19 jul Como construir marcas líderes – David A. Aaker – Resenha
Escolhemos como treinamento de Branding o livro de David Aaker – Como construir Marcas Líderes, e queremos compartilhar nossa opinião.
O livro é chato para caramba. Somente uma pessoa da nossa equipe conseguiu ler até o fim. São 300 páginas que poderiam ser resumidas em umas 150 ou 200 no máximo. Como exemplo, na página 270 ele escreve: “Uma adequação excepcional entre o evento e a marca é muito melhor do que uma boa adequação”. Ai eu me pergunto… Precisava escrever isso?
Ainda sim, se você administra uma marca muito grande tipo WEG, EUROFARMA, BLAUSIEGEL, pode ser que extraia coisas interessantes, principalmente com os exemplos de Nike e Adidas que ilustram a leitura.
A questão é que atualmente, um livro de 2 anos atrás já nos parece pre-histórico, principalmente quando o tema é algo que pode ser atualizado, ou seja, quase tudo. Na página 259 ele fala de uma empresa que recebe 70 cartas por dia de consumidores. Será que alguma empresa no mundo ainda recebe 70 cartas por dia de consumidores? Eu dúvido que receba uma, quanto mais 70.
A maioria dos exemplos são de situações ocorridas ha duas décadas atrás, como na página 279 que ele cita os jogos olímpicos de 1996 que a AT&T patrocinou. Isso é tão arcaico que nem a própria AT&T deve se interessar pelo que ela fez nesse período.
E para completar, a carga em internet e marketing digital e reduzídissima, tendo direito a um pequeno capítulo.
Resumo do livro
Se você pretende aprender sobre branding, escolha um livro mais atualizado. Esqueça esse. Acho que nem quando ele foi lançado ele era realmente bom.
Uma dica é olhar o ano de edição, e se for um autor estrangeiro olhar o site da amazon para ver a data de edição la fora. Muitas vezes aqui aparece 2009, mas, a primeira impressão foi em 2006, quer dizer, o livro levou três anos para ser traduzido.
Se souber ler em inglês aconselhor comprar direto lá fora. O frete é barato e chega rápido, além de ser isento de impostos.
No Comments