06 abr Decoração e conforto para salas de recepção
Esperar nem sempre é um momento agradável, mas, muitas vezes, não há como evitar. Seja em uma clínica a espera do médico ou dentista, à espera de um atendimento em alguma loja, no banco, enfim, apesar de faz parte do nosso cotidiano, esperar pode se tornar desgastante.
Então, já que a recepção é um cartão de visitas, por que não encontrar maneiras de deixar este momento o mais confortável possível? O segredo está em como preparar da melhor forma este ambiente para receber seus clientes, já que é ali que, muitas vezes, acontece o primeiro contato entre a empresa e seu público. E como já não é novidade, a primeira impressão é a que fica. Sendo assim, um consultório, um centro de exames, o saguão de um hotel, restaurante, salão de beleza, um aeroporto ou em qualquer outra situação em que esperar acaba sendo inevitável o projeto de ambientes adequados é muito importante.
Um lugar quente ou gelado demais, revistas antigas, som alto são alguns exemplos de situações que irritam os clientes. Mas, o maior motivo de reclamações em uma sala de espera, são as cadeiras. Se forem duras e desconfortáveis, rapidamente vai gerar insatisfação do usuário.
Em um ambiente onde a recepção é o primeiro contato da empresa com os clientes, a beleza e o design são fundamentais. Então, as cadeiras deste ambiente devem ser elegantes, sem deixar de lado o conforto e a formalidade. Ela pode ser no formato giratório, fixo, entre outras. As de aço inox, por serem duráveis, são as mais aconselháveis. A base pode ser tanto em polipropileno, quanto couro ou outros tecidos. O estofado, a regulagem do assento e encosto, as cores e tecidos variam conforme o padrão da sua empresa. Em estabelecimentos onde a negociação faz parte dos serviços, a atenção à cadeira ainda é mais importante.
A distribuição e qualidade dos móveis também são marcantes. Assim como os serviços, como música ambiente, cafezinho, água, revistas atualizadas, TV e etc. Para dispor essas revistas de forma organizada e ainda embelezar o local, escolha um revisteiro com design diferenciado e atrativo, como o da foto acima.
Por mais que pareça um ato simples, o fato de ter em uma sala de espera água natural ou gelada e café fresquinho, agrega muito valor. Mas isto implica também em que alguém esteja encarregado da permanente limpeza e reposição.
Design de Interiores é também uma forma de comunicação, os arquitetos, designers e as empresas devem aproveitar esta linguagem para comunicar ao seu cliente de que forma ele é considerado. A marca da empresa ou elementos ligados ao seu ramo de atuação podem ser usados na ambientação.
O uso da cor branca na parede não é recomendável para que o espaço não seja associado a um ambiente hospitalar. As cadeiras e demais peças do mobiliário devem ter cores relacionadas às adotadas nos demais elementos da decoração, porém em tons mais escuros para que se obtenha contraste.
Não use relógios em parede. Eles realçam para o paciente um eventual atraso e pode aumentar ainda mais sua irritação. Uma outra excelente maneira de agregar valor em salas de espera mais sofisticadas ou dedicadas à empresários e executivos é oferecer acesso à internet por wireless. Desta maneira, em vez da pessoa achar que esta perdendo tempo esperando, dedica esse tempo em outra atividade.
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