15 mar Lojas de roupa investem em Design e Inovação
Em uma loja de roupa, seja ela masculina, feminina ou infantil, mais do que um vestido ou blusa, o cliente compra também, o conceito. O estilo visual, a iluminação adequada, a união de formas e cores, a escolha do piso, paredes e equipamentos, determinam a proposta que a loja deseja passar para seu cliente e é fundamental no processo de compra.
Isso porque, a maior parte dos consumidores na hora de optar por uma roupa, acaba se envolvendo com o estilo da loja, com a decoração e pela proposta que aquela marca deseja passar. Sendo assim, a imagem do estabelecimento é fundamental para atrair e conquistar seu público-alvo.
É nesse momento que o design se faz tão importante, pois será ele que vai definir o estilo e a proposta desejada do negócio, além de compor o produto, o cliente e o espaço de venda, projetando o estilo como clássico, moderno, high-tech, feminino, masculino, infantil, entre outros. Produtos requintados exigem acabamentos nobres; produtos arrojados solicitam formas e cores de arrojo; produtos infantis, temas infantis; produtos neutros pedem espaços simples e materiais também neutros.
Sabendo disso, a escolha dos móveis que irão compor seu ambiente também é fundamental para a imagem da loja, já que os clientes associam todo o visual do ambiente ao produto vendido. Desta forma, ter móveis bonitos, de qualidade e com design harmonioso com o ambiente, sugere que suas roupas também sejam bonitas e de qualidade.
A empresária Ana Luiza de Paiva, dona da loja de roupas multimarcas Tess, concorda com a importância do design. “No meu estabelecimento, valorizamos não apenas o produto ofertado, no caso, as roupas. Mas ficamos atentos também, a experiência de compra das nossas clientes. Então, o cheiro, a beleza, o atendimento, a disposição e design dos móveis são necessários para passar a imagem que desejamos”, afirma Ana Luiza.
Outro ponto fundamental é a criação de uma identidade. A loja precisa ter uma personalidade que a diferencie de todas as outras. E nesse ponto, mais uma vez, a escolha correta dos móveis será determinante no processo de fortalecimento de marca.
Seja Diferente
Foi pensando nesse processo de diferenciação e de agregar valor a marca, que a designer Vanessa Robadey, da empresa de móveis em aço inox Palmetal, fez um projeto inovador para lojas de roupa. A arara ilha (foto ao lado), que esteve presente no Fashion Business Tech 2010 e fez grande sucesso entre os lojistas presentes, é um projeto que une ousadia, inovação e beleza. “Ao projetar a Arara Palmetal modelo Ilha, mantivemos em mente uma idéia principal: diferenciação”, afirma Vanessa.
Segundo Vanessa, o que a motivou no projeto foi o fato de existir no mercado uma grande variedade de móveis do estilo ilha – do tipo display, ou para apoio disposto no centro do ambiente – destinados a lojistas, no entanto, todos possuem uma linguagem visual muito similar, que prima apenas pela funcionalidade. “Nós, da equipe de design da Palmetal, optamos oferecer funcionalidade sim, e também estilo”, afirma a designer. “Sabemos que uma loja de roupas não vende somente roupas, vende também um estilo de vida, uma imagem, por isso acreditamos ser importante incorporar essa idéia no mobiliário da loja. Com esse intuito, a Arara Palmetal Modelo Ilha foi desenhada a partir de formas orgânicas em contraposição as usuais linhas retas dos móveis deste tipo que podem ser encontrados no mercado, garantindo estilo e diferenciação. Além disso, o aço inox é um material de durabilidade inquestionável.”, completa Vanessa.
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