01 mar Jovens designers no comando
Com criatividade e espírito inovador, o design vem ganhando espaço e reconhecimento no mercado de trabalho. Uma atividade pouco valorizada e considerada sem importância no passado, hoje é percebida por muitas empresas como fundamental seja na construção de websites, diagramação de revistas, jornais ou em projetos de produtos. Só que para alcançar esse reconhecimento, a profissão enfrentou muitos questionamentos, preconceitos e confusões por parte das companhias sobre o que significa ser um designer, rotulada por muitos como meros desenhistas. Por isso, a evolução percebida nesta carreira atualmente, deve-se, não apenas, a mudanças no mercado ou ao amadurecimento das empresas, mas principalmente, aos novos profissionais que estão entrando no mercado com um diferencial marcante: a criatividade.
Esses jovens, que têm entre 20 e 30 anos, são os preferidos das empresas. O gás da idade, acrescentado a um espírito ousado e inovador, além do conteúdo fresco recém adquirido nas universidades, fazem com que essa garotada chegue ao mercado de trabalho com pouco ou nenhuma experiência, mas com uma vontade de produzir única. Além disso, no caso de webdesigners, por exemplo, há uma intensa e constante mudança nos programas de diagramação, fazendo com que os profissionais mais antigos não acompanhem o ritmo necessário de reciclagem e fiquem em desvantagem em relação a esses novatos.
– A empresa tem que estar atualizada em relação às tendências, que rapidamente mudam. Mentes jovens costumam estar mais em dia com as tendências atuais, e as empresas têm percebido isso, investindo em universitários e recém formados – afirma a webdesigner Priscilla Alves.
Inovação
Inovar nem sempre é fácil e encontrar pessoas criativas, é um processo complexo por parte das empresas. Por isso, a indústria de móveis em aço inox Palmetal, exemplo de inovação em seus produtos, já percebeu a importância do design como forte diferencial competitivo. E, desde que seus móveis adotaram uma identidade própria e inovadora, a empresa encontrou nos jovens profissionais a coragem e ousadia necessárias para seus projetos.
– Acredito que como a concorrência está cada vez maior, então as empresas estão descobrindo no design uma forma de se diferenciar e alvançar vantagem competitiva. Hoje nossos já consagrados designers continuam colaborando com novas tendências e soluções criativas. Porém a freqüente necessidade de inovação no mercado necessita sempre de novas idéias e em uma velocidade muito grande. Aí que entram nossos jovens. Recém saídos da faculdade muito criativos com espírito ousado e inovador. Eles vêm se destacando a cada dia e valorizando o design brasileiro – conta a Designer Ana Cristina Costa
Breve Histórico da Atividade
O design é uma atividade que começou a ganhar força no século XIX, surgindo como uma forma de expressão ideológica. Mas foi em função do desenvolvimento de novas tecnologias indústriais, especialmente na Grã-Bretanha, que houve uma necessidade em se criar uma divisão clara entre o artista plástico e o designer.
No Brasil, a área só começou a ser tratada como especialidade artística diferenciada a partir da criação do primeiro escritório de design no país no Rio de Janeiro, em 1963, sendo o marco inicial da profissionalização do design no país.
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