O aço inox é um material nobre

O aço inoxidável é um metal nobre a altamente consagrado tanto no uso profissional quanto residencial. Suas características físicas proporcionam uma limpeza perfeita, e sua beleza e alto valor agregado conferem status ao ambiente em que ele é aplicado.
Nos últimos anos o consumo de aço inoxidável vem crescendo consistentemente como opção de compra, se tornando cada vez mais um objeto de desejo, tendo em vista a qualidade e resistência dessa matéria-prima.

A Alezzia | Palmetal possui uma vasta experiência no desenvolvimento de produtos de alto padrão e, com isso, estamos aptos a lhe oferecer uma alternativa maravilhosa a um excelente custo x benefício para o seu projeto de cozinha.

 

 

Variedade de modelos

A Alezzia disponibiliza três opções de modelos de bancada residência em aço inox para facilitar a sua escolha dentro das nossas opções de acabamento, design e preço. Cada modelo possui suas vantagens específicas que se adequam a diversos tipos de ambientes.

LINHA ECONÔMICA

Descrição

A Bancada Alezzia – Linha Econômica é o modelo mais básico das três opções, porém apresenta muita beleza e eficiência. Ela foi projetada para quem deseja um produto simples, mas, ainda sim bonito e eficiente.
Se a cozinha possui um espaço médio ou reduzido, e você quer ter uma bancada de aço inoxidável sem muitos incrementos, a LINHA ECONÔMICA é a escolha perfeita, pois, vai adquirir todos os benefícios do aço inoxidável por um baixo investimento. O efeito visual da LINHA ECONÔMICA é praticamente tão lindo quanto o da LINHA LUXO, sendo necessário um observador atento para diferenciar uma da outra depois de instalada.

 

Características Técnicas

Ela é fabricada em aço inoxidável AISI 304, chapa #20 – 1,0mm, e possui acabamento escoavado fosco. Sua resistência física é boa e ela pode ser fabricada tanto com no máximo uma cuba embutida como ou uma cuba de sobrepor. Cooktops, recortes especiais e outras opções estão fora dessa linha. Pode ser fabricada com ou sem borda d’água. Sua espessura frontal (saia) é de 40mm e o frontispício é de 100mm. Possui compensado naval envernizado de 18mm como enchimento. O comprimento máximo em que essa bancada pode ser fabricada é de 2,00m e sua largura padrão é de 0,60m ou 60cm.

CARACTERÍSTICAS

    MaterialAISI 304
    Espessura1,0mm - #20
    AcabamentoEscovado
    CubasUma unidade no máximo. Embutida ou de sobrepor.
    ComprimentoMáximo: 2,00m
    Mínimo: 0,50m
    LarguraPadrão: 0,60m
    FrontispícioAltura: 100mm
    SaiaAltura: 40mm
    Borda d'águaOpcional. Com borda d'água nos três lados ou sem borda.
    CooktopIndisponível
    Fogão embutidoIndisponível
    Recortes especiaisIndisponível
    PreenchimentoCompensado naval envernizado
    ProjetoProjeto preliminar para aprovação sem custo adicional
    Calha de utilidades:Indisponível

 

 

 

 

LINHA LUXO

Descrição

A Bancada Alezzia – Linha Luxo é o modelo intermediário das três opções. Ela foi projetada para quem deseja o máximo de qualidade. A principal diferença entre a Linha Luxo e a Econômica é a espessura da chapa, que passa de 1,0mm para 1,5mm. Isso proporciona uma superfície bem mais lisa e homogênea. A resistência da chapa permite a personalização desse produto de uma forma mais avançada.

Na Linha Luxo você pode ter cubas duplas, cooktops, recorte especiais para colunas ou um fogão de embutir. Além de tudo isso, podemos desenvolver um projeto exclusivo com medidas de saia e frontispício sob medida. As Bancadas Alezzia – Linha Luxo são lindas e encantam até os mais exigentes e atentos avaliadores. Esse é o modelo preferido das residências de alto padrão.

 

Características Técnicas

Ela é fabricada em aço inoxidável AISI 304, chapa #16 – 1,5mm, e possui acabamento escoavado fosco. Sua resistência física é muito boa e ela pode ser fabricada tanto com uma ou duas cubas embutidas ou uma cuba de sobrepor. Cooktops, recortes especiais para colunas e lateral em ângulo para pegar em uma parede inclinada estão disponíveis nessa linha. Pode ser fabricada com ou sem borda d’água. Sua espessura frontal (saia) é de 40mm e o frontispício é de 100mm, sendo que a primeira pode crescer até 100mm e a segunda até 200mm. Possui compensado naval envernizado de 18mm como enchimento. O comprimento máximo em que essa bancada pode ser fabricada é de 3,50m e sua largura padrão é de 0,60m ou 60cm, podendo aumentar até 0,80m.

Observação importante: A soma da largura + saia + frontispício não pode ultrapassar 1,15m ou 115cm.

CARACTERÍSTICAS

    MaterialAISI 304
    Espessura1,5mm - #16
    AcabamentoEscovado
    CubasUma unidade ou duas. Embutida ou de sobrepor.
    ComprimentoMáximo: 3,50m
    Mínimo: 0,50m
    LarguraPadrão: 0,60m
    Disponível: 0,50m - 0,70m - 0,8m
    FrontispícioAltura: 100mm
    Disponível: 150mm - 200mm
    SaiaAltura: 40mm
    Disponível: 70mm - 100mm
    Borda d'águaOpcional. Com borda d'água nos três lados ou sem borda.
    CooktopRecorte disponível
    Fogão embutidoRecorte disponível
    Recortes especiaisRecorte disponível
    PreenchimentoCompensado naval envernizado
    ProjetoProjeto preliminar para aprovação sem custo adicional
    Calha de utilidades:Indisponível

 

 

LINHA UTILIDADES

Descrição

A Bancada Alezzia – Linha Utilidades é o nosso modelo top de linha. Ela foi projetada para quem deseja aliar ao máximo a arte gastronômica à, aliada belíssimo design. A principal diferença entre a Linha Utilidades e a Luxo é o acréscimo da calha de utilidades no fundo da bancada. Esse acessório serve como apoio para o preparo dos mais requintados almoços e jantares, pois, nela você vai acomodar perfeitamente seus utensílios, temperos, pratos, facas, tábuas e o que mais for necessário para preparar as maiores iguariais que sua criatividade permitir, principalmente, naqueles dias especiais, onde o prazer do preparo e o charme de um prato feito com todo amor rivaliza com o próprio prazer de comer. Esse móvel é o sonho de consumo dos amantes da culinária. Por curiosidade, esses amantes podem ser facilmente encontrados entre os signos de touro, virgem ou escorpião.

Na Linha Utilidades você pode ter cubas duplas, uma cuba de sobrepor e um cooktops. A única dimensão que varia nesse produto é o comprimento, sendo todas as outras medidas fixas. Os assessórios da calha são soltos, e podem ser movimentados livremente de um lado para o outro. Dispomos de uma série variada deles para facilitar suas atividades. A limpeza da calha é muito simples, basta retirar os suportes e passar um pano úmido. Como a calha é totalmente estanque, você pode colocar nela a louça ainda molhada para escorrer.

 

Características Técnicas

Ela é fabricada em aço inoxidável AISI 304, chapa #16 – 1,5mm, e possui acabamento escoavado fosco. Sua resistência física é muito boa e ela pode ser fabricada tanto com uma ou duas cubas embutidas ou uma cuba de sobrepor. Cooktops e fogões de embutir estão disponíveisi nessa linha, todavia, recortes para colunas e fabricação em ângulo estão excluídas. Sua espessura frontal (saia) é de 40mm e a altura da calha é de 100mm. Possui compensado naval envernizado de 18mm como enchimento. O comprimento máximo em que essa bancada pode ser fabricada é de 3,50m. Essa bancada pode ser feita com ou sem borda d’água.

Observação importante: Apesar de a Bancada Alezzia – Linha Utilidade puder ser fornecida com ou sem borda d’água, recomendamos fortemente fortemente que seja feita sem para um melhor efeito visual. Como diz Calvin Klein – “Quanto menos, melhor”.

CARACTERÍSTICAS

    MaterialAISI 304
    Espessura1,5mm - #16
    AcabamentoEscovado acetinado
    CubasUma unidade ou duas. Embutida ou de sobrepor.
    ComprimentoMáximo: 3,50m
    Mínimo: 1,00m
    LarguraFixa: 0,80m
    Sendo 0,60m (bancada) + 0,20m (calha)
    CalhaAltura: 100mm
    Largura: 200mm
    SaiaAltura: 40mm
    Borda d'águaOpcional. Com borda d'água nos três lados ou sem borda. Preferencialmente SEM borda.
    CooktopRecorte disponível
    Fogão embutidoRecorte disponível
    Recortes especiaisIndisponível
    PreenchimentoCompensado naval envernizado
    ProjetoProjeto preliminar para aprovação sem custo adicional
    Calha de utilidades:Disponível por padrão

 

 

 

 

MODELOS DE CUBAS

Embutidas

foto da cuba embutida na bancadaAs cubas embutidas são as mais largamente utilizadas nas bancadas residenciais. Seu design é simples e sua limpeza é perfeita, uma vez que ela se integra a ao tampo de forma ideal, sem nenhum tipo de fresta. Nossa empresa possui estoque dessas cubas e temos tamanhos padronizados para facilitar a sua escolha. As cubas são encomendadas de marcas tradicionais como a Tramontina e através de um processo especializado, instalamos as mesmas no tampo. Como especificado no texto acima, na LINHA LUXO existe a possibilidade de instalarmos duas cubas lado a lado. Essa disposição é muito útil para colocar alimentos em um lado e louça suja no outro. Para uma impressão mais moderna dispomos também, da opção de cubas redondas. Segue abaixo as principais características das cubas embutidas:

 

 

 

  • Limpeza perfeita
  • Tamanhos: 500 x 400 x 240 | 400 x 340 x 140 | 380 x 140 (redonda)
  • Custo: baixo
  • Design básico

 

Sobrepor

foto da cuba de sobrepor na bancadaAs cubas de sobrepor são verdadeiras obras de arte. Provavelmente é um dos produtos mais bonitos entre todos os equipamentos que existem em uma residência, se levarmos em conta o design. Atualmente existem variedade de modelos com diversas funcionalidades. Algumas das marcas mais conhecidas de cubas de sobrepor são: Tramontina, Franke e Mekal. Esse modelo de cuba possui um valor mais alto em relação a cuba de sobrepor, e sua única desvantagem, se é que existe alguma, é que a instalação dificulta um pouco a limpeza das bordas, sendo necessário um pouco mais de atenção para esse aspecto. Nossa empresa não possui cubas de sobrepor em estoque, e devido a sua vastíssima gama de modelos deixamos o cliente livre para escolher o modelo que mais lhe agrada e comprar diretamente junto ao fornecedor de sua preferência. Tendo escolhido o modelo nós procedemos com a instalação na Bancada Alezzia. Abaixo as principais características das cubas de sobrepor.

 

  • Boa limpeza
  • Extensa gama de modelos
  • Custo: médio – alto
  • Design arrojado

 

 

 

FOGÕES

 

Cooktop

Os cooktops acompanham as cubas de sobrepor em termos de classe e design. São equipamentos muito práticos e de fácil manutenção. Todo cooktop, ou, pelo menos, as marcas mais famosas, possuem um manual de instalação na internet dizendo o tamanho do recorte que é necessário fazer para a instalação do mesmo. Por ser uma peça mais frágil e necessitar de uma instalação de gás ou elétrica dependendo da sua escolha, você apenas nos informa o modelo selecionado é nos faremos o recorte no tamanho correto no tampo. O local do recorte você também define. O cooktop é a escolha ideal para as residências que usam menos o fogão, ou preferem ter um forno separado.

 

 

 

 

Embutir

Bancada Alezzia Fogao EmbutirOs fogões de embutir são uma invenção relativamente nova e possui uma gama de adeptos menor que os fogões tradicionais e os cooktops. Esses fogões possuem a facilidade do forno, item ausente nos cooktops, e toda a robustez e segurança dos modelos tradicionais. Existem modelos muito bonitos como os da Bosch que vão atender aos clientes que vibram com o prazer de almoços especiais e jantares românticos. O fogão embutido é perfeito para casas com um uso mais intenso da cozinha sem tomar o espaço de um fogão tradicional.

 

 

 

 

 

TORNEIRAS

As torneiras podem ser de parede ou de bancada. Normalmente as pessoas costumam usar mais as torneiras de bancadas, e essas podem ser simples ou duplas (misturador). Qualquer que seja a opção, basta nos informar que faremos as devidas furações no tampo. O diâmetro do furo normalmente é de 22mm e no caso do misturador, a separação entre o eixo dos dos furos é de 200mm.

 

 

LIXEIRAS EMBUTIDAS

Essas lixeiras são um acessório maravilhoso que conferem  uma elegância e limpeza sem igual a sua bancada em aço inoxidável. Veja a foto ao lado para uma boa impressão desse complemento. No caso de você optar por essa lixeira, basta nos informar em que parte da bancada ficará a lixeira e qual o diâmetro do recorte. Caso prefira, pode nos enviar a lixeira que instalamos para você.

 

 

 

 

MEDIDAS

Trena StarrettO serviço de medição no local está fora das nossas atividades. Nossa empresa executa a bancada conforme as medidas enviadas pelo cliente. As medidas são bem simples de serem obtidas seguindo as dicas do nosso manual.
Fizemos isso por dois motivos principais:

  1. Menor custo para o cliente. Uma vez que as empresas normalmente embutem o valor da medida no serviço
  2. Maior segurança. Dessa forma evitamos que pessoas de fora entrem na sua casa

 

Temos feitos centenas de bancadas nos últimos anos e o índice de erro com relação a medidas é praticamente zero. Nossa equipe se encontra disponível para qualquer orientação que for necessária. Fazendo com calma e conferindo as medidas o sucesso é garantido.

É preciso ter mais atenção quando a bancada será instalada entre duas paredes. Nesse caso é recomendável dar um desconto de 5mm na medida. Exemplo: Se o vão entre duas paredes é de 2,65m, ou seja, 2650mm, aplicando o desconto de 5mm a bancada será fabricada com 2645mm. E isso garante que ela vai entrar no vão sem deixar muito espaço livre.

Muito importante que as medidas sejam tiradas com uma trena, preferencialmente da marca Starrett que é a mesma usada na nossa empresa. As vezes pode acontecer uma diferença de medidas entre trenas. Metros e fita métricas nem pensar.

Lembre também de medir o eixo, distância, da(s) cuba(s) e torneira(s) se houverem.

O projeto da bancada pode ser enviado a nossa empresa através de um croquis bem simples feito a mão mesmo, você pode nos enviar por fax ou email. Nós aqui vamos analisá-lo e fazer um projeto detalhado para a sua aprovação. De posse do projeto é válido mais uma conferência para nos certificarmos mais uma vez das medidas.

Em caso de arquivos DWG, pedimos para antes converter para PDF ou alternativamente JPG.

 

 

SUSTENTABILIDADE

Aço inoxidável x Granito

Hoje como consumidores é muito importante sabermos o grau de sustentabilidade de um produto. Essa informação é muito subjetiva e por várias vezes difícil de se obter, todavia, no caso da comparação entre Granito e Aço Inoxidável o resultado é muito simples.

 

O Granito

O Granito é uma rocha vulcânica feita a partir do magma com origem em sua maioria no período pre-cambriano. Por ser uma rocha, que sofre apenas tratamentos físicos, o que você usa em casa é basicamente aquilo que saiu da  natureza com algum polimento, sendo que durante o beneficiamento da sua linda bancada dessa bela rocha, entre 25 a 30% viram pó, e obviamente não podem mais ser usados para essa finalidade.

A reciclagem do granito, diferente de outros materiais como alumínio, papel, vidro, etc. é algo mínimo. Ou você já ouviu falar de sucateiro de granito? No Brasil as rochas descartadas em geral servem para aterros ou muitas vezes vão parar em lixões.

Para resumir, virtualmente todo o granito que se consome é um rocha que foi retirada da natureza, nada foi reciclado como é o caso do vidro e do alumínio.

 

O aço inoxidável

banqueta alezzia com água no meio da natureza

Como o aço inoxidável é uma liga de metais, ele possui um processo de reciclagem muito bem estabelecido e comercialmente viável. Veja nosso video no YouTube para entender melhor o ciclo de vida de um móvel de aço inox.

Conforme dados do Núcleo Inox, atualmente em torno de 60% do aço inoxidável que você consome é proveniente de material reciclado, ou seja, muito mais sustentável do que um produto que é 100% retirado da terra.

Além disso, como as bancadas de inox possuem uma longevidade muito grande, ultrapassando facilmente a marca de 20 anos em bom estado, isso se traduz em uma maior preservação da natureza, uma vez que esse material não precisa ser substituido ou sofrer manutenções de pintura ou vernizes por exemplo.

 

 

 

Conclusão

Levando em conta a sustentabilidade, escolha o aço inoxidável ao invés do granito devido ao seu elevado teor de material reciclado e mais amigável ao ambiente

 

 

COMO INSTALAR

A instalação de uma bancada de aço inoxidável é algo extremamente simples, bastam apenas alguns parafusos e uma chave de fenda.

Na maioria das vezes as bancadas são instaladas sobre um móvel modulado de madeira. Como a bancada também possui um fundo de compensado naval, basta parafusar o móvel na bancada. Para uma bancada de 2,00m de comprimento seis parafusos são mais do que o suficiente. Basta colocar quatro nas pontas e dois no meio. Essa parafusagem pode ser feita com o auxílio de uma pequena orelha colocada nos cantos internos do seu móvel. Qualquer montador ou profissional do gênero resolve muito facilmente essa tarefa.

Antigamente as bancadas eram engastadas na parede, atualmente a praticidade pede apenas que elas apenas encostem na parede, sem precisar engastar. Caso o você seja muito exigente, pode fazer uma vedação com silicone incolocor entre o frontispício da bancada e a parede da sua cozinha, mas, isso na maioria dos casos é dispensável.

Os móveis modulados de cozinha possuem resistência mais do que suficiente para segurar uma bancada de inox e todos os seus acessórios sobre ele. Ainda sim, se houver uma situação muito excepcional, podemos fornecer mãos francesas para a instalação diretamente na parede.

O serviço de instalação também está fora do nosso escopo, mas, nossa equipe vai lhe orientar caso surja alguma dúvida durante o processo.

 

 

ENTREGA

O Prazo

O prazo para a entrega de uma bancada normalmente fica entre duas semanas e um mês. Levamos até cinco dias úteis para fazer e aprovar o projeto da bancada. Alguns clientes fazem várias alterações em etapas, e isso toma mais tempo do projeto. Aprovado o desenho, levamos entre cinco e quinze dias úteis para aprontar o produto, dependendo do seu grau de complexidade e do nivel de ocupação da nossa fábrica.

Bancadas mais simples sem recortes especiais e sem borda d’água normalmente são finalizadas rapidamente. Bancadas Linha Utilidades ou com recortes e encaixes levam mais tempo.

 

Transporte

Nossa empresa fica no Rio de Janeiro e na região metropolitana possuímos transporte próprio. Para outros estados fazemos entregas através de transportadoras.

 

Recebimento

É muito importante que no ato do recebimento o cliente ou pessoa designada confira o estado do produto, medidas, etc. Caso haja alguma alteração no mesmo recuse o recebimento e anote no verso da nota o que está discrepante com o pedido. O transportador está orientado a aguardar a conferência e em caso de desvios o mesmo irá trazer de volta o produto a nossa fábrica para efetuarmos os devidos ajustes.

 

 

GARANTIAS

Tempo

Fornecemos garantia em nossa fábrica, frete por conta do cliente, pelo prazo de 2 (dois) anos a contar da data da entrega do produto. A garantia cobre basicamente erros de fabricação ou se eventualmente o fundo de compensado se descolar do aço inox, evento raríssimo de ocorrer.

No geral as garantias fazem mais sentido quando se trata de algum bem mecânico ou eletrônico em que as peças podem apresentar um funcionamento irregular. Para bens estáticos como os móveis os defeitos são vistos logo nos momentos iniciais, passado esse tempo, o produto vai permanecer o mesmo durante longos anos.

Corrosão

A garantia não cobre corrosão.

Esse também é outro evento raríssimo de ocorrer, desde que seja feita a limpeza correta na bancada. Basta lembrar das panelas e talheres. Você já viu alguma panela ou talher de aço inox com ferrugem? Nosso inox é exatamente o mesmo usado na fabricação dos produtos Tramontina, que é o aço inoxidável AISI 304.

 

Arranhados e amassados

Esses também estão fora da garantia.

 

 

OUTRAS DICAS

Bancadas em L

Quando você tem um espaço muito amplo com dois segmentos de reta cai-se na necessidade de uma bancada em formato L. Nossa empresa também fabrica, sendo que as bancadas são feitas separadamente em dois pedaços que na hora da instalação ficam perfeitamente unidas. Se desejar você pode passar um silicone incolor na união entre as duas para ficar totalmente vedado o espaço. Veja a foto ao lado para ver como fica o resultado da união de duas bancadas. Em uma situação dessas, prefira os modelos sem borda d’água.

 

Sem borda d’água

O aço inox por si só já é um material que transmite muita informação. Sua presença em uma cozinha residencial é notável sob todos os aspectos. Sendo assim, uma bancada lisa sem borda d’água torna o visual mais clean. Existe a possibilidade de água pingar para fora da bancada, mas, isso é algo que somente é relevante em cozinhas de uso intenso. Os clientes que optaram pela bancada lisa após anos de uso, se mostraram bastante satisfeitos com a sua escolha. O modelo com borda deve ser preferido quando realmente a cozinha tiver um uso intenso, algo tipo dez refeições grandes sendo preparadas na semana, coisa que geralmente não acontece mais nas famílias brasileiras.

 

Um frontispício

Mesmo que a bancada fique entre paredes é preferível usar apenas um frontispício, o frontispício traseiro, deixando as paredes laterais livres. Em nossa opinião esse design é muito mais leve e bonito do que os modelos com frontispícios laterais. Como a água normalmente não vai tão longe até a lateral da bancada, é bem raro que essa construção tenha uma utilidade efetiva.

 

Bancadas prontas

Existem no mercado algumas bancadas em aço inox padrão de pronta entrega. Elas possuem dimensões e modelos limitados, mas, se alguma delas atender a sua necessidade você deve optar por esses modelos, pois, são bons e baratos. Lojas como o Leroy e C&C possuem esses produtos para pronta entrega. Se você deseja algo mais sofisticado com um comprimento maior ou uma chapa mais grossa a Bancada Alezzia é a melhor opção.

 

Recortes especiais

Caso sua parede possua uma coluna ou uma parede seja inclinada nós podemos fazer sob medida. Basta nos enviar as medidas do recorte que executaremos nas bancadas. No nosso manual em PDF você pode ver mais detalhadamente o esquema de cortes.

Se você está procurando Bancadas | Mesas de trabalho em aço inox, visite esse link abaixo

MESAS DE TRABALHO PALMETAL