planta em uma garrafa plástica reutilização

Como o aço inox está inserido na Economia Circular

A economia circular é a transição do modelo linear de produção de bens e serviços, para um modelo circular.
O modelo linear não causa grande impacto quando aplicado em escala reduzida. Todavia, na proporção que chegamos, os efeitos colaterais nocivos são facilmente identificados: poluição, desmatamento, empobrecimento dos solos férteis, esgotamento dos recursos naturais finitos, redução da biodiversidade, alterações globais no clima, entre outros.

Segundo a fundação Ellen MacArthur, o conceito de economia circular constitui uma resposta ao desejo de um crescimento sustentável no contexto da pressão crescente que a produção e o consumo exercem sobre o ambiente e os recursos mundiais. Até à data, a economia tem funcionado sobretudo com base num modelo linear de produção e eliminação, segundo o qual todos os produtos alcançarão inevitavelmente o seu fim de vida útil.

 

Dentre os princípios da economia circular estão:

  1. Preservar e aprimorar o capital natural controlando estoques finitos e equilibrando os fluxos de recursos renováveis.
  2. Otimizar o rendimento de recursos fazendo circular produtos, componentes e materiais no mais alto nível de utilidade o tempo todo, tanto no ciclo técnico quanto no biológico.
  3. Estimular a efetividade do sistema revelando e excluindo as externalidades negativas desde o princípio.
  4. Resíduo = alimento: transformação dos resíduos em insumos para a produção de novos produtos. Esse é o conceito Cradle to Cradle (do Berço ao Berço), que defende que a inovação é o caminho para transformar os resíduos de uma cadeia produtiva em componentes e materiais para outra.
  5. A diversidade é uma força: em um mundo em rápida evolução, deve-se dar prioridade a versatilidade e adaptação. Sistemas com várias conexões são mais resistentes a choques externos do que sistemas baseados apenas em alto rendimento.

 

Reduzir, reciclar e reutilizar

A mudança para uma economia circular exige o envolvimento e o empenho de diversos grupos distintos. A função do governo consiste em proporcionar condições de enquadramento, previsibilidade e confiança às empresas, reforçar o papel dos consumidores e definir o modo como os cidadãos podem assegurar os benefícios das mudanças em curso. As atividades econômicas podem redefinir cadeias de fornecimento integrais, visando a eficiência e circularidade dos recursos. A Economia Circular pode assim criar novos mercados que respondam às mudanças nos padrões de consumo que se afastam do conceito de propriedade tradicional, evoluindo no sentido da utilização, reutilização e partilha de produtos.


 

E o aço, onde entra nesta história?

Com esta definição, o aço se encaixa nesse novo conceito econômico, favorecendo a ruptura da economia linear, em favor de uma mais circular, baseada em reduzir, reutilizar e reciclar, ou seja, o aço é sinônimo de circularidade, pois pode ser reciclado infinitas vezes sem perder as suas propriedades. Aqui você vai ver um infográfico sobre o aço inox e sua sustentabilidade.
Ao longo do processo produtivo da indústria brasileira do aço, cerca de 20 milhões de toneladas de coprodutos e resíduos são gerados por ano, mas em 2014 e 2015 o setor conseguiu reaproveitar, respectivamente, 87% e 88% deste material em sua própria produção.
Atualmente no Brasil, aproximadamente 30% de todo o aço produzido é proveniente de reciclagem. Qualquer que seja a origem da sucata, o ciclo de reciclagem do aço produz aços novos que podem ser utilizados em qualquer mercado, como o de móveis.

“A economia circular é uma forma de inovar”

A Palmetal tem como seus principais valores: disciplina, lealdade, criatividade, equilíbrio e ousadia. Tendo um material totalmente reciclável como nossa principal matéria-prima, acreditamos que inovar e agregar valor aos nossos produtos é uma forma de contribuir para uma economia mais circular. Além disso, em nossos produtos  nós utilizamos apenas madeiras com selo verde.Veja aqui o vídeo do ciclo de vida de um móvel em aço inox.

Competência em recursos humanos

Design e funcionalidade

O aço inox

Cadeia de valor

Cristiane Mesquita
[email protected]
No Comments

Post A Comment