Saiba como recrutamos talentos pelo Instagram

Nossa política sobre RH começou lentamente. Hoje recrutamos talentos até pelo Instagram, mas, no início a contratação era algo relegado ao segundo plano como é na maioria das empresas. Isso só começou a mudar no ano de 2014, depois de tanto ouvir falar nos famosos e-readers Scaling UP BOOK Verne Harnishresolvemos que precisávamos de um, pois, esse processo de acumular pilhas de livros na estante, e esperar a entrega que muitas vezes demorava, tinha se esgotado para nós. Após algumas pesquisas, e muitas inseguranças, resolvemos que a escolha seria o líder do mercado, o Kindle.

Até aí tudo bem, mas, como um Kindle muda o sistema de contratação de uma empresa? A grande mudança foi com a compra do livro Scaling UP .Esse livro foi escolhido quase que aleatoriamente na lista colossal de títulos disponíveis no site da Amazon. E inesperadamente, esse livro foi uma grata surpresa. Foram provavelmente os 12 dólares mais bem investidos da nossa vida. Ele trata de  uma pergunta simples: porque algumas empresas conseguem explodir e outras não?

Basicamente a resposta se concentra em nas QUATRO principais áreas de decisão de uma empresa: as pessoas, a estratégia, a execução e o dinheiro. Na questão das pessoas o autor foi bastante enfático, segundo ele: “…marketing é uma função crítica para o crescimento de uma empresa. A equipe de marketing precisa ativamente estar tão envolvida em recrutar um fluxo constante de potencias funcionários como em atrair potenciais consumidores.” O livro inclusive mostrava um outdoor feito pelo google com uma pergunta de lógica que ao final se respondida corretamente levava a uma área de recrutamento.

Como esse aprendizado nos tocou profundamente, fizemos uma página de recrutamento bastante detalhada, onde aplicamos o segundo aprendizado do livro: ter uma personalidade empresarial bem específica ao invés de simplesmente contratar por um bom ambiente de trabalho ou uma carreira promissora. O autor fala que precisamos descrever de forma clara a nossa personalidade e o que nos faz único. No nosso caso enfatizamos o nosso grande sonho que é ver o Brasil ser o PIB número 1 do mundo.

kindle photo - recrutamos talentos pelo instagram

Recrutamos talentos pelo instagram graças aos livros que lemos no Kindle

Frases de Warren Buffett

A segundo momento mais importante foi quando lembramos da frase de Warren Buffett que diz o seguinte : “Seja corajoso quando os outros estiverem com medo e tenha medo quando os outros forem corajosos.”

Sim, é preciso ter coragem para, em um pais recessivo onde as demissões passaram de 600mil em 2016, contratar pessoas. Todavia, se todos estão demitindo, essa e a hora certa para contratar. Esperar o mercado aquecer para voltar a contratar quando todos estiveram também estiverem contratando é algo que resolvemos evitar.

Como a ousadia sempre foi uma marca da nossa gestão, achamos que essa seria a hora ideal para ousar e partir para contratações de forma mais agressiva. Como nós já anunciávamos no Facebook e no Instagram há mais de um ano, porque não tentar ao invés de anunciar produtos, anunciar vagas nesses mesmas redes?

“Seja corajoso quando os outros estiverem com medo e tenha medo quando os outros forem corajosos” - Warren Buffet

 

Porque o Instagram ?

kindle photoA resposta é simples: o Instagram é por excelência a rede social do lifestyle. O estilo de vida se nota imediatamente nas imagens que as pessoas compartilham: as viagens que fazem, das comidas e receitas incríveis, dos pets dos amantes de animais, isso sem contar as fotos do after workout dos adeptos do estilo fitness. Tudo documentado em fotos bonitas com a identidade do dono do perfil.

Então abusando da ousadia e criatividade que são dois dos nossos valores, focamos no Instagram como nossa nova ferramenta de busca por talentos.

Acreditamos que a lógica da contratação precisa mudar nesse sentido. Ao invés de preencher um cargo, nós simplesmente buscamos pessoas talentosas que queiram investir a vida no nosso sonho de tornar o PIB do Brasil número 1 do mundo. Isso vai muito mais além de apenas buscar pessoas qualificadas academicamente para preencher tal cargo. Ao encontrar uma pessoa talentosa, e com essas ambições, nós procuramos uma vaga que se encaixe com as habilidades e características dessa pessoa ( jeito de ser, experiências passadas, o mapa astral). Diferentemente dos processos seletivos comuns, o diploma para nós não é substancial e fica em segundo plano.

Esta tática é muito mais natural. Pensando no convívio social: quando você é apresentado a uma pessoa, a principio você não sabe qual lugar essa pessoa vai ocupar na sua vida, se vai ser sua amiga, esposa, sócia ou inimiga. A partir do momento que você conhece a pessoa pela primeira vez, o processo de conhecer e identificar as afinidades ou incompatibilidades é o passo número dois para tomar qualquer tipo de decisão mesmo que intuitivamente.

 

Recrutamos talentos por uma página bem especificada

Neste momento a transparência é essencial. É nesta página que o possível candidato irá criar as primeiras impressões da empresa e deixar bem claro o que se quer, como a área de interesse ou características pessoais requeridas, é necessário. Além disso, é bom destacar o que a empresa oferece.

A Palmetal por ser uma empresa totalmente diferenciada, presamos pela liberdade de ação e damos muita importância ao crescimento pessoal dos nossos funcionários. Queremos pessoas engajadas em mudar a sociedade de forma positiva, e em contrapartida pessoas que tem como motivação número um ganhar dinheiro não fazem parte do nosso alvo. A motivação número um deve ser a vontade de vencer desafios, e a remuneração deve ser considerada como consequência da disciplina das atividades diárias.

É muito importante contratar somente as pessoas que mostraram identificação com a empresa. Por exemplo a pessoa que diz: “Eu quero esta vaga porque estou precisando de um emprego”, não nos interessa. Mas a pessoa que diz: “Eu quero trabalhar na Palmetal pelo ideal envolvido e vou contribuir para o crescimento da empresa”, essa sim desperta nossa atenção. Nota-se que estes dois tipos de resposta se diferem completamente, a primeira é totalmente focada na própria pessoa, é o ego que está presente, a segunda resposta é focada na empresa, essa pessoa primeiramente quer ver a empresa crescer e por consequência colher os frutos posteriormente.

Podemos destacar aqui as características mais marcantes das pessoas que deram certo na Palmetal: pessoas consideradas “desajustadas” aos padrões, pessoas estudiosas, disciplinadas e que amem o nosso jeito de ser.

 

O Anúncio

 

anuncio palmetal recrutamento instagam

Anúncio de engenharia no Instagram

Queríamos evitar o anúncio pasteurizado. Aqueles anúncios onde um grupo de jovens de braços cruzados com um sorriso técnico e um capacete colorido estava fora de questão. O nosso objetivo era fazer algo muito diferenciado onde o candidato quando o visse pela primeira vez, ou nos amasse ou nos descartasse. Desta maneira, despertamos apenas as pessoas que se identificaram com nosso jeito de ser, pessoas que de verdade tem o instinto de crescer, quebrar paradigmas, que gostam de desafios, que são preocupadas com sua imagem pessoal, e que querem deixar um legado na terra.

 

 

 

 

Uma semana

Após contratar as pessoas é muito importante o teste da primeira semana. A pessoa certa em uma semana (ou até menos) já mostra algo que nos impressiona. Pode ser uma pergunta, uma sugestão, ou apenas vibrar com algo que ela tenha visto na empresa. Em geral são proativas e naturalmente se mostram entregues e envolvidas com os nossos valores.

Outra atitude que vimos que é muito importante é criar as maiores expectativas sobre essa nova contratação e espalhá-las na equipe. Tomando como base experiências anteriores, uma semana é a data limite. Se a pessoa teve um desempenho aquém dessas expectativas criadas durante esse período de testes é muito importante que ela seja desligada da equipe antes que laços sejam criados. De forma alguma queremos dizer que essa pessoa não será bem sucedida, apenas ela possui um perfil diferente do nosso, é uma questão de encaixe.

 

Veja resumidamente neste infográfico qual foi o caminho que percorremos até ter o Instagram como ferramenta de recrutamento:

infografico Pametal Instagram recrutamento

Infográfico: como chegamos até o Instagram

 

Agora que você já viu com nos recrutamos talentos pelo Instagram visite a nossa página de “Trabalhe Conosco” por esse link.

 

Cristiane Mesquita
[email protected]
2 Comments
  • Ricardo Dutra
    Posted at 14:44h, 28 outubro

    Cristiane, muito bacana, muito atual e tenho certeza que a própria atitude de compartilhar denota verdade no falar e fazer! Parabéns!

  • Maria fernanda Vilela pereira de Souza
    Posted at 00:47h, 18 junho

    Disponível a qualquer ora sou atual tenho certeza que vocês não ia se arrepender.

Post A Comment