palmetal | Modelo TW5

 

Vale a pena dizer que antes de usar o software realizamos um escopo do projeto no papel, que nos permite entender os contornos do projeto e traçar uma linha divisória entre o que pode ser feito e o que não pode. Os projetos no Solidworks devem seguir o nosso projeto “as built”, ou seja, o projeto tem que refletir exatamente a realidade do produto. Primeiro fabricamos o produto, e depois com a ajuda do software elaboramos uma tabela de projeto, onde especificamos um plano de corte, uma descrição de chapas e barras chatas e uma tabelas de corte de tubos e tarugos ao projeto . O objetivo da tabela de projeto é tornar desenhos mais simples, de forma que nossa equipe de produção trabalhe com sua na máxima eficiência e sem dúvidas sobre os processos necessários.

tabela de projetos solidworks

Tabela de projeto da Mesa de Trabalho Palmetal | Modelo TW5

 

Projetamos cada peça de acordo com seu modo de fabricação, corte de chapas, marcação de furos e dobras e todas as cotas necessárias. O software possui uma extensa gama de recursos que permitem ao projetista reduzir o tempo de execução do projeto.  Os recursos de chapa metálica são muito utilizados e constituem grande parte da modelagem dos móveis na Palmetal. Depois de prontas as peças, executamos a montagem virtual do produto verificando se todas as dimensões estão corretas, evitando prejuízos no futuro.

O desafio seguinte foi tornar os projetos feitos pelo Solidworks atraentes aos clientes.  O Solidworks já vem com um motor de renderização, porém é bastante limitado, o que já era de se esperar, já que ele é um software de mecânica e não de animação ou fotorealismo.

interface modo, renderização, mesa TW5

Interface do modo 3D na renderização da Mesa de Trabalho | Modelo TW5

 

Para essa atividade, elegemos o modo 3D, que para nós foi o melhor custo-benefício dentre todos os outros softwares que testamos. Uma das principais vantagens que fez com que ele se tornasse o nosso escolhido, foi a que ele abre os arquivos do Solidworks nativamente,sem que o arquivo necessite de nenhuma mudança. Podemos citar outras vantagens também que vimos nesse produto.

  1. Interface limpa e amigável
  2. Programa leve e intuitivo
  3. Excelente qualidade das imagens
  4. Tempo de renderização aceitável (em média 1 hora)
  5. Grande comunidade de usuários no Brasil
  6. Vários tutorias que ajudam o aprendizado
mesa de trabalho, cadeira de laboratório, render modo3d, aço inox, móveis para laboratório

Mesa de Trabalho | Modelo TW5 renderizada pelo modo 3D

Porém  devemos ressaltar que para podermos tirar o máximo da capacidade dos softwares, nossas designers possuem uma consistente rotina de estudos, onde se dedicam semanalmente a fazer tutoriais para conseguirmos extrair toda potencialidade dos programas, que apesar de simples e intuitivos, possuem muitos recursos.

Para saber mais sobre a Palmetal | visite o nosso site  ou entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso telefone (21) 24816453 .

Julia Bicudo
[email protected]
No Comments

Post A Comment