18 jul Depois do Solidworks Palmetal adquire o Modo 3D 801
Na Alezzia | Palmetal o projeto de produto sempre foi uma prioridade, principalmente depois de 2007 quando começamos a investir consistentemente no desenho industrial. E com esse investimento os desafios aparecem. Um dos maiores desafios é fazer projetos confiáveis e em acordo com a realidade dos nossos equipamentos.
Esse primeiro desafio foi concluido com a aquisição do excelente soft Solidworks 2014 Premium.
O desafio seguinte foi como tornar os lindos projetos feitos pelo Solidworks uma imagem atraente ao público. Queriamos poder criar uma imagem realista o suficiente para impressionar os nossos clientes de forma que não fosse facilmente perceptivel se aquilo era realmente uma imagem 3D ou uma foto do mundo real.
O Solidworks já vem com um motor de renderização, mas, este é bastante limitado. Sua intenção é quase como ser um bom quebra galho para que as próprias pessoas técnicas tenham uma noção melhor do que será o equipamento projetado. E nesse sentido é uma grande mão na roda, afinal, o Solidworks é um soft de mecânica e não um soft de animação, fotorealismo etc.
Testes com o KeyShot
No inicio de 2013 começamos as nossas pesquisas… Os primeiros testes foram com o KeyShot que é um soft muito bom e entrega resultados bastante aceitáveis em um tempo mínimo. Qualquer pessoa com zero noção de render consegue em 03 horas de treinamento chegar a imagens muito bonitas mesmo. A questão é que a velocidade tem um preço, e nós queriamos ter mais controle e mais qualidade em cenas de interiores, onde você simula um cômodo de uma casa, e o KeyShot estava nos limitando bastante nesse sentido.
Testes com o Maxwell Render
Na sequencia descobrimos o Maxwell Render. Foi como passar de um Gol para um Jetta. O Maxwell tem todos os controles e cria imagens que são de uma beleza insana. E novamente veio o preço da beleza insana. A curva de aprendizado é bem maior que o KeyShot, mas, até ai tudo bem, a grande questão é o tempo de renderização. Nos nossos testes algo em torno de 30 horas de trabalho do computador é o tempo necessário para atingirmos o ponto ideal. Outros artistas como esse aqui falam em 60 horas de render. Haja paciência.
Uma outra questão foi muito decisiva no descarte do Maxwell ao menos temporariamente: a comunidade no Brasil que usa o Maxwell é muito restrita, então contratar alguém que já tenha conhecimento no assunto é um tanto quanto complexo.
Testes com o 3DS Max
Havia também o onipresente 3DS MAX que possui uma base de usuários, tutoriais e produtos quase infinita, teoricamente seria uma ótima escolha, só que ao testar o programa achamos ele poluido, tipo uma colcha de retalhos, muito pesado e instável, foi algo do tipo : o santo não bateu. Então esse também foi descartado apesar de todos os lindíssimos projetos que ele tem no curriculum.
A escolha do Modo 3D
Na sequencia conhecemos o modo 3D que para nós foi o melhor custo x benefício de todos. Ao ver a galeria, apresentação e interface do modo foi como se tivessemos achado o amor da nossa vida, a intuição na hora disse que aqui estava o caminho. Essas foram as vantagens que vimos nesse produto para que ele se tornasse o nosso carro chefe:
- Inteface limpa e amigável
- Programa leve e rápido
- Qualidade de imagens muito boas em um tempo aceitável de renderização
- Muitos recursos de criação
- Comunidade razoavelmente grande no Brasil e crescente
- Vários tutoriais na internet
- Preço acessível
- Abre nativamente os arquivos Solidworks
Com esse upgrade no nosso arsenal estamos aptos a manter nossa liderança em inovação no nosso segmento de móveis em aço inox, entregando para nossos clientes resultados cada vez mais atraentes com um nivel de acabamento e garantia muito superior ao mercado.
É preciso ressaltar um ponto importante, a curva de aprendizado é até um pouco mais longa que o do Maxwell render, uma vez que existem muitos controles que fazem a luz pegar atalhos para que você obtenha uma imagem linda em um tempo aceitável, por isso que além de comprar o soft é importante ter bastante foco nos estutos. No nosso caso aqui na Palmetal foram praticamente uns 06 meses de estudos até chegarmos ao nível que nós resultado que nós queríamos desde o início, e ainda sim, há muito a melhorar ainda.
Espero que tenhamos com essa conversa tenha sido possível passar um pouco da nossa experiência e processo decisório para algo tão importante como ao apresentação dos produtos. Sinta-se a vontade para conversar conosco.
No Comments