polido ou escovado decoração mesa palmetal

Aço inox na decoração: usar o polido ou escovado?

O aço inox é um material nobre que nos últimos tempos vem ganhado muito prestígio. Na decoração esse material pode ser utilizado de diversas formas, tanto em interiores quanto exteriores. Seu forte sem dúvida está relacionado a sua fácil manutenção, alta resistência e sustentabilidade.

Mas vamos pensar na seguinte situação: você está decidida(o) em comprar algum item em aço inox para compor com elegância algum cômodo ou cantinho especial da sua casa, seja seu quarto, banheiro, ou aquela mesa que falta na sua sala de jantar. Mas na hora da compra você se depara com a seguinte questão: polido ou escovado?

É neste momento que você se pergunta: será que essa diferença é importante? Ser polido ou escovado influencia na qualidade do produto ou apenas na estética? No meu quarto por exemplo, será que um móvel em aço inox escovado ficaria mais adequado?

E sim há diferenças!

O acabamento: variação na rugosidade

O fato de o aço inox ser polido ou escovado está relacionado principalmente com o tipo de processamento que o aço inox passa durante a última etapa de produção: o acabamento. O polimento ou escovamento são tipos de acabamentos que são provindos da mesmo equipamento, e está basicamente associado a rugosidade , ou seja com o tamanho dos riscos que o equipamento provoca no material. No material escovado os riscos são relativamente grandes e visíveis a olho nu, no material polido os riscos são microscópicos e temos a impressão de uma superfície perfeitamente lisa e brilhante. O processo de polimento requer mais tempo, pois é necessário passar o equipamento várias vezes no material afim de retirar qualquer tipo de imperfeição em sua superfície.

Há outras diferenças importantes a serem consideradas. O aço inox polido é mais caro e esse brilho característico pode se perder. Com o tempo e o uso frequente, podem ocorrer certas ranhuras no material polido que podem mudar completamente sua aparência , tornando-o superficialmente desgastado.  Em contrapartida, o escovado por já conter essas ranhuras naturalmente, ele não se desgasta tão facilmente, permanecendo com a aparência de novo por mais tempo.

O aço inox polido leva mais tempo para ser acabado o que faz com que ele se torne mais caro que o aço inox escovado. Porém, a limpeza de ambos os tipos é bastante parecida. O escovado por conter mais rugosidade pode parecer que é mais difícil de limpar, mas é engano. As ranhuras do escovado são bem mais finas que um fio de cabelo (chegando a ser 50x mais finas), não apresentando diferença quando comparando com o processo de limpeza do aço inox polido.

Veja aqui mais detalhes sobre o processo de polimento ou escovamento do aço inox.

Afinal, decorar com aço inox polido ou escovado?

Na decoração a diferença está basicamente no tipo de efeito que se deseja.O aço inox escovado gera uma aparência muito diferenciada, apresentando brilho opaco, e pouca refletividade. O brilho ás vezes pode ser algo indesejável dependendo do lugar. Por exemplo, um móvel em aço inox polido quando recebe a luz do sol pode ter um efeito muito brilhante, o que em ambientes onde se deseja simplicidade e um estilo rústico pode não ser uma boa opção. Em contrapartida, o brilho que o aço inox polido oferece pode ser um algo a mais. Esse brilho pode um excelente aliado da decoração contemporânea.

Escolha o polido se:

  1. Somente se este tipo de acabamento combinar com outros móveis ou decoração da sua casa.
  2. Somente se este tipo de acabamento for de sua preferência, ou seja, se você não gosta do efeito do aço inox escovado.
  3. No mercado só oferecer esse tipo de acabamento, ou seja, se não existir o acabamento escovado do produto que você deseja. Muitas matérias-primas já vem polidas dos fornecedores, e quando passam pela indústria de tranformação, não são submetidas a processamentos de acabamento na superfície, e por isso seguem sendo móveis em aço inox polido. Isso acontece muito com os pés de cadeiras.

 

Escolha o escovado se você:

  1. Quiser um acabamento mais discreto, e sofisticado.
  2.  Quiser um produto neutro, e que combine mais facilmente com outros tipos de materiais como a madeira.
  3.  Quiser um produto mais sustentável, pois o processo de escovamento requer menos gasto de energia.
  4.  Quiser um produto com custo benefício superior quando comparado com um produto em aço inox polido, já o que aço inox polido é mais caro.

 

O uso do aço inox polido ou escovado não está limitado apenas ao ambiente da cozinha, podemos utilizá-lo para acrescentar um toque de modernidade em vários cômodos da casa.

 

polido-ou-escovado-decoracao-pia-palmetal

 

Por apresentar excelentes condições higiênicas, o aço inox também torna-se um material ideal para ser aplicado no banheiro, devido a resistência a umidade. Para realizar a manutenção e limpeza é necessário somente água, detergente neutro e um pano macio, evitando usar produtos e esponjas abrasivas. O projeto do banheiro acima combinou cuba e dispenser de sabonete em aço inox escovado. Para complementar a ambientação da decoração, a escolha de espelho nas portas do armário concedeu mais magnitude ao ambiente, combinando com o clima sofisticado oferecido pelo aço inox.

 

decoração banheiro aço inox polido ou escovado

 

O aço inox é um material 100% reciclavél, ou seja pode ser reutilizado infinitas vezes, não perdendo suas propriedades. O projeto acima criou um combinação interessante e sofisticada estabelecendo um diálogo entre os móveis em aço inox, como a mesa de centro, os dois puffs e o armário. O aspecto mais frio do aço inox é amenizado e harmonizado com o revestimento de madeira presente na mesa de centro e no armário, oferecendo um clima aconchegante e sofisticado. Em todos os móveis deste ambiente, o acabamento utilizado é o escovado.

 

polido ou escovado sala de jantar palmetal decoração

 

A sala de jantar acima conta com uma mesa em aço inox escovado que contrasta com os pés das cadeiras que são em aço inox polido.

 

 

Quer saber mais sobre como conservar seu móvel em aço inox? Clique aqui.

 

 

 

 

Cristiane Mesquita
[email protected]
2 Comments
  • Roberta Angelo
    Posted at 12:58h, 19 agosto

    Parabéns, o blog ajuda muito para tomar decisão qual material comprar!

  • Palmetal
    Posted at 22:57h, 20 agosto

    Agradecemos. Ficamos felizes em ser úteis.

Post A Comment