21 set Fotos para melhorar o seu marketing
Uma foto vale mil palavras!
Talvez valha até mais que isso. Todavia, podem ser mil palavras boas ou não. Isso vai depender de você.
No Brasil as micro, pequenas e médias empresas subestimam demais o valor de uma boa foto. Dependendo do seu produto, um investimento de R$3.000,00 reais em uma seção de fotos é algo bem barato. Para produtos que o cliclo de vida é relativamente longo, como é o caso dos nosso móveis, uma foto vai dar retorno durante anos a fio.
Na foto a esquerda podemos ver um exemplo de imagem que normalmente é feita pelas empresas na tradicional preguiça de investimento. Na foto a direita podemos ver o resultado de uma foto tirada profissionalmente em um ambiente adequado.
Qual foto você acha que fará mais efeito na mente do consumidor?
E como conseguir fotos boas?
Primeiramente caprichando no produto. Um produto para foto tem que está acima do aceitável ao controle de qualidade, pois, todo o defeito ficará visivel.
Tenha uma boa máquina fotográfica. Essas point-and-shot funcionam, mas, o melhor é ter uma máquina SLR Canon ou Nikon. Eu uso a Canon 50D. A lente também é muito importante.
Se você não quiser começar com um investimento desse nível, contrate um fotógrafo iniciante. Você com sorte consegue achar um no orkut por 100 reais a diária. Para um garoto que não tem despesa e esté começando agora é um bom negócio para os dois lados.
Se for possível use modelos. Sim, modelos femininas de preferência. Uma propaganda na televisão da Ford dizia que anúncios com mulheres bonitas, animais ou crianças marcavam bem mais do que anúncios sem esses participantes.
Vamos a outro exemplo do que estamos falando.
A esquerda está a MESA DE TRABALHO PALMETAL ao lado de um equipamento de ultrassom da Solution Vet. Essa é uma foto simples sem adição de um modelo canino.
A direita segue a mesma foto com uma modelo labrador muito simpática, a Leize.
Como hoje em dia a disputa pela atenção das pessoas é muito alta, tudo o que puder ser feito para cativar o consumidor é valido.
É importante saber que além das fotos com ambientadas e com modelos, é bom ter fotos simples também. No caso de um comércio eletrônico você alterna entre uma foto produzida e uma foto básica.
Contratando uma boa equipe
Modelos femininas também são um excelente instrumento para realçar o seu produto.
Você pode contratar boas modelos por R$300,00 reais a diária. Garotas bonitas, magras, com alguma experiência em poses, etc.
Se quiser refinar mais ainda, contrate um maquiador, R$150, e um produtor ou diretor de arte que ficam na faixa de uns R$400,00
Uma forma barata de requisitar essas pessoas e através das mídias sociais: orkut, twitter, etc. Nós mesmos já fizemos isso várias vezes, dá um pouco de trabalho, mas, funciona.
Se quiser algo mais prático visite uma agência de modelos. Essa aqui é muito boa – Agency Models. Se prepara para investir uns R$1000,00 reais nesse caso. Só que em compensasão você vai contratar A modelo.
Durante a seção de fotos
Reserve ao menos um dia inteiro para as fotografias mais complicadas. Essas coisas precisam de paciência e se voce esquecer de alguma coisa e so perceber um mês depois vai ser tarde demais.
Leve muitos cartões de memória. Atualmente aconselho levar uns três cartões de 32gigas cada. A não ser que você vai tirar todas as fotos em jpg, mas, não acho recomendável. Com a minha Canon eu sempre fotografo no modo CR2 que fica ótimo para impressão e anúncio em revistas.
Faça um roteiro do que você vai fotografar, improviso só complica.
Leve um notebook para ver as fotos em tela grande. As vezes na máquina a foto fica linda, quando você baixa repara em algum detalhe que te irrita.
Se for fazer fotos externas leve um bom flash e se possível uma caixa de luz com bateria. O resultado é muito melhor
Pense nas bebidas e refeições e cuide para manter o clima agradável.
Obtendo fotos com os seus clientes
Seus clientes são ótimas fontes para material de qualidade. Negocie com eles um desconto ou um pagamento pela seção de fotos. Insita um pouco, a maioria das pessoas só vai te mandar foto se for para reclamar, tirando isso as pessoas esquecem de enviar os arquivos. Nesse caso é preciso ser insistente e se for o caso, contratar alguém para ir até o cliente tirar as fotos.
Tenha sempre autorização por escrito
Antes de divulgar as fotos tenha sempre uma autorização por escrito, se possível um contrato, caso contrário, ao menos uma autorização por email para evitar qualquer questão judicial com as fotografiais.
E por fim, divulgue bastante as fotos. Fotos somente no seu HD são de pouca valia, no seu site atraem muitas vendas.
gatinhasdainternet.tumblr.com
Posted at 09:27h, 01 junhoBastante interessante seu weblog. Você escreve muito e fica naturalmente pra todo gênero de de população o
que você já expor. Gostei.