31 out Sun Tzu, von Clausewitz e a estratégia Palmetal
Os dias de hoje apesar de todas as dificuldades são dias muito alegres. Estamos realmente vivendo a democracia da informação e a massificação irrestrita das oportunidades. Praticamente em qualquer área que uma empresa se aventurar ela vai ter oportunidades de se dar muito bem. Seja por meio de uma estratégia do oceâno azul ou alguma outra maneira inovadora de quebrar um paradígma antigo.
Na Palmetal nós nos inspiramos nos grandes filósofos da guerra para traçar nossa estratégia de como iremos conquistar mercado em um setor tão competitivo e pulverizado como o de móveis de alto padrão.
Felizmente todos esses pensadores antigos nos deixaram um vasto material de orientação, a maior parte deles muito interessantes. Dentro desse vasto material, alguns nos tocaram mais profundamente. Entre eles destacamos:
Sun Tzu:
- Quem conhece a si e ao inimigo não precisa temer o resultado de 100 batalhas
- Os guerreiros hábeis primeiro se tornam invencíveis, depois esperam oportunidades para derrotar o inimigo
- Se seu exército captura dez carruagens em batalha, você deve recompensar o primeiro que lhe levou a carruagem do inimigo
von Clausewitz:
- Ataque com a máxima concentração
- Ataque com a máxima velocidade
- Nunca esqueça que nenhum grande lider militar ficou famoso sem audácia
- Dada a mesma quantidade de talento, timidez fará mil vezes mais estrago do que a audácia
Traduzindo as idéias
Trazendo isso para uma realidade que nós entendemos podemos resumir da seguinte forma a parte do Sun Tzu.
A Palmetal está há varios anos estudando o mercado (campo de batalha) e os concorrentes (o inimigo). Conhecemos perfeitamente o que fazemos bem e as nossas limitações, bem como os pontos fortes do concorrente e suas limitações.
Reforçamos nossa linha de produtos e aprimoramos diariamente nosso sistema de vendas pela internet. Isso nos torna invencíveis, pois, ninguém no Brasil compete na nossa altura nesse terreno, uma vez que fomos os primeiros ou um dos a ocupá-lo. Agora que estamos invencíveis, vamos atacar o inimigo, abrindo lojas físicas pelo pais.
A parte da carruagem se refere as recompensas financeiras que pagamos sempre que algum funcionário nos fornece uma idéia inovadora.
Agora falando das frases de von Clausewitz.
Nós usamos sempre o principio da concentração e da velocidade, escolhendo de forma bem pensada o ponto chave onde vamos despejar nossos recursos. E a escolha atual são as áreas de design e tecnologia da informação. Não que as outras não sejam importante, mas, nessa nós temos que implementar inovações em uma velocidade muito superior aos concorrentes para manter nosso vigoroso crescimento ano após ano.
E as últimas duas frases tratam da questão que nós realmente estamos sempre dispostos a arriscar. Arriscamos ao escolher as soluções de TI mais modernas, ao fazer projetos arrojados e manter sempre um alto nível de reinvestimento de capital no negócio.
Resumindo:
Somos uma nova geração de empresa já forjada na era da internet e da velocidade que vai fazer o caminho de volta para ocupar o espaço das lojas tradicionais. No futuro essa experiência será relatada por estudiosos do tema como um caso de sucesso.
No Comments