Depois do Solidworks Palmetal adquire o Modo 3D 801

Na Alezzia | Palmetal o projeto de produto sempre foi uma prioridade, principalmente depois de 2007 quando começamos a investir consistentemente no desenho industrial. E com esse investimento os desafios aparecem. Um dos maiores desafios é fazer projetos confiáveis e em acordo com a realidade dos nossos equipamentos.

Esse primeiro desafio foi concluido com a aquisição do excelente soft Solidworks 2014 Premium.

O desafio seguinte foi como tornar os lindos projetos feitos pelo Solidworks uma imagem atraente ao público. Queriamos poder criar uma imagem realista o suficiente para impressionar os nossos clientes de forma que não fosse facilmente perceptivel se aquilo era realmente uma imagem 3D ou uma foto do mundo real.

O Solidworks já vem com um motor de renderização, mas, este é bastante limitado. Sua intenção é quase como ser um bom quebra galho para que as próprias pessoas técnicas tenham uma noção melhor do que será o equipamento projetado. E nesse sentido é uma grande mão na roda, afinal, o Solidworks é um soft de mecânica e não um soft de animação, fotorealismo etc.

Testes com o KeyShot

relogio em inox sendo renderizado no KeyShot

No inicio de 2013 começamos as nossas pesquisas… Os primeiros testes foram com o KeyShot que é um soft muito bom e entrega resultados bastante aceitáveis em um tempo mínimo. Qualquer pessoa com zero noção de render consegue em 03 horas de treinamento chegar a imagens muito bonitas mesmo. A questão é que a velocidade tem um preço, e nós queriamos ter mais controle e mais qualidade em cenas de interiores, onde você simula um cômodo de uma casa, e o KeyShot estava nos limitando bastante nesse sentido.

 

Testes com o Maxwell Render

Cafeteira Vermelha e Preta sendo renderizada no Maxwell Render

Na sequencia descobrimos o Maxwell Render. Foi como passar de um Gol para um Jetta. O Maxwell tem todos os controles e cria imagens que são de uma beleza insana. E novamente veio o preço da beleza insana. A curva de aprendizado é bem maior que o KeyShot, mas, até ai tudo bem, a grande questão é o tempo de renderização. Nos nossos testes algo em torno de 30 horas de trabalho do computador é o tempo necessário para atingirmos o ponto ideal. Outros artistas como esse aqui  falam em 60 horas de render. Haja paciência.

Uma outra questão foi muito decisiva no descarte do Maxwell ao menos temporariamente: a comunidade no Brasil que usa o Maxwell é muito restrita, então contratar alguém que já tenha conhecimento no assunto é um tanto quanto complexo.

Testes com o 3DS Max


Chaveiro Dourado Feito no 3DS Max sobre uma mesa preta

Havia também o onipresente 3DS MAX que possui uma base de usuários, tutoriais e produtos quase infinita, teoricamente seria uma ótima escolha, só que ao testar o programa achamos ele poluido, tipo uma colcha de retalhos, muito pesado e instável, foi algo do tipo : o santo não bateu. Então esse também foi descartado apesar de todos os lindíssimos projetos que ele tem no curriculum.

A escolha do Modo 3DCarro Plataforma Palmetal em inox com cestas de peras

 

Na sequencia conhecemos o modo 3D que para nós foi o melhor custo x benefício de todos. Ao ver a galeria, apresentação e interface do modo foi como se tivessemos achado o amor da nossa vida, a intuição na hora disse que aqui estava o caminho. Essas foram as vantagens que vimos nesse produto para que ele se tornasse o nosso carro chefe:

  1. Inteface limpa e amigável
  2. Programa leve e rápido
  3. Qualidade de imagens muito boas em um tempo aceitável de renderização
  4. Muitos recursos de criação
  5. Comunidade razoavelmente grande no Brasil e crescente
  6. Vários tutoriais na internet
  7. Preço acessível
  8. Abre nativamente os arquivos Solidworks

Com esse upgrade no nosso arsenal estamos aptos a manter nossa liderança em inovação no nosso segmento de móveis em aço inox, entregando para nossos clientes resultados cada vez mais atraentes com um nivel de acabamento e garantia muito superior ao mercado.

Banqueta inox com madeira no bar moderno Alezzia MM1

Banqueta Alezzia | Modelo MM1

É preciso ressaltar um ponto importante, a curva de aprendizado é até um pouco mais longa que o do Maxwell render, uma vez que existem muitos controles que fazem a luz pegar atalhos para que você obtenha uma imagem linda em um tempo aceitável, por isso que além de comprar o soft é importante ter bastante foco nos estutos. No nosso caso aqui na Palmetal foram praticamente uns 06 meses de estudos até chegarmos ao nível que nós resultado que nós queríamos desde o início, e ainda sim, há muito a melhorar ainda.

Espero que tenhamos com essa conversa tenha sido possível passar um pouco da nossa experiência e processo decisório para algo tão importante como ao apresentação dos produtos. Sinta-se a vontade para conversar conosco.

 

Alexandre do Nascimento
[email protected]

Palmetal é a empresa fabricante dos móveis em aço inoxidável Alezzia. A empresa foi fundada em 1990 e é a primeira a vender esse tipo de produto diretamente ao consumidor.

No Comments

Post A Comment