Como arrumar uma mesa de jantar

Se você está planejando fazer aquele jantar romântico, cozinhar pra seus amigos ou organizar uma recepção ou evento servindo jantar, você precisa ficar atento a algumas regrinhas básicas de etiqueta para ter uma mesa linda e uma noite especial.

Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a preparar um jantar espetacular.

A ordem dos talheres segue a mesma ordem em que os pratos são servidos, de fora para dentro. Por exemplo, para a entrada você utilizará os talheres mais afastados do prato; e para o prato principal, os mais próximos.

As facas e talheres deverão ficar do lado direito e os garfos do lado esquerdo. As lâminas de todas as facas são voltadas para dentro do prato.

Os copos são arrumados na diagonal à direita acima do prato, com a possibilidade de serem alinhados ou, se forem mais de três, agrupados. Siga a ordem de tamanhos, do menor para o maior.

Fique atento aos tipos de taças. Cada uma tem uma função específica. Se tiver duas taças, a de dentro deverá ser usada para servir água. A taça de fora é para vinho.

Para complementar a decoração e manter a elegância do jantar, escolha guardanapos de pano na cor branca e coloque-os sobre os pratos.

Para forrar a mesa você pode optar tanto pelo jogo americano, quanto pela toalha se for bem bonita. Mas é aconselhável não forrar mesas de vidro, por exemplo. Nessa da foto, por exemplo, foi usado um jogo americano, valorizando a beleza da mesa.



Aline Campista
[email protected]
No Comments

Post A Comment