Cadeiras de Escritório – Saiba como Escolher

Aumento da produtividade, bem estar dos funcionários, melhora do humor, menos reclamações de dores e maior disposição. Esses são alguns poucos exemplos dos benefícios que um bom ambiente de trabalho, com as condições ideais para os funcionários, podem influenciar. E o ponto de partida para se ter um excelente clima dentro da empresa, é a atenção especial com os móveis, a começar pela escolha das cadeiras.

Se for levado em consideração, que um funcionário passa, em média, cerca de 8 horas do dia sentado, fica fácil perceber o motivo pelo qual é tão importante e essencial adquirir móveis funcionais, ergonômicos e contemporâneos.

Para a fisioterapeuta Daniele Gouvêa a escolha do mobiliário adequado influencia diretamente tanto na saúde, quanto na qualidade de vida. “Além da cadeira correta, a pessoa deve sentar-se de maneira adequada. O ideal é ficar na posição ereta de forma com que o peso do corpo fique apoiado sobre as pregas glúteas (ísqueos). Além disso, a posição dos joelhos , da articulação do quadril e das costas deverão fomar, aproximadamente,  um ângulo de 90 graus ”, afirma Daniele.

Por isso, tanto os empresários que mobiliam suas empresas, como estudantes que passam horas do dia sentados diante do computador, ou pessoas que trabalham por conta própria em casa, devem ficar atentos a algumas dicas básicas para melhorar as condições de trabalho e saúde:

* Invista em cadeiras confortáveis, de qualidade e com ergonomia. Mas fique atento, porque muitos assentos por mais que pareçam confortáveis, não deixam a pessoa na posição correta, causando dores e prejuízos a coluna

* Verifique se o encosto da cadeira fica apoiado na altura aproximada da linha escapular, ou seja, acima do meio das costas

* Cadeiras com rodas são ótimas opções, já que permite que o funcionário movimente-se facilmente entre as extremidades da mesa e, pelo fato de girar, permite que o usuário possa inclinar-se para frente e para trás, além de manter um confortável contato visual com o seu monitor, por exemplo

* Ao sentar-se em uma cadeira, verifique se os pés não ficam pendurados, sem apoio. Se isso acontecer, haverá muito esforço da lombar e da circulação.

* As cadeiras devem ter altura compatível com o tamanho do usuário e a altura da mesa (nem muito alta, nem muito baixa). O ideal é que os braços façam o ângulo de 90 com o teclado do computador

* Muito mais crucial do que o seu design e material, uma cadeira de escritório terá de se adaptar ao usuário e ao trabalho, até porque uma cadeira pouco apropriada poderá infligir na coluna e aumentar o stress diário do funcionário. As costas da cadeira devem ter um ligeiro contorno que acompanha a curva das costas. Quem deseja ainda mais conforto, pode optar por assentos almofadados. Outra boa opção é a cadeira com braços, principalmente para os que passam muitas horas diante do computador.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Post A Comment