Alunos da PUC-Rio são os preferidos da Palmetal

Depois de várias entrevistas, contratações, treinamentos e etc, chegamos a conclusão que a PUC-Rio é a universidade mais moderna e dinâmica do Estado.

E essa convicção foi sedimentada de 2007 para cá, que foi quando passamos a ter pessoas dessa escola em atividade na Palmetal. E desde então, a admiração tem aumentado.

Vamos citar alguns dos fatores que nos fizeram concluir isso.

O ensino tem uma visão empreendedora:

Enquanto outras faculdades ensinam os alunos para terem empregos ou fazerem mestrado (no caso das públicas), a PUC ensina realmente para a vida, dando um carater empreendedor ao seu ensino. Não que seja perfeito, mas, sem dúvida bem melhor que a maioria.

O site funciona:

A página da Pontifícia é bem completa e de fácil navegação. Possui um visual agradável e uma funcionalidade fantástica que vamos citar no item asseguir.

Banco de currículos para consulta:

Na própria página da universidade, você dispõe de um banco de currículos para consulta grátis. As funcionalidades são limitadas mas é o tipo de coisa básica que realmente funciona, sem muita ‘frufruzada’. Outras instituições, como a poderosa ESPM, não possuem essa facilidade.

É a elite da sociedade:

A sociedade carioca, como qualquer sociedade, é composta de vários extratos sociais que vão desde a base da pirâmide até a ponta do iceberg. A PUC apesar de filântrópica, possui em seu corpo discente a elite da sociedade. Em seu campus, que fica em um bairro nobre da cidade, você encontra pessoas das melhores famílias, que mesmo tendo seus defeitos normais, tiveram muitas oportunidades de estudar em ótimas escolas, praticar esportes, ter uma alimentação balanceada, fazer viagens, ter uma família mais ou menos estruturada, fazer cursos e outras coisas mais. Por mais que se possa ter uma criança brilhante na classe C, D, E temos que convir que alguém que teve a oportunidade, e provavelmente felicidade, de nascer na classe A ou B vai ter, em tese, um caminho mais curto rumo ao sucesso. E esse material humano que a Pontifícia consegue captar para suas instalações, colaboram bastante com o seu resultado.

Um outro aspecto que notamos claramente é que o aluno da PUC analisa uma oportunidade em termos de aprendizado, perspectivas de crescimento, ambiente, etc. O salário inicial também pesa na decisão, mas, os outros fatores também contam bastante. E isso mostra uma visão de longo prazo, que muitas vezes falta no Brasil.

Pode ser que estejamos fazendo alguma injustiça com outra instituição. Nós mesmos, temos muitos funcionários que estudaram na UFRJ e, mesmo assim, achamos essa avaliação justa. Mas, se alguma outra escola superior é tão boa quanto a PUC, nossa percepção ainda está nos apontando essa última como a preferida.

Isso de forma alguma quer dizer que o ensino das outras não seja bom, ou que não tenhamos bons alunos nelas, é mais uma abordagem da universidade como empresa eficiente no seu setor.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Post A Comment