menina deitada na pedra vaga de empregos formais

Brasil cria 204 mil vagas formais no 1T 2018 e isso é preocupante

O Brasil cirou 204 mil vagas formais no 1T de 2018 e o ministro do trabalho comemorou da forma mais entusiasmada possível:

Nosso Brasil segue a rota da retomada do crescimento, com mercado aquecido e a certeza de que estamos no rumo certo. O trabalho continua e hoje é mais um grande dia, pois esses resultados confirmam nossa expectativa” falou Helton Yomura.

A realidade é intolerável a frases marketeiras de ministros do Estado. A verdade é que não há retomada do crescimento e muito menos mercado aquecido. Nós continuamos caindo, mas, estamos caindo mais devagar.

Porque continuamos caindo?

A população brasileira possui pouco mais de 200 milhões de pessoas. E o crescimento ocorre a uma velocidade de 0,8% ao ano. Isso significa que, grosseiramente falando, todo ano 1 milhão e 600 mil pessoas ingressam no mercado de trabalho. E esse número é o saldo líquido, ou seja, está considerando os que entraram menos os que saíram por morte. Claro que poderíamos considerar os aposentados, mas, boa parte deles ainda precisa trabalhar para se manter, então, a guisa de simplicidade, vamos usar os números redondos que não devem estar muito longe do número real.

grafico da taxa de crescimento da população brasileiraComo empreender no Brasil é praticamente uma atividade criminosa a maioria dessas pessoas vai ter que ser encampada pelo mercado de trabalho “formal”, logo, precisamos de pelo menos 1 milhão e 600 mil novas vagas por ano ou 400 mil por trimestre.

Ignorando as frases ilusórias a realidade é que o primeiro trimestre de 2018 fez com que exatamente 400mil – 204mil = 196 mil jovens aumentassem o número de desempregados no Brasil.

grafico com o criação de vagas no 17 2018 e o déficitSe quase 200 mil jovens engrossaram a fila de desemprego como o mercado pode estar aquecido?

 

Alezzia
[email protected]

Indústria de móveis de aço inox com sede no Rio de Janeiro

No Comments

Post A Comment