Competitividade empresarial, Dica 1 – A missão

Muito já se falou sobre a missão da empresa e sua importância em vários livros, blogs, sites, etc.

E por incrível que pareça ela ainda é extremamente sub-utilizada no Brasil, mas, muito mesmo.

Se as empresas brasileiras tivessem idéia de como a missão traz dinheiro para a firma, fariam da missão a coisa mais importante de todas. E na verdade esse é o lugar ao qual ela pertence, o alto do monte Olimpo.

E porque ela pertence a esse lugar? Essa pergunta possui duas respostas principais no nosso entender.

1 – Toda empresa tem uma razão de existir

Essa razão pode ser várias, segue alguns exemplos: ganhar dinheiro, salvar vidas, melhorar o ensino do país, pegar mais mulheres, aprendizado pessoal, etc.  Qualquer que seja ela, a missão existe. Se  não houver uma missão a empresa rapidamente se acaba. Veja que não necessariamente essa misão estará escrita, mas, tacitamente ela existirá na cabeça de alguém, mesmo que esse alguém não saiba definí-la.

2 – O alinhamento de objetivos

A segunda é pelo príncipio da concentração de forças. Um dos princípios mais importantes de von Clausewitz em suas idéias sobre a guerra. Se a sua empresa é uma empresa individual ou com duas ou três pessoas uma missão escrita terá um efeito modesto no aumento da competitividade. Se a sua empresa tem uns cinco ou mais funcionários o efeito será considerável. E isso é conseguido através do alinhamento de idéias.

As pessoas ficariam pasmas se soubessem o quanto um pequeno incremento no foco eleva desproporcionalmente o nível de eficiência empresarial, e nesse setor a missão é o marco zero.

3 – A associação de novos talentos

Se a sua empresa deseja prosperar, é indispensável ter bons funcionários, isso é uma verdade inquestionável. Com uma missão simples e bem definida, fica mais fácil atrair pessoas que vibrem na mesma energia do empreendimento. Também é possível contratar boas pessoas sem a missão por escrito, mas, o bom profissional se encanta com uma missão inspiradora e cheia de significado.

Definindo a missão empresarial:

Vamos agora enumerar os quesitos que nós julgamos necessários para definir uma missão empresarial que vai dar muito dinheiro para a sua companhia.

1 – Faça com tranquilidade e mente aberta

Algumas coisas tem que ser decididas rapidamente, afinal, uma decisão qualquer é melhor que decisão nenhuma. Essa caso não se aplica ao tema em tela. A missão deve ser pensada com muita calma e tranquilidade, pode e deve ser debatida com várias pessoas, mas, cabe ao gestor principal a decisão definitiva.

2 – A missão deve ser curta

Esse é o segundo erro mais comum no Brasil quando se trata de missão empresarial. O primeiro é não ter missão. As pessoas escrevem  uma missão com várias linhas falando de qualidade, colaboradores, parceiros, sociedade, gato, cachorro, papagaio, etc. Agora eu me pergunto. Para que isso!? Será que o cara que inventou esse pergaminho lembra do que ele escreveu?

A missão ideal deve ter umas dez palavras no máximo. O ideal seria umas três ou cinco. Como falou Calvin Klein: “Menos é mais”. Ou ainda parodiando a conhecida frase: “Tamanho é inversamente proporcional ao documento”

3 – A missão deve ser abrangente na dose certa

Esse item é um pouco subjetivo, vai do sentimento do administrador. Se a sua empresa está com um campo de atuação restrito a poucos clientes é uma boa idéia tornar a missão um pouco mais ampla de forma a abrir os horizontes. Se a empresa está atacando em várias frentes é melhor restringir o ataque para um ponto mais interessante. Um bom exemplo dessa restrição foi tomada na Palmetal em 2003 quando escolhemos nossa missão.  A empresa era uma empresa de serviços que ao ser perguntada o que nós faziamos a resposta era: “fazemos qualquer coisa em aço inox”. Isso era vago e não dava nenhuma firmeza ao cliente. Apesar de ser vago era verdade, faziamos qualquer coisa mesmo: reservatórios, misturadores industriais, cama de aço inox, churrasqueiras, bancadas, corrimão, expurgo hospitalar, revestimento decorativo, móveis návais, boiler, tanques de aquecimento solar, troféu de premiação e por ai vai. Ou seja, uma verdadeira torre de babel. A solução foi limitar nosso campo para os móveis em aço inox.

4 – A missão deve ser inspiradora

A missão deve causar um impacto em todas as pessoas, deve ser algo que impressione as cidadãos que não conhecem a sua empresa. Algo que, em uma conversa de elevador, deixaria impressionadas as pessoas que estivessem lá no cubículo ouvindo o assunto sem te conhecer. Algo que valha a pena viver por isso. Algo que contribua com o progresso da humanidade. Nós na Palmetal acreditamos que o seu sucesso está diretamente ligado a quantidade de bem estar que você proporciona a sociedade

Exemplos de missões bem feitas:

Google

oferecer a melhor opção de busca na Internet tornando as informações mundiais acessíveis e úteis.

Microsoft

Ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial

3M

Solucionar problemas não solucionados de maneira inovadora.

Merck

Preservar e melhorar a vida humana.

Wal-Mart

Dar aos cidadãos comuns a possibilidade de comprar a mesma coisa que as pessoas ricas.

Gap

Facilitar aos clientes a expressão de seu estilo pessoal durante sua vida

Walt-Diney

Fazer as pessoas felizes

Palmetal

Proporcionar as pessoas conforto e satisfação através dos nossos móveis

Missões que poderiam ser melhores:

Vale

Superar desafios e barreiras para transformar recursos naturais em riquezas e promover desenvolvimento sustentável com ética e transparência.

Se eu fosse o presidente da Vale minha primeira canetada seria transformar a missão acima nisso aqui:

Transformar recursos naturais em riquezas e promover desenvolvimento sustentável

Tirei a frufruzada que pouco agrega e torna mais dispersa a mensagem. Afinal, ética e transparência é algo que se espera de toda empresa

Starbucks

Estabelecer a Starbucks como o principal provedor dos cafés mais finos do mundo, sem jamais comprometer os seus princípios, ao longo de todo o nosso processo de crescimento

Olha que elegante ficaria se fosse:

Prover as pessoas os cafés mais finos do mundo

Diga se a frase acima não toca mais gostoso no seu coração!

Limited Brands (Controladora da Victoria’s Secret)Lingerie Victorias Secrets

Construir uma familia das melhores marcas mundiais e oferecer uma experiência cativante aos clientes que levam a uma fidelidade de longo prazo e um crescimento sustentável para os nossos acionistas.

Ainda bem que as lengeries da VS são menores que essa missão. Vamos dar um refresh como se fala no mundo fashion.

Oferecer aos clientes uma experiência cativante

Exemplos de missões muito caídas:

And The Oscar goes to…

PetrobrasPetroleo

Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

Fala sério eihn…. Será que Sérgio Gabrielli consegue repetir essa frase? Se fazem isso com a missão da empresa, imagina com o resto. E outra coisa! O que diferencia essa missão da missão da Victoria’s Secret? Acho que nada, afinal a VS atua segundo esses preceitos acima. Ou seja, exclusivamente pela missão não é possível dizer se a Petrobras vende calcinhas ou petroleo. E sob alguns ângulos calcinhas são mais importantes do que petroleo. Petroleo um dia vai acabar, calcinha ainda vai durar muitas gerações. Petroleo polui muito mais do que calcinhas. Calcinhas são muito mais bonitas do que petróleo. Compare as duas fotos e tire suas próprias conclusões.

Mas não precisa ficar irado! Tenho boas notícias! Petrobras, carinhosamente apelidada por alguns de Petrosauro, está bem acompanhada…

GM

G.M. is a multinational corporation engaged in socially responsible operations, worldwide. It is dedicated to provide products and services of such quality that our customers will receive superior value while our employees and business partners will share in our success and our stock-holders will receive a sustained superior return on their investment.

Nem me dei ao trabalho de traduzir esse bagulho acima. Mas, é isso aí… Deu no que deu…

E por fim… Divulgue!

A missão precisa ser divulgada para ser efetiva. E imprescindível que esteja em um lugar de fácil acesso no site da empresa, e que esteja colada em algum quadro a vista de todas as pessoas que vivem o dia a dia da empresa.

Conte sua missão que teremos prazer em opinar sobre ela.

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

2 Comments
  • Michely
    Posted at 18:00h, 22 janeiro

    Achei o artigo muito atual, parabéns.
    Aproveitando o espaço, gostaria de mostrá-los a missão da minha empresa e obter sugestões de melhoria.

    ” Fazer parte da realização dos sonhos de pessoas e empresas através da venda de materiais de construção.”

    A empresa atua no varejo e atacado fornecendo diversos materiais de construção na região metropolitana de Salvador.

    Grata! Michely Guimarães [email protected]

  • Gabriel Cristian Gonçalves
    Posted at 18:20h, 29 maio

    Achei incrível o artigo, acredito que esteja passando uma visão bem ampla sobre o assunto, meu problema sempre foi o “achar uma missão que realmente nos defina” minha empresa sempre buscou entregar uma mentoria em assistência de abertura nos eua. Bom vou dar mais uma olhada em alguns arigos, ótimo artigo!

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